Filmes Comentários

terça-feira, 2 de junho de 2015

FIFAGATE: MIRANDO NA BOLA E ACERTANDO NO URSO


JORNAL COMENTADO 222
16:11 - 02.06.2015 - Terça-feira

tonY pachecO

"EUA miram na FIFA, mas querem acertar a Rússia"
(Rádio CBN Salvador, coluna "GiraMundo")

Você pode ouvir o Podcast da CBN neste link:

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-operacao-do-fbi-que-prendeu-dirigentes-da-fifa/?cHash=c8b7837f7b8f413cc30bb6db8d736538

Ou ler aqui embaixo:

"Há seis dias, o FBI, a polícia federal americana, prendeu dirigentes da FIFA na Suíça, abalando o mundo do futebol e colocando dúvidas sobre a honestidade da escolha de países para sedes da Copa do Mundo. E aí surge a pergunta da semana: por que os EUA, país sem tradição no futebol, estaria por trás da desmoralização total da FIFA?
Há uma questão econômica e judicial que não está sendo levada em conta: embora a sede da FIFA seja na Suíça, toda a movimentação bancária da corrupção na entidade foi realizada nos EUA, usando os bancos americanos. Aí está a raiz de os EUA estarem à frente da Operação Darwin ou Fifagate, como é chamada a bandalheira no mundo do futebol. A segunda questão é política:  quando, em 2010, a Inglaterra e os EUA perderam as eleições para as Copas de 2018, para a Rússia, e de 2022, para o Qatar, uma minúscula ditadura petrolífera do Oriente Médio, o sinal vermelho acendeu em Washington. Todo o processo do futebol internacional foi colocado em xeque ali e aí a casa caiu, principalmente para a Rússia, país que depois de invadir e anexar a Península da Crimeia, na Ucrânia, quer ser sede de tudo quanto é evento internacional pra limpar sua imagem, vide as Olimpíadas de Inverno, em Sochi, e os 70 Anos da Vitória sobre o Nazismo, em Moscou...
Resposta da pergunta da semana: a corrupção se deu na FIFA, mas os bancos usados são americanos. A Rússia e o Qatar podem perder, sim, o direito de sediar as próximas copas, pois os EUA não vão ignorar um sistema de corrupção que pode ultrapassar meio bilhão de dólares. E é bom puxar pela memória: em 1980, nas Olimpíadas da Rússia, os EUA e mais 69 países boicotaram os jogos de Moscou por causa da invasão russa do Afeganistão e estragaram a festa soviética. Agora, os russos invadiram parte da Ucrânia e com certeza isso pode gerar um novo boicote ou mudança de sede. 
Tony Pacheco para a CBN Salvador."

2 comentários:

  1. A culpa é de Dilma, Lula e o PT seu vendido ao petismo pois a corrupção se deu no Brasil também. Você já foi um grande jornalista; hoje é apenas um capacho do PT. Deve estar ganhando bem para se omitir e fazer este trabalhinho sujo.

    ResponderExcluir
  2. Desfrute o seu xingamento, Anônimo. Você parece que não quer ler o que está escrito ao lado: o internauta não pode acusar sem provas ou sem identificação. Esta foi sua última intervenção aqui neste blog. A partir de agora, só com um email verificável. Adeus!

    ResponderExcluir