Filmes Comentários

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Na Bahia é assim: quem morreu é que se fudeu!!!


Tony PACheco

A absolvição do assassino confesso do apresentador de TV Jorge Pedra é mais um dos momentos da impunidade que grassa na Bahia, estado campeão em homofobia no Brasil há vários anos, segundo pesquisa permanente mantida pelo professor doutor Luiz Mott, uma das maiores autoridades mundiais em termos de estudos da homofobia.
O caso de Jorge Pedra é emblemático e deixa envergonhado qualquer baiano medianamente civilizado. Resolvi postar, abaixo, um texto do blog diretoaotema.blogspot para que vejamos as razões pelas quais a Bahia (e Salvador, especificamente) é um dos lugares mais violentos do planeta: AQUI SE TEM A CERTEZA DA IMPUNIDADE.

Bahia: muitos crimes e pouca solução.
* Por Fabricio Rebelo

O estado da Bahia é atualmente o vice-campeão no ranking de crimes cometidos por arma de fogo, com o expressivo percentual de 81,3%. Salvador, a capital, tem números ainda mais altos: 93,6%. Estes são os dados divulgados em recente pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, analisando a criminalidade nos estados brasileiros.[1]

Paralelamente a tal triste realidade, dados de pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP apontam que o estado é o 5º pior do Brasil no ranking de resolução de inquéritos policiais em crimes de morte, acumulando um saldo de 10.145 homicídios sem elucidação[2]. Em termos práticos, os dados apontam que o estado deixou de punir, ao menos, 10.145 crimes que resultaram em homicídio, simplesmente por desconhecer seus autores, as condições em que foram praticados, o armamento utilizado e sua origem. São crimes que permanecem envoltos em absoluto mistério.

A confrontação entre as duas pesquisas indica haver relação causal entre o número de homicídios e o de sua elucidação, pois que, a exemplo da Bahia, justamente nos estados com menores taxas de elucidação criminosa é que se concentram as maiores taxas dos crimes de morte. E, a bem da verdade, não poderia ser diferente, pois a ausência de elucidação de crimes traz como consequência direta a impunidade, hoje indiscutível fator sobrelevante para a fomentação criminosa.

No outro extremo, pode-se tomar como melhor exemplo de sucesso no combate ao crime o estado de São Paulo, destacado no “Mapa da Violência 2011”, estudo fruto de parceria entre o Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, como o estado que mais conseguiu reduzir os índices de homicídio: 62,4% em dez anos. A fórmula? Repressão ao crime, através de investimento na polícia e punição dos criminosos.

5 comentários:

  1. A culpa dos altos indices de criminalidade é de Jacques Wagner e do PT que governam a Capitania da Bahia desde 1.500.

    Outra culpa grave do PT é que quando Jacques Wagner construiu o Centro Histórico da Cidade do São Salvador esqueceu de construir os estacionamentos, deve ser porque ele sempre andou de helicópetero.

    A polícia, sua falta de competência e corrupção, é também é culpa do PT e de Jacques Wagner: foi ele que aposentou os capitães-do-mato antigos e substituiu pelos novos da Polícia Militar e os mequetrefes da polícia civil. Deu no que deu... Chega de mudança...

    ResponderExcluir
  2. É A BAIA DE TODOS OS NÓS.

    ResponderExcluir
  3. Nada disso, anônimo 1. Jaquinho não foi culpado pela aposentadoria compulsória dos capitães do mato não... o culpado foi ACM, O Neto.
    Jaquinho foi culpado do desejo de Caipora comer Macunaíma... o que importa é que nessa historinha é tudo igual, sacos dos mesmos gatos... uhuhuhhuhhu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo abobalhado e cego, tu só vê caipora e macunaíma porque tu é demente, desgraçado.

      Excluir