Filmes Comentários

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BRASIL VAI EXPORTAR IMPUNIDADE PARA BOLÍVIA


JORNAL COMENTADO 60

Tony PaCHeco*

6:24 – Terça-feira – 26.02.2013

“AONDE NÓIS CHEGA, NÓIS AVACALHA”


“A culpa é mesmo dele?”
(“Correio”)
“Promotor vai apurar se torcedor corintiano protege alguém”
(“Folha de S. Paulo”)
“Torcedor corintiano é liberado após prestar depoimento”
(“A Tarde”)
Este é Kevin Espada, o menino de 14 anos que os torcedores brasileiros mataram na Bolívia. Lá, como a maioridade começa aos 16, os brasileiros presos pegarão cadeia dura. Agora, nossas autoridades querem exportar nossa avacalhação penal para a Bolívia e trazer de volta os desordeiros para que eles fiquem livres, leves e soltos no Brasil. Tomara que Evo Morales seja homem suficiente para impedir isso.

De onde menos se espera é que vem...” diz um ditado que ouvi na Bahia pela primeira vez ao chegar no Aeroporto 2 de Julho quando vim morar em Salvador. E isso se aplica agora ao caso dos debilóides corinthianos que estão presos na Bolívia, país que eu jamais podia imaginar que já tem maioridade criminal aos 16 anos, o que permitiria processar todos os 12 torcedores envolvidos na morte do boliviano Kevin Espada, de 14 anos, assassinado na quarta-feira da semana passada pelos torcedores brasileiros com um sinalizador. E o mais fantástico: uma mulher retada se apresentou como autoridade na TV boliviana e disse que os mentecaptos corinthianos continuarão presos, sim, porque ela não acredita que o sujeito que se apresentou como “culpado” à Justiça paulista seja realmente o culpado.
Sra. Boliviana, nem a senhora nem ninguém aqui no Brasil acredita que o moleque local seja culpado de nada. Ele quer é EXPORTAR NOSSA IMPUNIDADE para o seu altíssimo país, é o que tenho a dizer. O moleque local, muito bem instruído para falar tudo certinho (huuuuummmmm!!!!), declarou que ele, SOZINHO, levou o sinalizador, entrou no estádio na Bolívia e disparou o artefato que matou o menino boliviano. E o que se quer com isso? Que a Bolívia liberte os 12 que estão presos lá, pois não teriam “nada a ver” com o incidente. É que lá, todo mundo a partir de 16 anos já pode ser preso como adulto. E aqui? AQUI OS CRIMINOSOS DE 16 ANOS FICAM LIVRES, LEVES E SOLTOS para cometer outros assassinatos e é por isso que as quadrilhas de traficantes, ladrões e assassinos no Brasil usam cada vez mais pessoas abaixo dos 18 anos.
Agora, minha colega jornalista que trabalha na estrutura do governo baiano e, por isso, não posso citar o nome dela, me disse algo simples e caceteiro: “Olhe, Tony, o que é o Corinthians? O time do ex-presidente Lula, que é FANÁTICO por este time dado o seu grande nível intelectual. Ele já deve ter mexido os pauzinhos e pode crer, vai até ao Evo Morales para conseguir a IMPUNIDADE. Veja que a própria Embaixada do Brasil na Bolívia já trocou os advogados dos corinthianos por um outro que é medalhão local. Como a torcida do Corinthians é feita de gente pobre, não teriam dinheiro jamais para colocar um bom advogado.”
Depois desta informação de minha colega e amiga, eu digo: VAMOS EXPORTAR NOSSA IMPUNIDADE e isso tudo não vai dar em nada. E aí me lembrei de uma inscrição que tem nos metrôs de várias metrópoles européias onde existem colônias de brasileiros: “Aonde nóis chega, nóis avacalha”.
Quem morreu é que se fu...

“Imperador na Toca”
(“Tribuna da Bahia”)

É o que nos faltava, a nós, torcedores do Vitória. Como somos um time com vários títulos nacionais e internacionais, com as finanças tão boas quanto o Chelsea e um “plantel” tão bom quanto o do Barça, então nossas vidas de torcedores estavam assim, tipo uma Escandinávia. Sem novidades, sem agito.
Então, vão trazer Adriano, que leva o nome de um dos mais revolucionários imperadores de Roma, aquele que restaurou os deuses antigos e mandou o Cristianismo às favas durante seu império e ainda espalhou estátuas do seu amante, Antinoo, por todo o Império...
O Adriano jogador vai fazer o mesmo em Salvador. VAI AGITAR A GALERA. Não vai jogar nada, claro, pois será levado a campo por um carrinho de mão, de tão pesado que está. Mas, com certeza promoverá NOITADAS DIGNAS DOS BONS TEMPOS DA INTERNAZIONALE DE MILANO.
Felizmente, não haverá álcool, nem drogas pesadas e nem “piriguetis”. Vai ser tudo à base de Q-Suco e “mininas di família”.
Seja bem-vindo à província, Imperatore!

“Lembranças da Bahia são feitas na Indonésia”
(“Correio”)

Esta notícia nós demos como capa do caderno “Lazer&Informação” de “A Tarde” há uns 13 anos. Na época, as lembrancinhas da Bahia vinham do Ceará e nós conseguimos levantar a origem de cada uma delas.
Ao “cozinhar” a pauta, o “Correio” esqueceu de enriquecê-la. Poderia ter levantado a ORIGEM REAL de cada “souvenir”. É fácil, hoje em dia, com a Internet. Preferiram ficar no superficial “feitas na Indonésia”. É como dizer feita no Brasil, sem especificar se é no Amapá, na Bahia ou em São Paulo. Indonésia é um mundo de ilhas (o maior arquipélago do planeta, com uma população maior que a do Brasil e várias culturas), tão grande que tem várias ilhas com movimentos independentistas para formarem outros países, como em Sulawesi (Célebes). Deveriam encontrar de que cidade (ou cidades) partem os “bricabraques” vendidos aos turistas no Mercado Modelo e contar a nós, leitores. Ficam devendo essa.

“MPF pede demolição de muro da Aeronáutica”
(“Correio”)

É, verdadeiramente, um ultraje aquele muro esquisitíssimo que o Ministério da Aeronáutica levantou entre o Posto do Cristo e o Ceasar Tower, em Ondina.
É elogiável a atitude corajosa do Ministério Público Federal de “peitar” os militares. Agora é que vamos ver se a ditadura dos ditos cujos terminou mesmo em 1985 ou se continua tudo na mesma...
Aliás, Salvador tem vários “cancros urbanos” que insistem em macular a cidade:
1)    o muro da Aeronáutica em Ondina;
2)    o Aeroclube Plaza Show, um dos lugares mais lindos de Salvador e que nos lembra o enorme Sawgrass Mills da Flórida;
3)    os restos da estação marítima na Ponta do Humaitá;
4)    os restos das edificações na área do Parque do Abaeté, hoje quase tudo em ruínas;
5)    a ex-sede de praia do E.C. Bahia;
6)    o Forte de S. Marcelo;
7)    o Forte do Barbalho;
 8)    as fontes luminosas do Campo Grande, Piedade, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e tantas outras, abandonadas ou funcionando precariamente...
E por aí vai... Socorro, Prefeito Netinho!

* tony Pacheco é jornalista, economista, psicanalista e radialista e, principalmente, seguidor da brincadeira Prefeito Netinho na Internet. Rir é o melhor remédio, já dizia a "Seleções do Reader's Digest".


5 comentários:

  1. Patricia Narriman
    08:11 (26 minutos atrás)

    Bom dia, Pacheco!!
    Não perco um dia dos seus comentarios do blog! Me divirto e acho super pertinentes suas colocaçoes!
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  2. Temos também de reconhecer Tony que foi necessário a Bolívia (quem diria) nos mostrar como tratar esses desocupados malfeitores que se dizem torcedores, acostumados à impunidade. Parabéns Bolívia ! embora seja muito lamentável o episódio com sangue e morte do garoto.

    ResponderExcluir
  3. Sou moradora da Pituba, não esqueçam do Jd dos Namorados. A Conder fechou os sanitarios, tá td mundo fazendo necessidades nas pedras da praia, na frente de td mundo e tem mais: tá td acabado. Vcs precisam ir lá ver que negocio horrivel. Jesus. Fa;am um dia uma nota sobre isso, jáque s ão jornalistas.

    ResponderExcluir
  4. Não se deve criticar pessoas, mas suas idéias, estas é que são expostas ao públcio e à crítica. Mas neste caso não se pode deixar de reconhecer que temos uma fratura, uma pessoa se transformou em duas: Tony Pacheco para quem o conhece já foi outro. Onde será que Tony Pacheco, que não é má pessoa, irá parar? Está em plano inclinado para se tornar um dos mais impedernidos direitistas. Aguardem e verão...

    Tony está irreconhecível; está usando a linguagem de programas como o "BOCÃO", destes que exploram a desgraça alheia para capturar audiência, principalmente recorrendo aos temas atinentes às páginas policiais.

    Este tema, a redução da maioridade penal, é um dos preferidos da extrema direita que quer o controle da sociedade pela violência e extermínio dos pequenos delinquentes, em sua maioria jovens das periferias das grandes cidades, negros, mestiços, pardos ou seja lá o que.

    Toda política de segurança da extrema direita resvala para o racismo, o preconceito e uso da violência de maneira mais acentuada. Por saber que a delinquência dos pobres é contra o patrimônio e produto da concentração de renda, ao invés de combater as causas aextrema direita prefere cobater os efeitos.

    Provavelmente Tony sempre tenha sido assim como jornalista, adepto da linguagem apelativa, escandalosa, chamativa, tendência só agora acentuada. Somada com as ilusões desfeitas, falta de compaixão pelo próximo e as circunstâncias onde o jornalismo perdeu qualidade, passando a ser todo enviesado pelo preconceito contra o povo, o PT e o ex-presidente Lula (que ele esnobemente chama de apedeuta), o direitista adormecido nas profundezas do inconsciente aflorou. E aí haja, preconceito, desumandiade, ausência de compaixão e o direitismo mais rancoroso e agressivo.

    Quem tiver fé reze pelo destino deste rapaz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um adendo: eu não chamo Lula de apedeuta porque eu NÃO SEI o que é um apedeuta. O que é um apedeuta???

      Excluir