Filmes Comentários

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que é a direita brasileira

Ricardo Líper

Me permitam pular uma conceituação tradicional de direita e esquerda. Vou escrever como senti a necessidade de definir o que entendo como a direita neste país em que vivemos.

1 - Nosso país é capitalista. Embora hoje não se fale mais assim. Capitalismo é simples de entender. Conseguir a qualquer custo dinheiro, capital, para, ao acumular, explorando os outros, se sentir seguro e viver melhor do que os outros que o próprio capitalista subjuga. Simples de ser entendido. Se entende também que a direita defende esse sistema econômico, gosta dele e faz tudo para produzir o capitalista perfeito. 

2 - Vivemos, durante nossa história, ditaduras desde o descobrimento. A democracia é muito recente, nova. Foi descontínua e só agora, com todos os seus defeitos e com uma grande herança de ditaduras e seus traços, como burocracias sufocantes e possibilidade de opressão oficial baseadas nessas leis burocráticas, se vive uma mescla de democracia com ditadura. É nessa mescla que na parte das leis ditatoriais a direita se aloja. 

3 - Na atualidade, surgiu o individuo de direita.  Qual é o perfil desse sujeito? O que é que ele pensa? O que ele faz? 

4 - Ele não tem uma ideologia e nem se diz, muitas vezes, de direita, conservador. Porque, na realidade, ele não pensa. Ele apenas quer dinheiro e para isso não hesita em fazer todo tipo de crime. Sim, crime. Porque usar um pistolão para empregar seus filhos, parentes e amantes no serviço público é um crime que atravessou os séculos de nossa história e chegamos ao que chegamos: uma país subdesenvolvido onde sua população vive na miséria, não há saúde, não há escolas, não tem segurança para se sair de casa nas cidades brasileiras porque os destituídos estão em guerra civil permanente contra seus opressores. 

5 - Bem, mas vamos entender o que é o sujeito de direita e como ele age, fala e vota hoje. Ele tem uma imensa herança e imensa saudade de um paraíso do passado que tem a ver com a nossa escravidão. Nessa escravidão tinha o nhônhô dono de engenho, poderoso, branco da terra (branco da terra é essa cor pálida de mestiçagem brasileira) que dominava mulheres, filhos e negros escravos. "Ô tempo bom", pensa o sujeito de direita se entendendo como um nhônhôzinho ainda. Ele se vê ainda como candidato a nhônhô. Isso significa hoje ter aspiração a ser de novo... Dominar mulher e filhos. A mulher dependente dele, uma puta de luxo, portanto, vendida pelo pai a ele que tem dinheiro e posição social, tratada aos berros, ele com amantes que ela sabe, mas não diz nada, se não apanha. As filhas vigiadas por todos porque é moeda de troca. É com elas que, através dos casamentos com outros nhônhôs, pode ter nos genros gente importante para lhe garantir nas suas rapinagens. Ele cria uma rede de contatos, além dos familiares, para destruir a economia e a sociedade de qualquer país. 

6 - Tempos bons aqueles para o nhônhôzinho. Mas ocorreram poucas mudanças no Brasil e, mesmo assim, os nhônhôzinhos de hoje morrem de saudade do passado. E assim formam a direita nacional. 

7 -  Acham um absurdo mulher virar gente como ele. Estudar, trabalhar, divorciar, não tomar porrada calada. Ah! Como lamenta. Não diz, claramente, ou diz coisas com frases enigmáticas como: "tempo bom é quando havia respeito". Os filhos, também dominados por ele debaixo de porrada que ele hoje lamenta e diz que estamos como estamos porque não se espanca mais os filhos, não se expulsa filhas desavergonhadas de casa.  

8 - "E, o pior, veado virou gente, casa até." Para o nhônhô, nos bons tempos veadagem era crime. E veado se matava ou o obrigava a suicidar-se. 

9 - E negro virar gente é que foi demais. Porque, até há bem pouco tempo, era assim: botava a negra para trabalhar na sua casa, a criada como era chamada, não tinha horário para terminar. Às vezes, o nhônhôzinho a estuprava. E, quando velha, caso chegasse a tal, era mandada embora. O negro ele chamava para pintar uma cerca e depois dizia: "neguinho, vou lhe dar como pagamento duas mangas. Nunca chupou manga."
Aí, ele e os outros nhônhôzinhos morriam de rir. 
Agora, a criada tem até carteira assinada, o negro virou gente, pode ter respeito próprio, que buscou na cultura de seus ancestrais, virou afrodescendente e dá um preço ao seu trabalho. Caiu o mundo do nhônhôzinho. "Até bolsa família tem para essa gente. Por isso ninguém quer trabalhar. É só fazer filho e pronto." É aí que o sujeito de direita revela o que pensa. Ele não percebe, o idiota, que é para tirar da miséria absoluta uma população excluída devido à imensa corrupção que os senhores de direita fizeram neste país desgraçado e miserável devido à sua ação sistemática durante anos. 

10 - A direita não muda, claro. Ela quer fazer o tempo voltar ou viver destruindo o que restou do país, sempre sob a sua tutela. Ela quer é fazer negociatas. Empregar sua família e amigos na rede do Estado. Viver às custas de jogadas como sempre fizeram. Explorar os outros, dominar, ser ditador nos seus domínios, casa, trabalho, propriedades adquiridas sempre como resultado de roubos e exploração e apoiar, portanto, partidos e políticos de direita porque pensam igual a ele e  vão garantir seus privilégios, seu racismo de araque, para ter mão de obra miserável para explorar e por aí vai. Eles destruíram o país e são os únicos culpados. Estiveram no poder durante séculos e criaram a merda que somos nós. Nós somos um país de mil tons de marrom

11 -  Eu desconfio da direita quando ela fica revoltada com o PT. O PT não gosta de mim e só faz me ofender, portanto, posso falar à vontade. Porque alguns, nessa frente ampla mais à esquerda do nhônhôsismo,  querem ser aceitos sem nenhuma crítica. O PT procura, como muita dificuldade e manobras políticas, democratizar um pouco este país destruído. O PT é uma criança de 12 anos enquanto essa direita fascista, safada, tem séculos destruindo o Brasil.  Com todo tipo de traição e desprezo pelo nosso país essa corja de direita o destrói sistematicamentre. Chegou ao extremo de vender ao estrangeiro o governo do país , instaurando uma vergonhosa ditadura, que muitos deles, hoje, elogiam e querem que volte. Liquidaram o nordeste com governos locais feudais que destruíram muitos estados brasileiros e os tonaram inviáveis. Esses brasileiros traidores só querendo amealhar dinheiro e poder, estão ainda, com sua maneira de agir, destruindo o que resta. Em breve, se dermos chance a essas criaturas, seremos um melancólico e imenso Haiti. Os Duvalier existem em cada esquina do Brasil. 

Um comentário:

  1. Nunca entendi porque os políticos denominam esquerda e direita quem pensa diferente. Como se direita fosse o certo e o esquerda o errado. Até parece que uns são canhotos e outros destros. Essa coisa de esquerda e direita é resultado da ação dos hemisférios cerebrais. O lado direito comanda o esquerdo e o esquerdo comanda o direito. No final, o cérebro combina os resultados do processamento de ambos os hemisférios. O que existe são pessoas egoístas e altruístas.

    ResponderExcluir