Filmes Comentários

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MÉDICOS ALVOS DE DENÚNCIAS POR TODO LADO


tonY pacheCo*

JORNAL COMENTADO 59

“Polícia investiga seis óbitos na UTI do Evangélico...”
(“Gazeta do Povo”, Paraná)

“Médica-monstro desligava aparelhos de pacientes do SUS em UTI de Hospital Evangélico”
“Operações plásticas vendidas em muitas prestações acabavam matando mulheres”
(“Domingo Espetacular”, Rede Record)

Neste domingo passado, a Rede Record superou o “Fantástico” da Rede Globo, ao mostrar um excelente jornalismo abordando os casos de médicos e hospitais que têm matado seus pacientes em vez de salvá-los. O programa “Domingo Espetacular” deu um banho de jornalismo falando da médica-monstro de Curitiba até o caso de médicos-veterinários sem respeito pelos bichos, passando pela indústria da operação plástica.
Lembro-me que meu pai, o falecido Sr. Nelson, “programou” para mim uma carreira médica, pois, sem dúvida alguma, era a carreira dos homens que faziam a diferença no mundo. Fui deixando o velho se acalmar e depois o convenci que era melhor lidando com palavras do que com bisturi. Mas a minha admiração pela Medicina nunca foi embora. Contudo, nos últimos anos, com a perda de vários familiares e amigos nas mãos de médicos e hospitais cada vez menos comprometidos com o Juramento de Hipócrates, minha fé na Medicina tem caído vertiginosamente.
O caso desta médica paranaense é algo que merece reflexão tão grande quanto indignação. Não há mais ninguém neste País que não tenha um parente ou conhecido ou amigo que não tenha morrido ao ser internado numa UTI, como se uma superbactéria vinda de Krypton tivesse tomado estas instalações hospitalares. Entra-se para cuidados intensivos e só se sai dali num caixão, principalmente se for VELHO e POBRE. Esta combinação tem sido fatal.


 Juramento de Hipócrates
 "Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário."

 Os médicos chamam a causa da morte em UTI de Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), mas, como estamos vendo no Paraná, o buraco pode ser mais embaixo. Há estudos sendo levados em todo o Brasil para verificar o quê está ocorrendo, capitaneados pelo HCor de São Paulo, mas eu sempre TENHO MEDO DE INVESTIGAÇÃO FEITA PELOS PRÓPRIOS ENVOLVIDOS. Quem gosta disso é juiz, parlamentar, militar, isto é, pessoas que têm tanto poder que até quando cometem crimes querem investigar-se a si mesmos, GARANTINDO IMPUNIDADE.
Não seria já o momento de o governo da presidenta Dilma deflagrar uma investigação nacional sobre esta quantidade de gente que tem morrido em UTIs no Brasil?
.........................................................................................................................................................

“PÂNICO  NA BAND” CADA VEZ MELHOR

Criatividade é a mola-mestra de qualquer atividade artística, mas quando você dá condições materiais ao artista, ele tende a crescer. É o caso do “Pânico”, que pulou da pequena Rede TV para a Rede BAND e se transformou em programa obrigatório das noites de domingo.
O novo quadro do programa (o mais longo de ontem), chamado “A Turma do Didi Maiscedo”, esculachando com a Igreja Universal e seu fundador Edir Macedo, foi EXTREMAMENTE INTELIGENTE E HILÁRIO. Não quero me alongar muito, mas é necessário ver para crer e morrer de dar risada.
Se você ainda não viu, confira: passa às 9 da noite no domingo e é reprisado na sexta-feira às 10 e 15 da noite. Veja na próxima sexta o que eu estou falando...
.......................................................................................................................................... 

“Via dos perdidos”
(“Correio”)

A reportagem do “Correio” resolveu ir à rua (o melhor lugar do mundo para se fazer jornalismo, diga-se de passagem...) e viu o que dissemos aqui no último dia 4 de fevereiro: a Rótula do Abacaxi virou um abacaxi maior ainda com a construção do complexo de viadutos da Via Expressa Baía de Todos os Santos (ex-Via Portuária); e se a oposição tomar o poder das mãos de Wagner no ano que vem, aquele abacaxi vai mudar de nome DE NOVO? Sugiro Via dos Ineptos.
O repóter foi lá e viu o DESCALABRO que é o complexo viário. Todo equivocado e todo MAL SINALIZADO.
Parabéns ao “Correio”, que não faz vista grossa.

“O que acontece, por exemplo, para quem faz o sentido Iguatemi-Retiro, é ESCANDALOSO para uma obra que partiu do zero, pois ali não existiam viadutos. Quem faz este sentido, agora com o complexo de viadutos, o motorista entra num verdadeiro LABIRINTO até chegar à Av. Heitor Dias, que dá acesso ao Retiro. É um tal de vai pra direita como se fosse pro Cabula, depois dobra à esquerda como se fosse para as 7 Portas, até que finalmente se dobra à direita para ir ao Retiro. Aquilo é tão ESCANDALOSO em termos de engenharia que os responsáveis deveriam ser punidos pelo CREA-BA”.
(“Jornal Comentado” do dia 04.02.2013)
..........................................................................................................................................

QUE VESTIDOS SÃO AQUELES DO OSCAR?

“85th Academy Awards”
(“TNT”)

Fico feliz de a Academia de Hollywood não ter continuado sua esnobação em relação ao talentosíssimo (agora) diretor Bem Affleck e “Argo” foi o vencedor da noite do Oscar.
Mas, era visível o nervosismo tanto dos apresentadores quanto dos astros premiados.
Professor de Estética da UFBA, Ricardo Líper perguntava-se por que tanto nervosismo. É simples assim, professor: QUANDO FALAMOS AOS NOSSOS COLEGAS DE PROFISSÃO, o medo é imenso de falar bobagem, já que muitos na nossa platéia entendem mais daquilo que vamos falar do que nós mesmos. É um terror natural. Se sou jornalista e falo para o público em geral, num auditório, fico tranquilo, pois sei que 90% da audiência conhecem o assunto Jornalismo menos do que eu. Agora, se vou a um encontro onde só há jornalistas cobras-criadas, minhas chances de saber menos do que a platéia são IMENSAS.
Agora, independente do nervosismo, QUE VESTIDOS SÃO AQUELES, “pelamordedeus”?
A criatura vencedora tropeçou ao subir a escada. A outra precisou da ajuda de dois amigos pra segurar o rabo do vestido.
Realmente, ao contrário do que Freud dizia, a oligofrenia não acomete mais a parte mais pobre dos seres humanos, ela é uma epidemia que vitima quase toda a humanidade.

* tony Pacheco tem formação acadêmica em Jornalismo, Psicanálise, Radialismo e Economia.

2 comentários:

  1. eu gostei + de Aventuras de Pi. achei Argo panfleto d+

    ResponderExcluir
  2. ridicula sua materia sobre medicina
    se observa logo ignorancia e desconhecimento incrivel sobre o assunto

    ResponderExcluir