Filmes Comentários

sábado, 2 de junho de 2012

Sociedade de Controle: Aqui e Agora

______________________________
O século XX se encerrou afirmando como utopia uma necessária democracia agenciada pelas forças liberais. Ela deve servir a todos como forma de vida política igualitária capaz de contemplar as diferenças. Trata-se de uma democracia representativa com base em direitos civis, políticos e sociais que espera a participação de todos e se propõe garantidora de direitos a serem contemplados com base na inspiração multiculturalista. Capitalismo com democracia passou a ser o duplo indissociável que encerrou o século anunciando o retilíneo caminho a ser seguido pela sociedade de controle.
Edson Passetti no livro Anarquismos e Sociedade de Controle (Cortez Editora)

3 comentários:

  1. está tudo dominado..., os donos da verdade ocuparam todos os espaços de expressão e ação coletiva; negando, portanto, aos de baixo a possibilidade de buscar novas formas de convivência societária; é uma hegemonia que veda, ensurdece e amordaça à todos, sem a menor cerimônia!!!

    ResponderExcluir
  2. A sociedade controlada não pela força mas pelo controle da informação é um tema relevante, contudo, conhestramente esmiuçado por este blog feito por marcianos.

    É indiscutível que a maneira mais solerte de se controlar uma sociedade é controlando o insumo da atividade mental, a informação.

    Na difusão da informação as grandes empresas que controlam os meios de comunicação se destacam pela conduta consevadora e até mesmo criminosa ao desrespeitarem a Constituição em seu art. 220 e em diversos outros dispositivos tais como a presunção de inocência e direito de ser julgado pelo Judiciário, e não linchado pela mídia, que há muito usurpou a condição de juiz.

    Neste jogo não existem inocentes mas podem e devem existir honestos pois ninguém faz um jornal, revista, um blog ou instala uma emissora de rádio ou um canal de tv sem o propósito de interferir na opinião alheia. A maneira e o propósito é que faz a diferença. Desgraçar a vida dos adversários políticos com difamações, preconceitos e mentiras estimatizando-os ou captar a atenção da opinião pública por iguais meios só para vender produtos é que é uma manipulação criminosa e fraudulenta a quem confia comprar informação qualificada e recebe lixo.

    Professores universitários da UNEB ou da UFBA, particularmente da FACOM ou da cretinice coletiva situada no aprazível morro de São Lázaro repetem uma sociologia alienada que decoram de livros traduzidos sem metabolizarem e buscarem aplicação na realidade brasileira. Já presenciei professores cretinos fazendo na sala de aula uma pregação contra a sociedade de consumo em uma socidade de miseráveis como Salvador. O sujeito não sabia que estava no Nordeste do Brasil, era tão bem informado de nossa realidade quanto um marciano, recém chegado de Marte, claro...

    O professor era um tal de Gei Espinheira (que Deus o tenha e mantenha como castigo a obrigação de ler 10 horas por dia bons livros) e explanava sobre a Escola de Frankfurt. Mas sejamos justos, desinteligentes como ele existem aos montes nas redações de A TARDE ou da TRIBUNA DA BAHIA, formados na FACOM...

    Os sábios formados na FACOM, entre um baseado e outro, não conseguem diferenciar o que seja um fato, o que é opinião ou análise. Fatos são eventos provados, que podem ser objeto de análise ou opiniões. Só otários compram opiniões como se fossem fatos. Os miseráveis não entendem que quando o sujeito não tem compromisso com a verdade não faz jornalismo, faz propaganda, e propaganda enganosa (um caso de aplicação do Código de Defesa do Consumidor) tal é o que é perpetrado peos meios de comunicação como VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, REDE GLOBO, BANDEIRANTES e outros menores. Estes meios já se autodefiniram como partidos, muito oportunamente chamadaos de PIG pela maneira como tentaram induzir e forjar as condiçãos para um golpe de Estado com a invenção que eles chamaram de "mensalão".

    Tudas as patranahs do PIG são uma tentativa de se controlar a sociedade pelo controle da mente das pessoas, via controle e manipulação dos fatos e não-fatos. Este estupro da opinião pública pela ração diária de lixo produzido em escala industrial e atirada na cabeça dos cidadãos é o controle da mente mais ofensivo à cidadania que se tem conhecimento no mundo ocidental.

    ResponderExcluir
  3. quem não sabe ler ...mal sabe ...mal vê .... portanto nao interpreta um metro distante do seu nariz muito menos do umbigo...................

    ResponderExcluir