Filmes Comentários

sábado, 20 de agosto de 2011

Viajar é ser humilde. No bom sentido...

Parado em frente ao Monte Ibituruna atrás de uma estradinha pra chegar lá em cima. Conversa de uma hora com um local e muitas dicas... e a conclusão que é um esparro ir de carro (a não ser um 4x4...)


tonY paCheco

* compartilho com os internautas libertários o que escrevi para minha amiga turismóloga Eliane Curvello.

Eliane, quero dar o meu testemunho de como o que Você diz é verdadeiro (sobre que viajar é rasgar-se por dentro...): todos os anos, há 25 anos, me permito pegar um carro e sair pelas estradas brasileiras. Em média, rodo 4 mil quilômetros por viagem, o equivalente a atravessar toda a Europa. E é verdade: viajar é um exercício de humildade incrível. Você é obrigado, por instinto de sobrevivência, a deixar a sua arrogância de lado. Você está em território inexplorado. A cada vez que viajo pelas estradas sinto que preciso ser mais gentil, mais cordial, mais amigo, mais interessado, para poder conseguir um mínimo: um copo de iogurte gelado e um copo de leite quente sem açúcar de manhã. A todo momento, como Você diz, eu preciso ser humilde e gentil ao perguntar o caminho para onde quero ir e também para garimpar caminhos de lugares para onde não queria ir, mas que meu interlocutor, que eu nunca tinha visto antes, SABE que é fantástico, novo, maravilhoso.
Viajar, é, realmente, uma terapia da redução à nossa insignificância neste mundo e nos permite INTERAGIR com o outro de uma posição que nos engrandece como ser humano. Pois até Obama, se chegar numa cidade do interior do Ceará, não conseguirá um pedaço de aipim cozido pra comer de manhã se não tiver a humildade de tratar o outro como um ser útil e necessário.
Parabéns, Eliane, por suas idéias maravilhosas!

2 comentários:

  1. E aí senhor psicanalista. viajar n seria uma fuga da realidade?

    ResponderExcluir
  2. vuajar e o maximooooooooooo...........

    ResponderExcluir