Filmes Comentários

terça-feira, 3 de setembro de 2013

CINEMA DE GRAÇA NA SEMANA LGBT E, DILMA, ENFRENTE OBAMA COM POMBO-CORREIO!

JORNAL COMENTADO 153
6:47 – 03.09.2013 – Terça-feira

tony PACHECO*


Letícia Spiller (linda que dói nos óio!) é uma das estrelas do festival de filmes LGBT

Tenho o prazer inenarrável de reproduzir aqui no blog a programação cinematográfica GRATUITA para o público, que meus amigos Luiz Mott e Marcelo Cerqueira (líderes do Grupo Gay da Bahia, o “orgulho da Bahia”, nas palavras de Caetano Veloso) mandaram para divulgação.
Você não precisa ser viado nem lésbica pra ir assistir. BASTA SER UM SER HUMANO, como viados e lésbicas TAMBÉM SÃO, pois é bom sempre lembrar: um homem que tem afeto por outro homem, pode ser seu avô, seu pai, seu irmão, seu tio, seu filho, seu primo, seu vizinho etc. etc. Uma mulher que ama outra mulher, pode ser sua avó, sua mãe, sua tia, sua irmã, sua filha e por aí vai. Pare com este negócio de pensar que o ser humano que é um pouquinho diferente de você vira BICHO. Não vira não! Trabalha como você, ama como você, odeia o governo explorador e incompetente como você odeia, chora como você e ri como você, porque não dá pra aguentar este mundo PERSEGUINDO OS OUTROS SERES HUMANOS. É mais fácil amar, porque o sujeito que você chama de viado hoje, pode ser o médico que vai salvar a sua vida amanhã na emergência do Aliança ou no pronto-socorro público. Pense nisso antes de perseguir QUALQUER SER HUMANO, seja porque é preto, chinês, puta, viado, baixo, alto, gordo, magro titela, loiro ou moreno. Pense que quando ele olha pra você ele também nota algumas coisas que não gosta e, no entanto, não fica lhe dando um fitifiu! na rua.
Então, vamos ao cinema (“de grátis” é mais gostoso hehehhehehe) e levemos a vida com leveza. Sejamos como os governos, que nos exploram todos os dias, sem perguntar se somos uma coisa ou outra. 

PROGRAMAÇÃO

Salvador recebe a Mostra de Filmes do Mix Brasil nos próximos dias 6 e 7 de setembro, sexta e sábado, na Biblioteca Central dos Barris. Entrada grátis! Das 18 às 21 h. Faça sua seleção, compartilhe e convide as amigas, os amigos, é imperdível. Os melhores filmes LGBT do mundo!
Pelo segundo ano consecutivo o Grupo Gay da Bahia traz a Salvador, por ocasião da II Semana da Diversidade e da 12ª Parada Gay da Bahia a Mostra de Filmes do Festival Mix Brasil. A Mostra tem curtas, médias, longas metragens e documentários que geralmente não fazem parte do circuito comercial dos cinemas no Brasil. Uma oportunidade única para conhecer os trabalhos dos cineastas brasileiros que não são mostrados ao grande público.
Destaque especial na programação para o longa “Tudo que Deus Criou”, um filme de André da Costa Pinto Brasil, rodado na Paraíba e que tem a atriz Letícia Spiller no papel principal. O filme traz uma reflexão e retrata o universo da prostituição e das drogas.

Local da Mostra: Sala Walter da Silveira, Rua General Labatut, s/n – Barris ( Biblioteca Pública)
Horário: 18 às 21 h.
Curadoria de: Maurício Tavares, professor de Comunicação e da Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Organizador da mostra de vídeos e filmes LGBT na Faculdade de Comunicação (Facom-UFBA). Secretariando tudo: Gesner Braga.

6 DE SETEMBRO/SEXTA-FEIRA

18 h: “Tudo Que Deus Criou”. Direção: André da Costa Pinto Brasil. 2012. Duração: 105 min. Gênero: drama. Elenco: Guta Stresser, Letícia Spiller, Paulo Vespúcio, Maria Gladys, Claudio Jaborandi, Gal Cunha Lima, Flávio Guilherme e Paulo Phillipe. Sinopse:  baseado na história real de uma família paraibana. Tratando de assuntos como prostituição, sexualidade e drogas, “Tudo que Deus criou” traz um elenco mesclado entre atores nacionalmente conhecidos e atores paraibanos.
Na mesma programação, “O voo da beleza”, de Alexander Fleming. Filme sobre a deportação de travestis brasileiras que se prostituem na Europa.

19h40: Mostra Competitiva Brasil 1 – Curtas

“A Caroneira”. Direção: Otávio Chamorro e Tiago Vaz. Duração: 19 min. Brasil, DF, 2012. Elenco: Ana Lucia Ribeiro, André Deca, Cássia Gentile, Gleide Firmino, Jonathan Andrade, Lisbeth Rios e Marisa Castro. Sinopse: história de Eleolaine, uma mulher em busca de vingança que, durante a sua trajetória, conhece a equatoriana Wanderléia. A partir daí, a trama se desenrola, sempre com muito humor.

“Homem Completo”. Direção: Rui Calvo. Brasil, SP, 2012. Duração: 15 min. Elenco: Eduardo Gomes, Thiago Carreira, Ricardo Henrique, Germano Melo, Gilda Nomacce, Fernando Oliveira e Bruno Cordeiro. Sinopse: durante uma noite, Marcelo parte em uma busca obsessiva por um homem que satisfaça os seus desejos. Em sua vida, ele parece encontrar estímulo somente quando o assunto é sexo, sem contudo se sentir satisfeito. Ao longo de sua jornada noturna, Marcelo percebe que não sabe o que ele está procurando, revelando assim sua solidão. Antes que a noite acabe, Marcelo convida um amigo para dormir e se sentir menos sozinho.

“Quem Tem Medo de Cris Negão”. Direção: René Guerra. Brasil, SP, 2012. Duração: 25 min. Elenco: Phedra D. Córdoba, Divina Núbia, Thalia Bombinha, Greta Star e Roberta Gretchen. Sinopse: Cristiane Jordan, ou Cris Negão, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo, conhecida por seus métodos violentos. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até ser tragicamente assassinada. O filme propõe um mergulho no universo marginal das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.

“Uma, Duas Semanas”. Direção: Fernanda Teixeira. Brasil, RJ, 2012. Duração: 17 min. Elenco: Silvio Matos, Pedro Monteiro, Bruno Trento e Ronaldo Julio. Sinopse: o monótono cotidiano de um aposentado sofre abalos irreparáveis com a inesperada visita de seu filho. Quanto tempo ele pretende ficar? Ou há quanto tempo ele já está lá?

“Vestido de Laerte”. Direção: Pedro Marques. Brasil, SP, 2012. Duração: 13 min. Elenco: Laerte Coutinho, Phedra e Kiko Goifman. Sinopse: relembra o episódio em que o famoso cartunista foi proibido de usar o banheiro feminino de um restaurante. No filme, uma mistura entre ficção e histórias vividas pelo cartunista. Laerte vai a uma espécie de órgão do governo entregar uma série de documentos para ganhar o direito de frequentar banheiros femininos.

“A melhor idade”. Direção: Adriano Big. Brasil, BA, 2011 Duração: 5 min. Elenco: Nilson Mendes, Hamilton Lima e Maria Maranhão. Sinopse: mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem.

7 DE SETEMBRO/SÁBADO

18 h:  “Mia”. Direção: Javier Van de Couter. Argentina, 2011. Duração: 106 min. Gênero: drama. Elenco: Rodrigo De La Serna, Maite Lanata e Camila Sosa Villada. Sinopse: narra a história de Ale, uma travesti vivendo em uma pequena comunidade de gays e transexuais na favela de Buenos Aires. Eles são considerados párias da sociedade, sobrevivendo através da coleta e reciclagem de lixo nas ruas. A transexual estabelece relação maternal com uma menina órfã. Vencedor do Coelho de Prata de Melhor Longa de Ficção no 20º Mix Brasil.

19h30: Mostra Competitiva Brasil 2

“A Inevitável História de Letícia Diniz”. Direção: Marcelo Pedreira. Brasil, RJ, 2012. Duração: 19 min. Elenco: Michelle Batista, Leonardo Costa, Jane di Castro, Kika Farias e Renato Carrera. Sinopse: adaptação dos três primeiros capítulos do romance homônimo de Marcelo Pedreira, também diretor do filme. Conta a história de uma travesti belíssima, Letícia Diniz, indistinguível de uma mulher biológica. O filme mostra o início da trajetória da protagonista, começando pela sua infância traumática em Porto Velho, Rondônia, até à sua iniciação como prostituta nas ruas do Rio de Janeiro, anos depois.

“A Vida Plural de Layka”. Direção: Neco Tabosa. Brasil, PE, 2012. Duração: 15 min. Elenco: Patricia Fernandes, Sâmara Cipriano, Íris Campos, Iara Campos, Luciana Canti, e Júnior Aguiar. Sinopse: no Recife, a rotina de um funcionário metódico intercala-se com uma vida repleta de desventuras sexuais. Fica uma pergunta: aonde sua vida o leva quando você se perde nos detalhes?

“Chapô”. Direção: Eduardo Mattos. Brasil, SP, 2012. Duração: 23 min. Elenco: Rodolfo Valente, Gabriel Carmona, Gilda Nomacce, Lilian Blanc, Geraldo Rodrigues, Eduardo Cardoso, Gabriella Vergani, Alcina Andreo, René Guerra e Pedro Ramos. Sinopse: releitura urbana e contemporânea da clássica história de Chapeuzinho Vermelho dialoga com a diversidade sexual. No curta, um rapaz com o apelido de Chapô mora no centro paulistano, em frente ao Minhocão. Ele vive com a mãe, com quem tem uma péssima relação. Os desentendimentos em casa e a rebeldia da idade acabam levando-o à prostituição. As brigas aumentam e a situação se torna insustentável. É quando Chapô resolve dar um tempo na casa da avó. Ele compra uma torta de morango e vai para lá.

 “Tenso”. Direção: Dacio Pinheiro. Brasil, SP, 2012. Duração: 5 min. Elenco: Fabrício Ternes e Luciano Schwab. Sinopse: clipe do pianista Antonio Vaz Lemes interpretando a peça “Tenso”, do compositor Camargo Guarnieri, de 1972. Em um apartamento em obras, um pedreiro espera por uma visita misteriosa. O curta explora a relação entre a tensão musical e a tensão física.

“Filme para Poeta Cego”. Direção: Gustavo Vinagre. Brasil, SP, 2012. Duração: 25 min. Elenco: Glauco Mattoso e Akira Nichimura. Sinopse: documentário sobre o poeta Glauco Mattoso: cego, masoquista, podólatra (pessoa que ama pés) e gay. Mattoso colaborou uma época com o jornal “O Inimigo do Rei”. De maneira poética, assim como a obra de seu personagem, o filme revela a tênue linha entre alta literatura e vulgaridade.

“Indícios 2”. Direção: Dannon Lacerda. Brasil, RJ, 2012. Duração: 11 min. Elenco: Bruno Dubeux e Caetano O’Maihlan. Sinopse: a mudança para o Rio de Janeiro aproxima ainda mais os amigos Pedro e Guto, provocando descobertas e novos afetos, indícios de sentimentos em evolução que misturam presente e memória, realidade e sonho.

“Desvelo”. Direção: Clarissa Rebouças. Brasil, BA, 2012. Duração: 15 min. Elenco: Manu Santiago, Fernanda Beling e Fábio Ferreira. Sinopse: aborda a temática do amor como peça fundamental para qualquer relação e perpassa por questões de gênero e identidade sexual. O filme conta a história de Luzia que se apaixona por Léo, mas para viver esse amor precisa fugir da cidade em que mora e do ciúme de seu ex-namorado, Diogo.
           ..................................................................

“Planalto quer fechar empresas que cooperarem com espionagem”
(jornal “O Estado de S. Paulo”)

“PRESIDENTE ESPIONADA
“Dilma cita pré-sal como razão
para monitoramento americano”
(jornal “Folha de S. Paulo”)

“Dilma, use pombo-correio”
(esta manchete só dá aqui no blog...)

Vi no YouTube, tá meio desfocado, mas não parece Dilma com pombos?!

Conversando com professor Ricardo Líper sobre idéias para a presidente Dilma enfrentar o cerco de espionagem dos EUA e do seu presidente afro-islâmico-havaiano- descendente, Barack Obama, aprendi com o passado: SÓ O POMBO-CORREIO salvará o Planalto da espionagem. 
Tudo bem que assisto, como Dilma, a série “Game of Thrones” e sabemos que o inimigo pode ficar à espreita nos arbustos perto do castelo e ficar abatendo a flechadas os pombos impedindo que eles levem nossas mensagens. Contudo, eu pensei também: ora, Dilma manda agentes do SNI e da Polícia Federal para ficar nos arbustos atrás dos arbustos dos espiões americanos e pra cada pombo que os americanos abaterem, nossos intrépidos agentes matam um americano a tiros. 
Aí você vai dizer: QUE MALUQUICE É ESSA, SEU PORRA? Não é maluquice não. Minha assessora BigLôra vai lhe explicar: “Óli bem, seu minino! Os americano não reconhece espião no estrangeiro. O sujeito sai da sede da CIA, da NSA ou do que diabo seja e já tem em mente a ordem do chefe – se você for pego, você tá agindo por conta própria, é desertor, inimigo da América e por aí vai. Os EUA nunca reconhecem espionagem em país dos outro. Daí, podemos abater quantos espiões encontrarmos matando os nossos pombo”.
Entenderam a Big? Pois é, e eu entendi, de quebra uma outra coisa: quem estiver esperando no Planalto uma EXPLICAÇÃO OFICIAL de Washington, como o ministro Cardozo, da Justiça, está, ESPERE SENTADO e peça um suprimento de calabresa frita e cerveja americaníssima Budweiser bem gelada, pois vai demorar alguns anos... Oficialmente Washington não tem espião em lugar nenhum e não espiona ninguém. Ponto. Senão não seria espionagem, seria conversa de comadre no beco. Dãããããã!
Voltemos à vaca fria, oops!, ao pombo frio. A idéia do professor é genial. Pombos- correio não são monitoráveis, voam baixo, voam alto, vão variando a forma de voar e se não forem abatidos a tiros, chegam direitinho no destino. Assim, a presidente Dilma pode se comunicar com seus assessores sobre qualquer assunto (até sobre receita de bolo de cappuccino, uma delícia que só Maria Thereza faz tão bem) e a conversa será de dois: ela e seu assessor, sem Obama no meio. 

Post Scriptum: vâmo parar com este negócio de só culpar Obama. O primeiro-ministro Cameron, da Inglaterra, tem um sistema de espionagem na Internet muito mais volumoso que os EUA. E isso tem explicação: a Inglaterra foi quem inventou os Estados Unidos, portanto, se pariu um monstro, ela é uma “monstra” muito maior que o filhote. E, de mais a mais, o Reino Unido não tem mais um império para administrar como os EUA têm. Portanto, Cameron tem todo o tempo do mundo pra saber se dona Chica está fornicando com seu Zé enquanto seu Raimundo tá na roça. Entenderam?


Pois é, “presidenta”, mãos à obra: vamos à criação de pombos e chega deste negócio de Internet e telefone, isso é invenção do Diabo.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista DRT 966, formado pela UFBA, e por incrível que pareça, ainda estudou Psicanálise na SPOB e Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Um comentário:

  1. Meu amigo e colega de colégio no Patrus de Souza. Era bem humorado com a gente e é mais bdm humorado agora. Orgulho de ser seu amigo.

    ronaldocasali@yahoo.com.br

    ResponderExcluir