Filmes Comentários

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Não Sabia

Ricardo Líper


Não vou dizer que não gostei do término da greve dos policiais. Não acredito na segurança nem ninguém  que mora nesta cidade acredita,  mas o fator psicológico é muito importante. O miserável sabendo que a polícia não está em greve, fica psicologicamente amedrontado. Mas todos sabem que saiu em Salvador ou em qualquer cidade deste País, ninguém tem segurança  devido à miséria da população que faminta, doente, abandonada por todos e sem direito a nada, pode assaltar qualquer um, basta ter oportunidade. A nossa sociedade e sua politica reduziu, e está cada vez mais reduzindo, o brasileiro à condição de uma fera; a miséria leva esse povo à animalidade ampla, geral e irrestrita. A polícia, além de mal paga, não pode resolver um problema que é político: a miséria quase absoluta da maior parte da população brasileira. Pode ter um efeito psicológico apenas quando um deles aparece em algum lugar. E foi bom esse efeito psicológico voltar para as ruas para termos uma chance de, pelo menos 10%, de sair e não ser assaltado por uma maioria de excluídos de tudo neste País infeliz. 

Mas a questão não é essa. Essa todos sabem. O medo é o maior sentimento do brasileiro. Medo de morrer assaltado, medo de não ter assistência médica e se velho, com uma aposentadoria de merda, ser semi-mendigo, que é o que maioria dos brasileiros é. 

O que me surpreendeu é que a greve foi acabada de maneira que não sabia que podia: 1 milhão de reais de multa por dia? E se apoderar dos bens dos indivíduos em greve. Acabou qualquer possibilidade de greve. Fico besta como a ditadura militar não tinha descoberto isso. Resolvia na porrada e na tortura. Bobagem. Coisa de principiante. Agora sim que é o mecanismo perfeito para impedir qualquer greve. Vejam só, eu não sabia que isso era possível. Mas aconteceu. Ai, qualquer um aceita tudo. Vejam só, eu não sou advogado, mas fico curioso: como se pode aplicar uma multa a quem não recebe um salário suficiente para pagar?  Agora vou para minha especialidade que é Filosofia. Não existe nenhum partido brasileiro, que eu saiba, que siga Marx? Por que todos ficaram caladinhos? Primeiro ponto. E atitudes desse tipo só tem, em política, quem é de formação autoritária, de origem truculenta, não-democrática, portanto, fascista. O direito de greve foi eliminado de forma grotesca. Sim, volta a ilusão psicológica na falta de segurança habitual, mas a que preço? Ao preço de não se ter mais uma democracia. Os que querem a volta da ditadura militar já a tem de uma forma mais sofisticada até. Pode dar uma tese de mestrado sobre política e greve e leis no Brasil pós-ditadura militar. Uma desses canais de televisão que ganham dinheiro com a miséria alheia ou de todos podia abordar isso. É natural. Nietzsche, que não viveu no Brasil, percebeu que o que existe é vontade de potência em todas as instâncias do mundo, do cosmo. Estava certíssimo. Se tivesse vindo aqui e não fosse morto, como é tradição se matar turistas alemães, principalmente, escreveria muito mais do que escreveu sobre a vontade de potência e, portanto, da guerra geral de todos contra todos devido a ela. Mas voltemos, uma dessas redes de televisão viu, à noite, um sujeito fazendo Cooper na orla sozinho em plena greve dos policiais. E aí o repórter perguntou a ele se não estava como medo. Ele respondeu: "Não. Nunca passam  policiais por aqui."

E os que ainda tem salário se preparem para a inflação. O comerciante, e está certíssimo, vai repassar para os preços tudo que perdeu e está perdendo. E você eleitor-Maria-vai-com-as-outras é que vai se ferrar. Viu os impostos que estão cobrando das empresas? São elas que vão reclamar? Nunca. O bom cabrito não berra. Você é que vai se ferrar sim. Já está se ferrando. Mais de 10% de aumento da energia e seu aumento foi de quanto? E os IPTUs e a série de outras siglas e mais siglas? O empresário paga, mas, no final, quem vai pagar é você, seu otário, que não sabe votar. Não tenho a menor pena de quem não sabe votar. Agora "guenta" a rebordosa e o baratino que Marx chamava de ideologia burguesa. 

Um comentário:

  1. Existe no Direito Romano, que vem a ser a origem do nosso Direito, o princípio da RAZOABILIDADE DA PENA. Não se pode exigir de um mendigo que ele pague uma multa de 10.000 reais. Ele passará toda a vida sem ver uma nota de 100 reais. Como não se pode exigir de um PM que ganha pouco mais de 2 mil reais, que ele pague uma pena de 1 milhão de reais. Ele nem consegue imaginar este valor nos melhores sonhos da vida dele. Que tipo de juiz é esse que INVENTA uma multa diária de 1 milhão???????????????

    ResponderExcluir