Filmes Comentários

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

JORNAL COMENTADO 51


tonY pachECO*

5:48 – Terça-feira – 05.02.2013

FIFA, CORRUPÇÃO E NÓS, OS “FUTEBOBOS”

"Fifa tenta livrar a Copa e duvida das denúncias”
(“O Estado de S. Paulo”)

“Rede internacional de corrupção no futebol desmantelada”
(“Correio”)

“Revista afirma que Qatar comprou direito de sediar”
(“Folha de S.Paulo”)

Por ano, o futebol envolve 1 TRILHÃO DE DÓLARES em apostas no mundo inteiro. São 2 TRILHÕES DE REAIS, quase o Produto Interno do Brasil (PIB), isto é, a soma de todas as riquezas que produzimos num ano. Isto é TRÊS VEZES mais do que o NARCOTRÁFICO movimenta por ano em todo o planeta. Quer dizer, MANIPULAR JOGOS DE FUTEBOL é um negócio MAIOR que traficar cocaína, maconha, crack, ecstasy, LSD, tudo somado...
Meu falecido pai, “seu” Nelson, explicava que “onde há interesses milionários, nada é deixado ao acaso”, ao analisar para os filhos o futebol e as loterias.
Para os ingênuos (os “FUTEBOBOS”) que acreditam que seus times “perderam”, “empataram” ou “ganharam”, é bom saber que ao pesquisar 900 partidas entre 2009 e 2011 em todo o mundo, a EUROPOL (a polícia internacional da União Européia) descobriu quase 700 PARTIDAS CORROMPIDAS, isto é, com seus resultados comprados, muitas delas no Brasil, muitas delas na Copa dos Campeões, muitas delas nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
É uma QUANTIDADE ABSURDA de manipulação de resultados envolvendo compra de juízes, jogadores e dirigentes esportivos.
"Nunca vimos uma rede tão grande de criminosos no futebol. Trata-se de uma operação sofisticada e uma evidência clara de como a corrupção invadiu o esporte"


(Rob Wainwright, diretor da Europol)


A FIFA, como era de se esperar, está MORRENDO DE MEDO da repercussão desta rede de corrupção que acaba de ser denunciada sobre os seus próximos certames, a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo do ano que vem, ainda mais que estourou, recentemente, a denúncia de que o QATAR COMPROU O DIREITO DE SEDIAR A COPA DE 2022. Aliás, de escândalos a FIFA está bem servida, pois seus dirigentes vivem nas manchetes internacionais (pouco no Brasil, onde a mídia amestrada tem grande SIMPATIA pelo futebol e joga para o cantinho do noticiário tudo que é negativo sobre o esporte...).
A EUROPOL disse que nos últimos anos,  uma rede de 425 pessoas suspeitas manipularam jogos EM TODO O GLOBO TERRESTRE:  50 desses suspeitos já foram detidos na Europa, mas, aqui no Brasil, você sabe, eu sei e dona Raimunda do Calabetão sabe, ninguém será preso por corrupção no futebol ou em qualquer outro lugar... Ainda mais que, agora sabe-se que nos últimos tempos, o resultado de uma partida pode render quase 300 MIL REAIS para um jogador, um juiz ou um cartola.
Conhecendo a ganância humana como conhecemos, os “FUTESPERTOS” (juízes, jogadores e “cartolas”) não resistem a um canto da sereia destes: 300 MIL REAIS por apenas um resultado de uma única partida...

OS “TIMÉCOS”

Então, a partir de agora, temos que ver COM OUTROS OLHOS, quando nossos times começarem DO NADA a perder partidas ou a ganhar partidas. Por exemplo, aquele time do nosso coração que chega a ser líder do campeonato e, de repente, despencou para as últimas posições no ano passado. E o time do coração da maioria dos baianos, que parece feito para arrecadar dinheiro e não para GANHAR CAMPEONATOS...
Mas, o pior mesmo, foi aquela Copa da França, onde a empresa de tênis teria decidido o campeão antes dos jogos, tendo um ídolo nosso dado “caroara” na hora “H”. Aquilo foi demais, mas logo esquecido.
E como diria um amigo meu muito bem postado nas hostes do poder, o que dói mesmo é que no Brasil, quando a EUROPOL divulgar os jogadores, juízes e cartolas daqui envolvidos, “a gente vai ficar sabendo que tem gente que vende o time por qualquer merréca que não dá pra trocar nem de carro”. É provável. Muito provável. O outro não ROUBOU O BRASIL pra ganhar uma Land Rover USADA...

FILOSOFANDO E HISTORIANDO

Tudo começou aqui, a Arena de Roma ou Coliseu, o "Circo Máximo" onde o povo ia ver gladiadores matando gladiadores e leões comendo cristãos numa orgia de sangue

O futebol é, hoje, em boa parte do mundo, o que as lutas de gladiadores eram para o Império Romano, isto é, parte do “circo” que mantinha a população sob controle. É o "espetáculo" que domina as massas, para Débord, ou o "ópio do povo", para Karl Marx.
Não por acaso, a FIFA começou a batizar de ARENA os seus estádios de futebol. Arena era o nome pelo qual no Império Romano se chamava o local onde os gladiadores se matavam na frente de milhares de torcedores do populacho, para a alegria dos detentores do poder na época. A mais conhecida arena era o Coliseu, ainda de pé, em Roma, e que, ao final, foi palco de um esporte ainda mais terrível para divertir o povão e o fazer esquecer a miséria do dia a dia: LEÕES COMENDO CRISTÃOS.
Cristãos eram adeptos da religião fundada por um filho de carpinteiro seguido por, principalmente, pescadores da Galiléia. O tal rapaz, posteriormente conhecido como Cristo, pregava que devíamos perdoar nossos inimigos e até amá-los, pois o que importava mesmo era Deus, que estaria acima, inclusive, do imperador de Roma.
Ora, num local onde o imperador, ele próprio, se considerava DEUS, inclusive exigindo que o povo o saudasse como tal e atribuía a si mesmo o título de AUGUSTO, uma ideologia dessas era o fim da picada. Daí pra botar estes cristãos para enfrentarem os leões que vinham da África, foi um passo.
Ver o Rei das Selvas matando e comendo os cristãos (velhos, jovens, crianças), bem ali à sua frente, divertia demais os romanos nas ARENAS como o Coliseu.  
O futebol, com suas ARENAS, é a nova forma de divertir o populacho e o fazer esquecer o emprego rotineiro e sem criatividade. O salário ridículo que nunca consegue pagar todas as contas. A mulher feia ou o homem feio que se tem ao lado, tão diferente de Angelina e Brad Pitt que se vê na TV. Os filhos drogados que não dão pra nada. O governo corrupto que só faz exigir impostos, do fósforo ao carro, passando pela gasolina e a cerveja. Enfim, o FUTEBOL se transformou no grande LEXOTAN dos pobres. Ficam todos anestesiados, criando aquilo que Guy Debord chamou de “A Sociedade do Espetáculo”. Você ESQUECE sua vida ruim e real e passa a viver a vida do OUTRO, do ídolo do futebol.
Só que, agora, diante da cruel realidade de que a maioria dos resultados do futebol é MANIPULADA pela corrupção, fica difícil fazer esta abstração. Mas, como a oligofrenia é o traço que nos define melhor, pode saber que esta crise de confiança vai demorar apenas alguns dias e logo logo todo mundo vira “FUTEBOBO” novamente, afinal, A REALIDADE DÓI DEMAIS.

* Tony Pacheco tem formação acadêmica em Psicanálise, Radialismo, Jornalismo e Economia. Trabalhou nos jornais "O Inimigo do Rei", "Tribuna da Bahia" e "A Tarde" e no rádio participou dos programas "Detalhes", de Dina Rachid, na Rádio Metrópole e "Muvuca Baiana", na Itaparica FM (com Alex Ferraz e Clécio Max). E, na TV, diariamente, no programa "7+7", de Luciana Dias, na Rede Band. 

Um comentário:

  1. Você é uma mistrua de superficial pra todo mundo entenderr com profundo pra que os bons entendendores gostem. O que me deixa pasmado no entanto é este negócio de alguns intelectuais gostarem de um esporte tão corrupto. Aí sua teoria de qud futebol é c oisa sõ pro povao burro vai um pouco por água abaixo. Masd, de resto é isso mesmo. Envolveu dinhieiro, tem falcatrua, mracutaia e o escambau.

    ResponderExcluir