Filmes Comentários

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FURO DE REPORTAGEM: A VERDADEIRA CAUSA DO APAGÃO NO NORDESTE.


JORNAL COMENTADO 150
8:44 - 29.08.2013 - Quinta-feira

TonY PacheCO*

“Apagou geral”
(jornal “Massa”)
“Apagão retado”
(jornal “Correio”)
“Apagão nordestino deixa Bahia às escuras”
(jornal “A Tarde”)

Samba do Ministro Doido, "après" Stanislaw Ponte Preta

Nanananinha! Lobão, Lobão, não foi incêndio não!
A história é bem outra. E vamos iniciar como meu amigo e ex-colega de “A Tarde” Cristovaldo Rodrigues sempre iniciava suas matérias: 
“Tudo começou...” quando o SOCIALISTA governador do Ceará recebeu um novo helicóptero gigantesco, um “Apache” magnífico, inclusive dotado de um jogo de metralhadoras e mísseis (eu disse mísseis, não disse misses...) pra se alguma potência burguesa quiser derrubar o ínclito governante, a resposta ser imediata. Encantado e encantador, o SOCIALISTA pensou logo em SOCIALIZAR a grande aquisição.
O pivô do apagão, o helicóptero socialista do governador socialista
A mãe do Bode Gaiato é suspeita de ter participado do rega-bofe 

Então o Grande Líder das Massas do "Jirimum" pensou em transformar a chegada do helicóptero em um momento de SOCIALIZAÇÃO entre a mais fina flor da SOCIEDADE cearense e, ÓBVIO, os representantes das comunidades: foi logo chamada Dona Zeferina, "a mãinha" do Bode Gaiato do Facebook. Então pensou o governante que adora helicóptero, igual aquele lá do Rio de Janeiro e aqueloutro, o baiano dos óio azul: “Já que é um Apache, vou transformar o evento numa oportunidade de mostrar ao Piauí que a Divisa do Litígio é nossa e ninguém tasca”, e resolveu promover um convescote bem na pequena Oiticica, provocantemente situada "na breuba" da divisa da divisa da birra com os piauienses. A Casa Militar do governador gostou demais da ideia. Problema é que a região do litígio é seca que dói, só tem mandacaru. Ao que a secretária do Meio Ambiente sugeriu, “convida o Ney MATOGROSSO, ele vai dar aquele ar florestal ao ambiente”, ao que o secretário da Cultura retrucou: “Tu num conhece o bicho, sinhá minina! Aposto que ele vai chegar cantando Eu quero o amor, da flor de cactos", só pra provocar. Desistiu-se do MATOGROSSO e ficou de o pic nic inaugurativo do helicóptero ser mesmo com o pano de fundo caatinguento dos cactos, mas com o luxo que o cerimonial cuidaria de cuidar.
E o grande dia chegou. Foi ontem, quarta-feira, uma revoada de helicópteros na Divisa em Litígio. A cidade de Oiticica nunca tinha visto nem passarinho, tal a secura do lugar, quanto mais pássaros de aço em revoada... Foi uma demonstração de força do governo SOCIALISTA digna dos Irmãos Castro nos bons tempos que a União Soviética dava helicóptero de graça pra eles, só que os do nosso discípulo de Padim Ciço quem paga é os ot..., oops!, digo, os cearenses, eita povo brabo! 
Fondue de lagosta não faltou na chegada do helicóptero

As toalhas estendidas na relva em flor mostravam o melhor da cozinha cearense e internacional como já foi descrito por toda a imprensa quando se deu transparência ao menu constante do Palácio do Doge, digo, palácio do governo em Fortaleza. Aliás, não foi bem toalhas na relva, foi toalha na terra seca esturricada mesmo. Mas as lagostas eram galáticas, enormes, a ponto de Juca Chaves não ter resistido e começado a cantar Leva lagosta, leva lagosta, que lá na França todo mundo gôsta, para a diversão geral das SOCIALITES SOCIALIZANTES. Caviar também não faltou, num ato de generosidade dos deuses, transformados em lindas bolhinhas de mel, em vez daquela coisa nojenta e azeda das ovas de esturjão do Mar Cáspio. Isso não foi suficiente para diminuir a indignação da convidada da Sétima Arte, Brigite Bardot, equivocadamente convidada pelo secretário de Relações Internacionais do governador. La Bardot já chegou bradando, causando, gritando “Vocês sabem quantos milhões de esturjões vocês estão matando ao comer as ovas do bichinho?” O assessor de imprensa da Diva, professor André Setaro, mezzo crítico cinematográfico mezzo apaixonado pela deusa da Gália Transalpina, tentou consertar a situação, dizendo que Bardot não disse o que disse e isso foi pior porque ela em bom português (sim, ela já gravou música na Língua Pátria, a nossa...) proibiu o jornalista nosso professor querido de se esbaldar na iguaria, já ali naquele ponto, voltando a ser azeda como sempre foi, pois não há milagre que resista à caatinga nordestina e a uma ambientalista enfezada...
E O APAGÃO?
Esperem que esta história, como requeria “Seu” Nelson Pacheco, é REMENDADA...
Todos instalados no convescote SOCIAL, eis que chegam os GARÇONS CUBANOS, haja vista que os garçons brasileiros, tais como nossos queridos médicos, SE RECUSAM a atender pobre xexelento, muito menos no monossílabo do mundo, parodiando o radialista Mário Kértèsz. E Oiticica, convenhamos é no c... do mundo, MESMO. Então a PRESIDENTA, tentando ganhar o governador SOCIALISTA da Terra do Padim Padi Ciço pra sua campanha, mandou um avião da FAB cheio de garçons cubanos pra servir os acepipes aos convivas no furdunço do Líder das Massas (e das Mariscadas) Cearenses. Mas foi aí que o Fondue de Lagosta e o Camarão Iracema, tão diligentemente preparados pela Casa Gastronômica do Governador SOCIALISTA (um anexo da Casa Civil), desandaram de vez. 
Eis que naquela secura das terras da Divisa em Litígio há uma cacetada de torres de distribuição de energia elétrica, aquelas monstrengas que cortam o nada com umas bolas nos fios. E foram as bolas (sempre elas, protagonistas de tudo que é ruim no Brasil...) que desandaram a buchada ao misturarem sarrabulho com feijoada do Mucuripe. Os garçons do “Seu” Fidel eram, na verdade, jogadores de basquete em fim de carreira e quando viram aquelas bolas penduradas (sic) nos fios de alta tensão, não resistiram e bateu um frisson. Revivendo os tempos em que todo cubano sequestrava um avião pelo menos uma vez na vida, tomaram de assalto o helicóptero Apache do governador SOCIALISTA NAS HORAS VAGAS, entre um Dom Pérignon e outro Dom Pérignon... Voando como loucos pra tirar as bolas dos fios, os globe trotters travestidos de garçons bateram com a hélice nos fios de alta tensão... E, anticlímax, O NORDESTE APAGOU.
Flagra dos jogadores de basquete travestidos de garçons cubanos cortando os fios das torres de alta tensão que geraram o apagão. Isto é que é esforço de reportagem. Baba, Folha de S. Paulo...


E “Assim, se conta esta história, que é...” do governador a maior glória, glória que o Lobão tentou levar pro Piauí, dizendo que o apagão foi obra de um fazendeiro muito louco colocando fogo no pé da torre de transmissão. “Menas verdade”, diria minha amiga BigLôra, para quem deve se dar (sic) “a Cid o que é de Cid”. E tâmo conversado, porque em matéria de dar, minha assessora é imbatível.


* tonY Pacheco é jornalista e radialista desocupado, por isso fica escrevendo bobagem.

2 comentários:

  1. já pode participa do zorra total uashduashdsasshdhdh

    ResponderExcluir
  2. E é só sua assesora que entende de dar? kkk balaio de pinha, vontade vc tinha.

    ResponderExcluir