Filmes Comentários

segunda-feira, 5 de março de 2012

Os reacionários

Hitler ao sair da  Marine Church em Wilhelmshaven  


Ricardo Líper

Todo governo é uma análise de ações praticadas no qual o custo benefício é, ou deveria ser,  um grande instrumento de reflexão. 
Existem agrupamentos ideológicos, alguns deles religiosos, que são extremamente retrógrados, reacionários, de direita, que durante a história, não só do Brasil, mas do mundo, sempre estiveram ao lado de governos e ditaduras ferozes. Desde a Inquisição supliciam o próximo baseados nas suas quimeras agrupando em suas fileiras o que existe de pior na humanidade. 
Os mimos para agradar  uma direita reacionária que, quem votou nesse governo, se a quisesse no poder, teria votado nela, decepciona os que não são bolsistas do governo e têm, apesar de tudo, alguma esperança. Eu pessoalmente acho uma heroína, pela qual tenho muito respeito, quem está no nosso comando agora. Faço esses comentários porque não sei ao certo se o custo benefício dessas ações não seriam  mais custos. Eu não sei, claro, o que está nos bastidores, só sei o que vejo no palco. Espero que nossa sensata Presidente e seus assessores saibam o que estão fazendo. 

Bem, coloco abaixo um trecho tirado da Internet.

"Hitler estimulou ativamente o movimento protestante Deutsche Christen, liderado pelo pastor Ludwig Müller. Paralelamente ao estímulo à organização de uma nova denominação reformada, Hitler se encarregou também de assinar acordos com líderes católicos e protestantes, que prestaram lealdade ao Führer e que se silenciaram ante as barbaridades do regime. Segundo Paul Johnson 4, dos 16.000 pastores alemães, pouquíssimos deles foram presos por oposição a Hitler. A Igreja Católica, por sua vez, não excomungou nenhum agente SS pelos seus crimes. Durante todo o regime hitleriano, a Igreja Católica excomungou apenas um líder nazista, Joseph Goebbels. O motivo? Ter-se casado com uma protestante divorciada. Enfim, as alianças do Vaticano com o Reich e outros regimes totalitários são fartamente documentadas e já foram objeto inclusive de desculpas papais.
Mas a questão que me parece mais fundamental não é a fé de Hitler, de Goebbels ou de Göring, nem mesmo a posição das lideranças eclesiásticas. Esses são quase que pontos periféricos no debate.
É fato: os líderes nazistas não perpetraram as atrocidades sozinhos. Eles tiveram o apoio de milhões de alemães que eram, na sua esmagadora maioria, cristãos. A pergunta crucial é: por que diabos os cidadãos cristãos colaboraram com o nazismo ?"
http://aterceiramargemdosena.opsblog.org/2009/11/06/uma-boa-velhinha/

Sugiro a leitura atenta pois, como dizem, só a verdade o libertará de ser engabelado por uma direita reacionária.

6 comentários:

  1. Ninguem vai responder isso, professor Líper: porque cristãos apoiam tantas atrocidades. Não é conveniente a reflexao sobre estes fatos historicos. Até porque, sem reflexão, eles podem continuar aderindo aos ditadores, como as igrejas de Cuba, China e as do Brasil, que veem a opressão do povo e se calam.

    ResponderExcluir
  2. professor, professor... eu sei a resposta:

    ... os alemães estavam cuidando de suas vidas particulares e intransferíveis, se lixando com os outros (ciganos, bibas, judeus, negros..)... Seguiam, portanto, uma orientação tão comum nos dias do pós-modernismos de "todd may, hakim bey, saul newman, lewis call, michel foucault,..."

    ResponderExcluir
  3. juntando dinheiro para comprar um Volkswagen Jetta NOVO!!

    maria chiquinha da baixa do tubo

    ResponderExcluir
  4. rapá... num li essa raça toda não. Mas Hakin Bey e Foucalt num mandarão ninguém ficar em casa batendo bronha não (se bem que é algo muito gostoso).
    as zonas temporárias autônomas não são setores individualizados de ação (podem até ser). podem ser coletivos, individuais e etc, etc... mas uma coisa não é: uma área sem autonomia, coisa imposta por algum coletivo abstrato aos indivíduos que dele participam. Falta de autonomia não é coisa inerente aos anarquistas (nem a Foucault). Nem pós, nem pré modernistas. falta de autonomia é coisa de marxista. e de muito anarquista que acredita num Homem Perfeito e em teorias perfeitas.

    ResponderExcluir
  5. O filme A ONDA dá uma dica de como um bocado de gente entrou na de Hitler.

    ResponderExcluir
  6. estavam tricotando uma "tanginha" de croché para brincar no carnaval de salvador!?!

    acertei?

    ResponderExcluir