Filmes Comentários

quarta-feira, 18 de maio de 2016

CUBA, VENEZUELA, BOLÍVIA E EQUADOR PERDEM OU GANHAM ROMPENDO RELAÇÕES COM O BRASIL?


JORNAL COMENTADO 253
terça-feira, 17.05.2016

TOny paCHEco


"O Brasil perde alguma coisa com as ameaças dos governos bolivarianos contra Temer?"
(Coluna "GiraMundo", FM 91,3 CBN Salvador)

A pergunta desta semana veio do jornalista Alberto Oliveira, da "Tribuna da Bahia On Line". Ele quer saber se as ameaças de Cuba, Bolívia, Venezuela e Equador contra o governo Temer são reais ou se eles perderiam muito mais que nós no caso de um rompimento.
Para saber, ouça a coluna usando o link abaixo e se for deficiente auditivo, há o texto em seguida. Se não concordar ou concordar, dê sua opinião aqui em "Comentários", logo depois deste post. Se vai xingar alguém, se identifique. Se é só opinião, pode entrar Anônimo.

                                      Fidel Castro e o pupilo Nicolás Maduro


http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-as-ameacas-de-rompimento-de-relacoes-feitas-por-cuba-venezuela-bolivia-e-equador/?cHash=cdb5bdc3512ac37acd9cb8c58745a1ff



GIRA MUNDO 17.05.2016

Amigos da CBN Salvador, bom dia!
Hoje, a pergunta da semana vem do ouvinte Alberto Oliveira, conceituado jornalista que quer saber: as ameaças de rompimento de relações feitas por Cuba, Venezuela, Bolívia e Equador prejudicam ou não o Brasil?
Da Bolívia importamos a maior parte do gás natural que consumimos, tanto para a indústria paulista quanto para os carros movidos a GNV, além, claro, de sermos os maiores consumidores da cocaína produzida naquele país. Em 2006, o presidente Morales já nos deu um enorme prejuízo nacionalizando os interesses da nossa Petrobras lá na Bolívia.
Do Equador, o Brasil não tem muito a perder, pois é um país pequeno vendendo uma mercadoria que está em baixa no mercado, o petróleo, que está a preço de banana no mundo. Enquanto isso, o Brasil está construindo até hidrelétrica para os equatorianos.
Já na Venezuela, as empresas brasileiras têm pelo menos 20 bilhões de dólares em contratos em execução, da ampliação do metrô de Caracas até uma enorme ponte de 11 km de extensão no Lago Maracaibo. Por causa de sua crise econômica severa, os venezuelanos já devem aos empresários e ao governo brasileiro, cerca de 10 bilhões de dólares em atrasos.
E a resposta da semana é: Cuba, nem vou comentar. É um país paupérrimo que só está fazendo levar nosso dinheiro. Bolívia e Equador não podem romper com o Brasil porque teriam um prejuízo enorme em suas economias que já estão cambaleando. Mas a Venezuela  perderia porque nós paralisaríamos obras importantes por lá, mas nós perderíamos também, amigos, se eles se recusassem a pagar o que nos devem. E você, ouvinte? Mande suas perguntas para o nosso Facebook. Tony Pacheco para a CBN Salvador.


3 comentários:

  1. Você defendeu o golpe militar contra o ex-presidente de Honduras Manuel Zelaia, defendeu o golpe pirata contra o ex-presidente do Paraguay Fernando Lugo, agora defenda o golpe contra Dilma de forma corajosa, nada de tibieza, mostre sua cara golpista, serviçal do imperialismo americano.

    O programa de Michel Temer é seu pois é tão privatista quanto suas ideias, aquelas baboseiras que consideram o Estado o inimigo (quando na verdade do antigo Egito até agora o Estado é instrumento de civilização).

    Se você tivesse um mínimo de honradez iria analisar e defender o programa econômico de Temer com convicção e não ficar atacando países fracos, pobres, que por decisão de suas populações têm governos honrados que procuram se livrar do imperialismo.

    Haja como um homem, embora eu saiba que é impossível, defenda o fim do SUS, dos programas de inclusão social (bolsa família, PROUNI, PRONATEC), defenda a privatização do pré-sal e da PETROBRAS, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A agressividade é típica de um famoso irmão de um deputado conhecido... Perdeu a boquinha?
    Faça como nós, identifique-se. Agredir os outros nas sombras não é coisa de pessoa honrada. Só os covardes agem assim. Se bem que sabemos bem quem você é...

    ResponderExcluir
  3. Ah, em tempo, desta bobajada de membro da quadrilha, a única verdade é que sou, MESMO, a favor da privatização da Petrobras. São 63 anos vendendo aos brasileiros a gasolina mais fuleira do mundo a preços exorbitantes e um diesel contaminado por enxofre a preço de banana para empresários da quadrilha. Vendam para Cuba ou China, para os EUA ou Alemanha, vendam a Petrobras até mesmo para Uganda, desde que os combustíveis sejam melhorados e os preços sejam justos. Sessenta e três anos já deram para nós entendermos que nas mãos das quadrilhas que se sucedem no poder no Brasil não teremos, NUNCA, gasolina de qualidade a preço justo. E, de quebra, temos que pagar dos nossos bolsos subsídios para USINEIROS (leia-se, políticos corruptos plantadores de cana de açúcar). Ninguém merece.

    ResponderExcluir