Filmes Comentários

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Salvador cansada de guerra...


Vejam este momento espetacular de Aninha Franco refletindo sobre a realidade cruel de Salvador e, por que não dizer, do Brasil.

Salvador está cansada

Aninha Franco, Muito / A Tarde

Um cansaço … A Cidade, essa que está suja, maltrapilha, com a saúde, a mobilidade e educação de seus habitantes depauperadas, com a segurança dos seus cidadãos caótica, tem sido obrigada a escutar discursos ufanistas do carlismo, kertismo, lulismo, petismo, como se eles estivessem fora da origem e perpetuação desses problemas e dos muitos outros que lhe assolam nas últimas décadas. O cenário político de Salvador é o mesmo há mais de trinta anos. Os candidatos são coautores dos desvios que estão aí quando passaram, fisicamente, pelas secretarias do poder executivo; ou indiretamente, quando seus partidos o ocuparam. Os vereadores que chegaram ao legislativo para fiscalizar o prefeito, e que nunca o fizeram, são do DEM, do PCdoB, do PMDB, do PR, do PP, do PT, ad caterva, e consumiram cinco milhões de reais/mês na vereança para entregar títulos de cidadania soteropolitana ! E nem isso eles fazem bem.
É constrangedor o que a Sociedade brasileira vem suportando dos poderes que deveriam gerir a coisa pública. A coisa pública líquida, os impostos, é saqueada quase sistematicamente , e a coisa pública sólida, o patrimônio comum, mas difícil de saquear, está abandonada. Esse é o resultado imediato de oito anos de executivo insano e de legislativo ausente. Mas os estragos estão acumulados há muitas gestões, esses que parecem não pertencer a ninguém. Ninguém parece responsável pela inexistência do transporte de massa de qualidade, pela má educação, pelo péssimo sistema de saúde, pelos buracos, pelo lixo. A Sociedade, que pagou os serviços, está obrigada a conviver com os desserviços como se não os pagasse. Os candidatos mentem, prometem, enganam, inventam fábulas para ocupar as gestões, ocupam, são regiamente pagos e distribuem títulos de cidadania soteropolitana.
No dia 28 de setembro, a Câmara de Vereadores de Salvador entregará o título de cidadão soteropolitano ao Sr. Malafaia, bispo da Assembleia de Deus. Mala suerte a nossa! Malas sem alça esses vereadores! Mal assados, todos nós, no inferno dessa má gestão mal fiscalizada. Não há Sociedade que resista a isso. Com mil demônios. Nem a Baía de Todos-os-Santos.

* Kraus Berg transcreveu.

3 comentários:

  1. Paulo Francis escreveu certa feita (O AFETO QUE SE ENCERRA) que o preço que se paga para ser forte é aceitar a realidade.

    Esta criatura "acima do bem e do mal", a doutora professora Ana Franco, sem partido e sem os pés na realidade tem seguidores; que extasiados reproduzem aqui o artigo sem norte e sem rumo desta senhora.

    Obviamente que o artiguete é produto do puro desespero de quem vive fora da realidade, sem aceitar que a cidade que temos é produto do embate das forças políticas organizadas na sociedade, que arca com a herança mais pesada da escravidão, o analfabetismo.

    Quem tem contato com a realidade sabe o quanto é dificil vencer os herdeiros dos escravocratas, o quanto é dificl um avanço mínimo para construirmos uma realidade menos brutal.

    Os alienados em seus apartamentos dos poucos bairros de classe média de Salvador acham que tudo é uma questão de estalar os dedos, não entendem o embate das classes e como a dominação se instala dentro do dominado, conduzindo um descendente de escravos a votar na direita, a eleger Grampinho, Paulo Souto, Aleluia e Imbassahy.

    O PFL, a direita, mora dentro de cada sujeito inimigo da esquerda, dos antipetistas e inimigos viscerais do ex-presidente Lula.

    Esta realidade psicológica incontestável é aferida quando se constata que até "anarquistas" já se deixaram colonizar pela direita chegando ao cúmulo de elogiar como tendo caráter de titânio o gerente da lavanderia de Pittta e Maluf em São Paulo, o mestre das artes financieras e tributárias do carlismo aqui na Bahia, o ex-prefeito biônico de Salvador, pau-mandado da ditadura.

    A alienação e a fraqueza conduzem ao desespero e à morte; que seria menos mal se o sujeito antes não vomitasse seu delírio como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei porque os moderadores desse blog continuam deixando pessoas que xingam os outros nominalmente continuam ficando ANÕNIMAS. Todo mundo aqui assina o nome, menos a petralhada que acessa, agride e fica anônima. Vão parar com isso. pra agredir dando nome tem que assinar o nome também.

    ResponderExcluir