Filmes Comentários

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JORNAL COMENTADO 2



6:55 de 21.11.2012 – quarta-feira

“Particulares reajustam entre 9 e 13%”

Pela manchete de A Tarde a gente já vê que existe uma SIMPATIA do jornal pelas escolas particulares e pelo direito de elas extorquirem os pais à vontade. E por quê? Porque o jornal usa o verbo reajustar em vez de AUMENTAR, que é o que as escolas estão fazendo ao aplicarem um aumento muito superior ao dobro da inflação prevista pelo Governo Federal para o ano de 2013.
Correio e Tribuna preferiram nem dar destaque ao assunto, como se esta não fosse a preocupação principal dos pais na virada do ano, TODOS OS ANOS.
Mas, aqui vai uma reflexão filosófica: desde quando comecei minha carreira jornalística, nos tempos de Dom Pedro II (kkkkkk), que eu vejo a classe média reclamando dos aumentos das escolas particulares que, claro, depois dos governos FHC/PSDB e Lula/PT, se tornaram uma fábrica de fazer dinheiro.
Aí pergunto, ao estilo Sócrates: por que os classe média não lutam por uma ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE?
Estudei toda a minha vida, do pré-primário, que era chamado “Infantil” então, até me formar em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia, sem que meus falecidos pai e mãe tivessem que gastar um tostão em mensalidade. E a voz corrente em Juiz de Fora, onde estudei o Primeiro Grau, era de que o nível do Colégio Estadual Sebastião Patrus de Souza era MELHOR que os níveis dos dois melhores colégios particulares da cidade: Academia de Comércio e Colégio Granbery (este, de educadores britânicos). E era verdade: apenas com o que aprendi no Colégio Estadual fiz Vestibular para a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (o segundo vestibular mais concorrido, depois do de Medicina) e passei de primeira.
Depois, já aqui em Salvador, fiz vestibular para Jornalismo na UFBA (também só com os conhecimentos que obtive em escola pública) e passei de primeira.
Resumo da ópera: os pais de classe média deveriam deixar a ACOMODAÇÃO de lado e EXIGIR dos governos Federal, Estadual e Municipal que dessem aos seus filhos uma educação pública e gratuita DE QUALIDADE. Até porque, vamos falar a verdade: pagando aos governos 40% em IMPOSTOS de tudo que ganham, os brasileiros TÊM O DIREITO de exigir Educação, Saúde e Segurança. Não é favor das autoridades. É um dever dos poderosos que nadam no nosso dinheiro...


“Pernambués na mira”

Sacanagem dar o nome de Babalu a um meliante, afinal, no desenho o baixinho era um auxiliar de polícia mais inteligente que o grandão Pepe Legal

O jornal Correio resolveu dar destaque à operação das polícias Civil e Militar da Bahia para prender um tal de Babalu de Pernambués.
Ai, meus sais! Isso tem um gostinho de DÉJÀ VU ou não tem?
Já foi Peixe Frito da Avenida Peixe, na Liberdade, e tantos outros que nem vou elencar. Mas, sabemos que não adianta: o buraco é mais embaixo. O chamado “crime organizado”, no Brasil, assim como no resto do mundo, tem LIGAÇÕES PERIGOSAS do estilo Choderlos de Laclos. Se imitarmos os gatinhos fofinhos e formos puxando o fio deste novelo dos traficantes, ladrões de cargas e outros meliantes, corremos o risco de encontrar, lá no finzinho, muito policial, político com mandato, juiz e outras pessoas acima de qualquer suspeita.
Por isso, se é BABALU ou PEPE LEGAL, a mim não me interessa. 

Um comentário: