Filmes Comentários

domingo, 20 de maio de 2012

Gabrielli, o retorno.



                                José Sérgio Gabrielli, economista e ex-presidente da Petrobras

Ricardo Líper

José Sérgio foi meu colega no ginásio. Fizemos parte de um grupo de rapazes namoradores de mocinhas, nem sempre de família, quando adolescentes. Descobrimos as teorias sociais e a participação em grupos de esquerda naquela época conturbada do nosso país. Desse tempo para cá o tenho visto pouco devido aos caminhos diferentes que trilhamos. Eu aqui na vida acadêmica e ele desempenhando um papel de presidente da Petrobrás. O que posso dizer é que conheci poucas pessoas tão sérias, sensatas, amigas, estudiosas como ele. É muito difícil se ter um colega de escola secundária e não ter nada a se queixar dele. Eu tive sorte. Tive colegas, o que o inclui, que nada tenho de que me queixar. Estou dizendo o que penso e vivi. E tem mais. O meu critério não é só, já disse várias vezes, o que a pessoa pensa, mas o que a pessoa faz. E tem mais ainda: eu considero bastante as que fazem o que acho direito e justo. E sempre digo a verdade. Não escondo nada, pois nunca escondi. Tenho conhecido pastores protestantes muito mais libertários do que vários anarquistas e mais sensatos do que muitos que vivem arrotando que estão libertando minorias. A vida, meus caros, é muito mais complexa, e as pessoas também, do que se pensa. Eu não podia ser libertário de mordaça sem reconhecer o mérito das pessoas. Ah! se todos que ocupam o poder fossem como Gabrielli, a nossa realidade  seria muito diferente do que a que vivemos. 

5 comentários:

  1. eu também já escolhi meu candidato:

    NULO!!

    ResponderExcluir
  2. tocante as suas reminiscências..., mas vou votar nulo, pois não sustento parasitas!

    ResponderExcluir
  3. pode seraté isso que voce está falando mas se meteu nessa politica que está aí hj e como nao merecde confiança o que está instalado na politica brasileira hoje eu perdi a confiança nele também ...só acredito vendo igual a SAO TOMÉ;...............

    ResponderExcluir
  4. Convivo com Liper há 35 anos e confio plenamente nas avaliações que ele faz das pessoas. Votaria em Zé Sérgio para qualquer coisa, seguindo o que sempre Ricardo me diz sobre ele: de síndico de prédio a Presidente da República.

    ResponderExcluir
  5. então vote mas nao peça meu voto.................o meu voto vale um quinquilhão de dólares...................

    ResponderExcluir