Filmes Comentários

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Vou votar novamente em Dilma

Ricardo Líper

A pior coisa do mundo é um sujeito regrado. Quer dizer, acostumado a seguir mandamentos. E esse tipo de sujeito está em toda parte. Tem pessoas que quando seguem um pensamento seguem ao mesmo tempo as regras dele de forma inflexível. Mas a realidade é que as conjunturas mudam e não existem regras que podem dar conta de tudo. 

Bem, eu não acredito que o neoliberalismo é um sistema de governo que pode trazer qualquer benefício a um país. O benefício é apenas para os que vivem ou as custas do Estado ou farão negociatas. 

O que sei é que quando surgiram Lula e o PT, um acadêmico estava acabando o País, sufocando todos com salários miseráveis.  Quem era Lula e PT a não ser um partido que não se esperava que chegasse ao poder tão rapidamente? Foi o horror do neoliberalismo que fez a todos elegerem Lula. Agora, querem que eles voltem para o arrocho dos que não são parentes nem correligionários, a sangria de todos os serviços sociais e, talvez, a sua eliminação. O que mais me constrange é ver velhos saudosos da ditadura militar irem votar no neoliberalismo. 

Eu estou isento de viver satisfazendo regras. Estou fazendo campanha e vou votar em Dilma porque sempre mantive minha autonomia para criticar e não concordar com nenhum partido. Mas não posso ficar de braços cruzados. E atenção não pense que votar nulo ou em branco é a solução. A descrença existe, eu sei, mas é preciso nesse momento impedir que o que existe de mais equivocado possa voltar ao poder.  

Um comentário:

  1. Concordo com você ilustre professor. Neste momento não é possível derrotar o PT e a direita ao mesmo tempo e não vale o argumento fajuto de que tanto faz Dilma como o outro, como quer fazer crer o PSTU.

    Por não entender que o mundo perfeito não existe e que é preciso escolher o menos ruim, ou seja, o possível na conjuntura, elegeram o Congresso mais reacionário e conservador depois de 1964; a "bancada da bala" e a bancada evangélica cresceram e hoje juntas com a bancada ruralista dominam o Congresso Nacional.

    Leis mais repressivas virão, leis mais progressistas não serão votadas, com o reforço do Judiciário através de penduricalhos nos salários do juízes (auxílio moradia, auxílio educação) e segurança exclusiva para os juízes vão turbinar o aparelho repressivo pois o salário dos promotores é automático ao aumento dos proventos dos juízes.

    O outro promete de pés juntos a redução da maior idade penal, a licença para matar mais jovens. Irão combater a CRISE SOCIAL com mais repressão ao invés de aprofundar a distribuição de renda já iniciada. A brecada final nas transformações moderadas iniciadas pelo PT há 12 anos será derrota de Dilma no dia 26, se o outro vencer.

    A bancada evangélica virá com toda a força de seus votos para cima dos DIREITOS HUMANOS. A turma do PSDB/DEM, se eleita, em nome de um suposto ajuste fiscal vai cortar programas sociais e colocar a culpa no PT.

    A turma das manifestações de 2013 se perdeu, foi confundida pela propagada despejada todos os dias contra a esquerda e o PT, em particular, por ser o partido que tem comandado a vida na efetivação dos direitos mínimos dos cidadãos. Confundida pela propaganda elegeu a pior legislatura do Congresso Nacional desde1964.

    Mas também não é para menos, sem saber separar o possível do impossível, sem saber o que é propaganda do que é realidade, foi fácil para a mídia engrupir esta gente.

    ResponderExcluir