Filmes Comentários

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Comédia

Ricardo Líper



Não queremos dizer com esse título que estamos rindo. 
Todo mundo sabe que em abril em Salvador chove.
Os antigos costumavam dizer, de forma singela e engraçada,  que em "Abril, chuvas mil". Pois bem, uma trovoada esperada, porque ocorreria, as autoridades nem tchuns. Não tomaram nenhuma precaução. Não fizeram nada e todo mundo que se dane. Mas elas não são culpadas. De jeito nenhum. Elas estão certas. O que se espera de um escorpião? Que ele seja escorpião. Portanto...
 Você quer esperar que essas criaturas que você elegeu não sejam o que elas são? Seria esperar que uma lesma ganhasse uma corrida de um esquilo. Entenda que as pessoas são como são. Você é como é. Assim são os outros. Eles estão certos. Cabe a você ter maturidade e capacidade de saber com quem você vai se relacionar.
Cada um é como é mas você não é obrigado a tolerar a maneira de ser das pessoas. As pessoas de convívio diário você pode se afastar. Não tente mudar ninguém, é perda de tempo. Cada um tem o direito de ser como é. A sabedoria é diagnosticar e se afastar. E com as autoridades o afastamento se dá no voto. 
Alagou, caiu terra e supliciou pessoas que estavam em um ponto de ônibus. Não foi uma casa de pobre que desabou porque construiram em cima de um morro, mas desabou um morro em cima de um ponto de ônibus. Em um país sério seria aberta uma investigação e talvez punição dos responsáveis. Mas aqui...
Abrir processos e atormentar a vida dos outros  sempre quem governou este infeliz país sempre fez. A grande maioria vive sendo intimada a se cadastrar, a se vigiar para ver se se faz o cidadão pagar alguma coisa que esqueceu ou não imaginava que tinha de pagar. E pagar por tudo, até se peidar vai ter de pagar. Maria Antonieta perdeu a cabeça assim. Tanto cobrou que o povo cobrou de vez e ela perdeu a cabeça literalmente falando. 
Os carros boiaram. Sabe por que? Porque não se fez nenhuma obra de captação de águas luviais nem manutenção para evitar a catástrofe. E você, seu otário, que elegeu de forma irresponsável agora está nadando a cada chuva que cai nesta cidade desgraçada sempre oprimida e espoliada pelas pessoas que você sempre colocou no poder  por ser um idiota que não sabe votar.
A culpa, no meu entender é nossa e apenas nossa, porque não sabemos votar e não incentivamos pessoas competentes e honestas para se candidatarem. Sem grandes campanhas. Bastam as redes sociais. Sendo honesto e competente se elegerá. Mas precisamos, se amamos nosso país, aprender a levar a sério o ato do voto. É nele que se pode salvar nosso querido Brasil no qual nascemos e nossa querida Bahia que tanto gostamos de viver e precisa ser salva com o nosso voto certo e em pessoas certas. A culpa do que ocorreu é nossa e apenas nossa porque não sabemos votar. Ou você pensa, Q.I de macaco, que foi a chuva muito forte que fez tudo isso? 

Sim, a questão fundamental é o voto. Ou aprende a votar e não levar as eleições na brincadeira e em festa ou bebedeira ou vai nadar quando chover se não ficar soterrado e desencarnando. Querer que morcego não seja morcego, que vírus não seja vírus, que escorpião não seja escorpião é receber um atestado de otário. 

Fiquei engarrafado com o carro encharcado que terminou quebrando nas ruas alagadas. Não consegui  chegar onde pretendia por morar em uma das cidades mais desgraçadas do mundo. Não vi ninguém da Transalvador nessa hora de caos. Mas para cobrar e multar sempre encontro todo de tipo de truculentos e arrogantes fascistoides fazendo blitz que me lembra sempre a Alemanha nazista. 

Aliás já espero uma solução: quem sair dia de chuva e não apresentar a carteira de trabalho,  vai ser multado.
Cada otário, na vida, elege o seu algoz. De uma maneira geral, o amigo da onça, a mulher ou o homem que lhe maltrata e quando se tem vocação para vítima o lobo com pele de cordeiro que vai assumir cargos de autoridade e transforma uma democracia em uma nazi-democracia. 
Mas a culpa é sua, não é dos governantes. Nós somos os únicos culpados. Elegeu, se fudeu. Agora dance, nade, se afogue, perca o carro na enxurrada e morra em um ponto de ônibus.
Ou aprende a votar ou esta merda desta cidade vai ser a desgraça que sempre foi e sempre será. 

2 comentários:

  1. Excelente texto, sóbrio, sem maluquices.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, sóbrio, sem maluqueices e delírios autocratas.

    ResponderExcluir