Filmes Comentários

terça-feira, 12 de julho de 2016

PRESIDENTE NEGRO EM WASHINGTON: MELHOROU OU PIOROU O RACISMO?



TonY pAcheCO

Em nossa coluna GIRAMUNDO, de hoje (FM 91,3 CBN SALVADOR), lançamos a pergunta: os 8 anos de governo de Barack Obama nos EUA melhoraram ou pioraram a situação dos negros americanos?
Use o link abaixo para ouvir nossa coluna e dê sua opinião no nosso Facebook ou no blog http://jornalcomentado1.blogspot.com.br 




Se você tem problemas auditivos, a coluna pode ser lida abaixo:

Amigas e amigos da CBN, bom dia!
Policiais brancos mataram um cidadão negro numa blitz e um ex-soldado negro do Exército americano resolveu se vingar matando cinco policiais brancos. Daí vem a pergunta da semana: oito anos do governo Obama melhoraram ou pioraram a situação dos afrodescendentes nos EUA?
A posse do primeiro presidente negro, em 2009, levou muita gente a acreditar que o racismo diminuiria. Assim como aconteceu no Brasil, onde a Lei Áurea da princesa Isabel apenas jogou os negros na pobreza, que é mantida a ferro e fogo até hoje, nos EUA, a Abolição feita pelo presidente Lincoln não alterou em quase nada a maneira como o cidadão branco olha para os negros e vice-versa. Sim, porque os negros não perdoam a escravidão que sofreram e cometem 25 vezes mais atos violentos contra brancos do que os brancos contra os negros. Só que, com um detalhe, o negro que mata um branco nos EUA será morto pela Polícia ou pela Justiça. Já um branco que mata um negro, tem infinitas chances de sair livre. Se for policial então, 99% de chances, pois a polícia americana mata 3 vezes mais criminosos negros do que criminosos brancos.
Resposta da pergunta da semana: a eleição de Obama não diminuiu o racismo. As sociedades são como a Física, a toda ação corresponde uma reação. Obama fez o racismo ficar mais óbvio. E os negros, vendo a violência contra eles aumentar, também aumentaram sua fúria contra os brancos (vide o massacre dos 5 policiais brancos no Texas). Obama é apenas o primeiro passo de uma longa estrada, porque na real, está piorando, antes de melhorar. Tony Pacheco para a CBN Salvador. 

Um comentário: