Filmes Comentários

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DESCONFIE DE TUDO QUE A MÍDIA LHE DIZ. TUDO!


JORNAL COMENTADO 156
6:54 – 11.09.2013 – Quarta-feira

Tony PaCheCo*

A DIFERENÇA ENTRE JORNALISMO E ASSESSORIA DE IMPRENSA

“Dilma sorridente com faixa presidencial”
(“Jornal da Band”, 19h20min, TV Bandeirantes)
O assunto é espionagem da Petrobras e da vida da presidente. Mas a foto é sorridente. De campanha. Huuuummmmm!!!!
Ricardo Boechat é um ícone e um farol para todos nós jornalistas que amamos nossa profissão. É um dos poucos de nós que consegue (conseguia?) ser empregado numa grande empresa de comunicação e, ao mesmo tempo, expressar suas opiniões que coincidem com a opinião dos telespectadores, mas nem sempre com a dos governantes poderosos e dos donos da empresa. Pois isso parece que está mudando depois do imbróglio envolvendo Boechat e a Polícia de São Paulo, acusada por ele de estar tumultuando o trânsito em vez de cuidar de assuntos mais sérios. De repente, ontem, assistindo o “Jornal da Band” vi um Boechat taciturno, sem dar opiniões e quando foi falar sobre o noticiário da “espionagem contra Dilma e a Petrobras”, ao fundo vi uma foto da presidente da República sorridente com a faixa presidencial.
Mesmo que eu sofresse das faculdades mentais, estaria óbvio que ali há tudo, menos jornalismo. Por que uma foto sorridente da presidente se o assunto é seriíssimo: espionagem de uma potência estrangeira contra a primeira mandatária do Brasil e contra  a maior empresa do País?
Pare um minuto e raciocine... Aquilo é foto de campanha eleitoral. Ponto.
Nestes muitos anos de jornalismo aprendi que nossa profissão está, realmente, em decadência no mundo todo, principalmente porque a Internet transformou todo mundo em jornalista: qualquer um produz conteúdo e coloca para que o planeta (e não mais apenas o universo restrito dos leitores de um jornal em papel) veja e comente, o que no período anterior era impossível. O caminho foi o jornalista ir para a assessoria de imprensa, isto é, ajudar com seus conhecimentos técnicos a fazer ou preservar a imagem de políticos, artistas, empresas, organizações diversas etc. O que ninguém esperava, contudo, é que as próprias empresas jornalísticas se tornassem, também elas, assessoras de imprensa. E, hoje, vemos  noticiário sobre tudo claramente manipulado, o que significa que tem gente recebendo para elogiar e este dinheiro nem passa mais pelas mãos dos jornalistas e das assessorias de imprensa. Está indo diretamente para o andar de cima.

E O PÚBLICO, O QUE FARÁ?

Hoje, para se ter um mínimo de informação verdadeira, é necessário ficar 100% do tempo com OLHAR CRÍTICO para tudo que aparece em todos os meios de comunicação: TV, rádio, jornal, revista, blog ou site. Não aceite uma foto sorridente num assunto que é sério. Desconfie. Procure outra fonte de informação para checar.
A mídia não é mais comprometida apenas com a verdade. Hoje em dia ela tem muitos e muitos interesses que não ficam claros para o público. Portanto, DESCONFIE SEMPRE. De tudo.

“Médicos que ganham do SUS sem trabalhar”
(“Jornal Nacional”, Rede Globo, ontem)

Outro exemplo de que há algo de podre no Reino da Dinamarca, parodiando meu colega Shakespeare hehhehehe. De repente, não mais que de repente, a Globo notou que os médicos tratam mal seus pacientes. Também notou que eles forjam expediente no SUS para receber sem trabalhar. E isso, no mesmo momento em que o Governo Federal do PT resolve trazer médicos de Cuba para trabalhar nas periferias do nosso Brasilzão batendo de frente com os médicos brasileiros.
Ora, até os cegos sabem que a Medicina no Brasil se transformou em escada para ascensão social e, por isso mesmo, ficou tão elitizada que os profissionais querem ficar ricos rapidamente e não têm mais nenhum comprometimento com seu juramento feito na formatura (aliás, já era para terem abolido aquilo, pois se tornou uma esquizofrenia, fazem exatamente o contrário do que juram que irão fazer...).
Então, se pergunte o quê que a Rede Globo quer batendo bumbo contra os médicos?
Sim, porque se é para denunciar, continuem gongando os médicos, e passem também pelos advogados, que tratam os clientes como lixo, se não forem milionários, pois hoje eles preferem justamente os clientes que são criminosos notórios, como traficantes, políticos corruptos, empresários de vida fácil, pois é onde está a grana para quem consegue burlar as leis, “flexionando-as” para obter vantagens.
E também os jornalistas e empresas jornalísticas, que vendem versões da notícia em vez de apresentarem notícias. Também tem que se pesquisar e denunciar a MÍDIA AMESTRADA.
E juízes, que vendem liminares flagrantemente agressivas aos interesses da população, tudo porque os poderosos hoje podem comprar liminares e até vereditos finais em vários tribunais, como está investigando com seriedade o Conselho Nacional de Justiça. Este, sim, merece aplausos e confiança e apoio.
E engenheiros que derrubam pontes (ou quase, como o viadutozinho da Arena Fonte Nova, que quase cai antes de ser inaugurado), que abrem buracões em obras do metrô que matam gente (como em São Paulo), que se prestam a um papelão ridículo como este do buracão na BR-324, enfim, gente que lida com ciência exata e que, no entanto, comete erros como quem nem sabe tabuada.
Então, se é para investigar profissionais que não honram seus currículos, que se adote uma linha de investigação jornalística que contemple TODAS AS PROFISSÕES. Por que só os médicos? Por que agora?

“Bell pede a bandana e deixa o Chiclete”
(jornal “Correio”)

Na primeira página do maior jornal da Bahia, a promessa na manchete de que o especialista vai “revelar” todas as “disputas empresariais e familiares que levaram cantor a trocar banda de axé por carreira-solo”.
Aí o assinante e o leitor avulso vão, ávidos, até a reportagem que ocupou quatro páginas.
E vem o ANTICLÍMAX! Você lê, lê, lê (e iô iô iô iô iô), e ao final você não vê NENHUMA REVELAÇÃO. Quatro páginas de elogios, histórias de um mundo alegre, e mais elogios e outros elogios. ANTIJORNALISMO NA VEIA.
As VERDADEIRAS RAZÕES do rompimento passaram a quilômetros de distância da reportagem.
É sobre isso que falamos hoje, neste post do blog: DESCONFIE DE TUDO QUE VOCÊ VÊ EM TV, OUVE EM RÁDIO, LÊ EM JORNAIS, REVISTAS, BLOGS E SITES.
O jornalismo mudou de cara na época da Internet. Não seja preguiçoso. Abra seu computador e pesquise. Você notará que há um MUNDO REAL que passa bem longe das fontes tradicionais da mídia.

"Ou  não", como diria Caetano Veloso: fique aí, cansado, deitado no sofá, "com a boca cheia de dentes" (Raul) e aceitando que deve fazer um RECADASTRAMENTO DO IPTU que, ao fim, vai lhe cobrar um aluguel para você ter casa própria e se você não se recadastrar, pagará uma multa. 
Como diria minha avó, chapéu de burro é marreta!

* TOny paCheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA e também estudou Psicanálise e Economia. E pede que também não acreditem nele. Pesquisem e formem SUA opinião. 

2 comentários:

  1. Caro Tony, as análises são perfeitas!!! Porém a realidade não nos disponibiliza "uma luz no fim do túnel". A população carece também dessa visão crítica, aí a coisa fica muito feita... É triste!

    ResponderExcluir
  2. Só de multa este prefeito vai ficar multimilionário. Bem fwito pra vcs da direita que elegeram este miniprefeito.

    ResponderExcluir