Filmes Comentários

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Teatro e jornalismo provinciano

Alex Ferraz

Daqui de São Paulo, onde estou há oito meses, acompanhei, por assim dizer, mais de perto o espetáculo montado pelo governo do Rio de Janeiro na dita "tomada" da favela da Rocinha. Tomada não é o termo correto, pois os traficantes, devidamente avisados pelas TVs, nos mínimos detalhes, quase uma semana antes da ação, saíram tranquilos e deixaram lá alguns quilinhos de cocaína, outros de maconha e uns fuzis velhos para completar o cenário teatral. Segund a própria Polícia, havia pelo 200 grandes traficantes na Rocinha e vizinhança, mas somente cinco vendedorezinhos de pó foram presos..

Bem, tenho a comentar:

1. Nem de longe o tráfico de drogas e suas nefastas consequências para a sociedade, vide o crime organizado, será arranhado por esta ocupação. A bandidagem simplesmente muda de endereço, ou alguém aí vai acreditar que os milhões de consumidores de cocaína e maconha deste país, notadamente no chamado eixo Rio/São Paulo,vão curtir síndrome de abstinência, ou ainda que aqueles que estão diretamente ou indiretamente envolvidos com a imensa fortuna gerada pelo tráfico vão abrir dessa mina de ouro?

2. A comunidade, que festejou de forma patética o espetáculo bizarro do hasteamento das bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro, aplaudindo o desfile de tanques das Forças Armadas e dos soldados da PM (estes, por ordem do comando,sem mochilas, pois conforme a própria PM "quisemos evitar saques à população". Pasmem!!), logo estará sendo coagida, espancada e viveno novo Estado de Sítio, desta vez imposto pelas "foças de segurança", como vem ocorrendo no Morro do Alemão, "pacificado" no início dese ano.

3. Na TV, um espetáculo de jornalismo superficial, bem ao nível do que se faz hoje em praticamente toda a mídia brasileira. Repórteres noviços, tentando fazer literatura barata, e, pior do que isso, dando enfoques patéticos. Por exemplo, não se cansam de mostrar um simplório aquário de dois metros de largura, na sala de um ds chefes do tráfico, e mais uma banheirinha jacuzzi e uma piscina suja que mais parece um tanque,sublinhando as cenas com texto do tipo: "Nesta sala, podemos ver um grande aquário; mais adiante, uma banheira jacuzzi e até esta piscina, tudo cnstruído com o dinheiro do tráfico, enquanto em volta (aí mostram cenas do casario da favela) a comunidade vive em casas simples.

Bem, irônica semelhança: esses repórteres deveriam, por exemplo, fazer uma matéria em Brasília, e encaixar praticamente o mesmo texto: "Vejam estas imensas mansões do Lago Sul, a maioria construída com dinheiro do tráfico de influência, e, em volta (cidades satélites de Brasília)), a comunidade miserável, submetida ao jugo do crime organizado, sem esgoto e "vivendo" em barracos montados às margens de ruas de terra batida. Isto é Brasil!


MAIS BRASIL

Em recente encontro da Juventude do PT, aqui em São Paulo, o chefe do mensalão, José Dirceu, criticou o combate "moralista" à corrupção e defendeu, alto e bom som, os ministros corruptos e seus asseclas, demitidos pela presidente, inclusive Carlos Lupi (este ainda,até agora, no cargo), que debochou de Dilma ao arrotar: "Daqui só me tiram à bala" e, depois, no pedido de desculpa (sic), gritando "eu te amo,Dilma!". Mostrou, Dirceu, que está, realmente, ao lado dos que minam o governo da presidente, mas isso não é novidade.

Patético: a juventude do PT presentou Zé Dirceu com uma camisa onde estava escrito, em letras enormes, "INOCENTE". Outro deboche. hehehehe

Um comentário:

  1. Ô véi, tá se passando. A juventude petista está ganhando os tubos, bem empregada. Voce queria que esta juventude dourada estivesse eocntra Lula, Dirceu ............................................

    ResponderExcluir