Filmes Comentários

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Elogio à Democracia

Ricardo Líper

A democracia é uma sistema bom. Dá uma ilusão de liberdade. Que é boa, mesmo como ilusão e nas coisas pequenas, como não censurar livros, filmes, opiniões etc. Isso é bom. Eu não acredito mais que valha a pena tentar mostrar a quem quer que seja, nada. Porque estive pensando: o povo votou, o povo elegeu, o povo está contente com tudo que está ocorrendo. A voz do povo é de contentamento. Não se iludam aqueles que pensam ver de outra maneira. É uma minoria inexpressiva. A grande maioria está contentíssima em ir à Copa do Mundo aqui no Brasil, mesmo os que não irão aos estádios, estão contentes com isso. Sim, alguns vão talvez fazer manifestações contra. Não vai adiantar  nada. Só vão apanhar e muito porque a democracia daqui é latino-americana, isto é, porrada mesmo. E onde estavam essas pessoas na hora de votar? Eles votaram e elegeram e agora estão se manifestando contra? É pura comédia. Não estou contra quem vai se manifestar, chegou a hora que não acredito em mais nada e quem sou eu para ser contra ao imenso contentamento de nosso povo com o seu governo em todas as instâncias. Mas não se iludam, a maioria se incomoda com qualquer manifestação, porque  quer sair para passear, ser assaltado talvez, mas se irrita porque fica com medo do clima de guerra quando há manifestações. Sei que não têm escolas, não têm atendimento médico, não têm nada, mas não gostam de vandalismo... Como foi habilmente criado pela inteligência da reação ou usaram alguns mais exaltados para chamar de vândalos e colou. Já que o povo quer, já que o povo gosta, já que o povo aprova e está contente com a vida que leva, sou eu que vou ser do contra? Eu quero é me mandar e deixar todo mundo que gosta aqui. Mas não posso ainda. Só vou dar risada de tudo e sofrer o que for necessário com resignação. É nosso destino e pronto. Vou fazer o que todo mundo faz: cuida só de si. É roubado, é iludido, mas compreendi que gostam. O povo deste país tem uma única ideologia: o sadomasoquismo. São racistas, homofóbicos, oportunistas e cada um está sempre tentando ou dando golpes. Portanto, para que perder meu tempo com um país desse? Vamos respeitar a democracia. A vontade do povo é soberana. Compreendi.

Que novela boa essa da Globo das 21 horas. Ninguém presta ou poucos prestam. Me aposentei. Se escrever alguma coisa é comentando bobagem. A novela não é boba não, mas escrever, se tiver saco, sobre banalidades. Apenas. Alguns filmes, alguns comportamentos. Coisas que o povo gosta ou não de ler, afinal somos uma democracia e devemos respeitar a vontade do povo. O grande castigo desse povo é exatamente não se dizer nada. Se eles não enxergam e votam como votam, entendo que é porque querem viver como vivem. Portanto, que assim continuem. E cada um faça o que quiser.
Pena eu tenho, mas se eles não têm pena de si mesmos, de que vale eu ter pena?

Um comentário:

  1. V. Sª nunca foi um militante; se fosse não desistiria por nada. Mobilizar a população implica em prepará-la para tanto. E quem fez isso até agora? Só o MPL em São Paulo abriu um novo caminho para a militância preparando a população e esclarecendo-a sobre o tema para depois mobilizá-la.

    Se até o governo teria dificuldade em mobilizar a população devido ao baixo nível de escolaridade do povo mais dificuldade ainda têm militantes despreparados quem tendo como liderança Nelson Pelegrino, Jacques Wagner ou o transmontano Tony Pacheco.

    Não é com retórica nem com cartilhas marxistas-leninistas nos moldes das editadas pelo PCdoB, por coincidência muito parecidas com as cartilhas do positivismo de Augusto Comte, que se vai mobilizar a população, nem para a defesa da democracia e da liberdade, nem para a conquista de um transporte público de qualidade.

    É preciso muito mais, é necessário pessoas qualificadas com conhecimento do objeto da mobilização e da estrutura cultural e psíquica da população a ser mobilizada; e não se aprende isso em cartilhas fulheiras. .

    ResponderExcluir