Filmes Comentários

quarta-feira, 8 de abril de 2015

AFRICANOS SE UNEM CONTRA O BOKO HARAM

JORNAL COMENTADO  212
15:17, 8 de abril de 2015, Quarta-feira

tonY PAcheco

"Reunião de líderes africanos para discutir ação comum contra o Boko Haram"
(rádio CBN Salvador, coluna "GiraMundo", de 7.4.2015)
       Abubakar Shekau, do Boko Haram, agora, súdito do Estado Islâmico

"São esperados na capital da Guiné Equatorial, 20 chefes de Estado africanos para discutir uma ação conjunta contra o grupo islamita Boko Haram, que vive de seqüestrar e estuprar estudantes cristãs no norte da Nigéria. E a pergunta da semana é: por que a África demorou de 2010 até agora para combater um grupo que ameaça todo o continente?
Lord Palmerston, que governou a Inglaterra, disse que seu país “não tinha amigos permanentes, tinha interesses permanentes”. Mais de um século depois, o secretário de Estado norte-americano, John Foster Dulles, repetia a ideia: “nações não têm amigos, têm interesses”. Os países africanos têm seus interesses particulares, na maior parte, conflitantes com seus vizinhos. Quando o Boko Haram começou a ameaçar o governo da Nigéria, boa parte dos vizinhos ficou feliz com a possibilidade de este país se dividir em dois: um país ao norte, islâmico radical, e um ao sul, cristão e animista. Isto tiraria da Nigéria o título de mais poderosa, populosa e rica nação da África. A relação dos africanos com a Nigéria é a mesma dos sul-americanos com o Brasil. Quem não se lembra dos prejuízos causados pela Bolívia ao nacionalizar interesses da Petrobras?
Na África, apenas aconteceu um dado inesperado. O inimigo tornou-se mais forte, pois o Boko Haram resolveu aderir ao califado do Estado Islâmico, aquele grupo que corta a cabeça de cristãos.
Resposta da pergunta da semana: a união do Boko Haram ao Estado Islâmico soou o alarme entre os ditadores africanos. Eles podem ser os próximos a perder suas próprias cabeças. Amanhã, vão tentar uma união militar para destruir o Boko Haram não por interesse humanitário ou pra salvar a Nigéria, é puro salve-se quem puder. Tony Pacheco para a CBN Salvador."

Para ouvir o áudio da coluna na rádio CBN use o link abaixo:

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-a-reuniao-dos-lideres-africanos-para-discutir-acao-contra-boko-haram/?cHash=4fe0caecd9dd24883aa92bc5b761c2be



Nenhum comentário:

Postar um comentário