Filmes Comentários

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

GASOLINA SOBE DE $2,48 PRA $3,09. SÃO 25% DE AUMENTO. ATOCHA NA CLASSE MÉDIA. ELA “GUENTA”!

JORNAL COMENTADO 171
9:05 – 12.12.2013 – Quinta-feira

TOny PACheco*




O Estado Brasileiro está convencido que a classe média precisa pagar todos os seus custos de manutenção e investimento, pois só isso explica a sua decidida política de onerar a vida desta classe impiedosamente.
A gasolina não subiu, como diz a Petrobras, 4%. Pagávamos exatamente há um ano, em Salvador, $2,42 pelo litro de gasolina. Há um mês, apenas $2,39 em alguns postos ou, no máximo, $2,48 nos postos Shell, que tem a melhor gasolina. Agora, pagamos $3,09. Isto é uma elevação de 25% no custo do litro. Não são 4%... Ou eu sou idiota e fugi da escola? Talvez.
O mais curioso é que os meios de comunicação (rádios, TVs, jornais, revistas, sites e blogs) não têm dado nenhum destaque a isso, como se fosse natural uma mercadoria de primeiríssima necessidade subir de $2,39 para $3,09 e se pensar que NÃO HAVERÁ IMPACTO INFLACIONÁRIO. É claro que terá. Todo mundo que vende qualquer coisa e que, ao mesmo tempo, precisa se locomover, EMBUTIRÁ nos preços de seus produtos estes 25% a mais.
Mas nós somos assim, metem com areia na gente e nós ainda sorrimos. 

Veja-se que nossos veículos também nos são cobrados mais caro. Acontece com todas as marcas, mas vamos falar do veículo mais vendido no Brasil, o Gol. No México se vende o Gol fabricado no Brasil. Depois de viajar milhares de quilômetros até lá e pagar impostos alfandegários, o veículo 1.6 é vendido aos mexicanos por 27 mil reais. O mesmo carro, fabricado na mesma fábrica brasileira, é vendido a nós, brasileiros, por 34 mil reais. Agora, por que tão mais caro? Por que, se não há taxas alfandegárias no nosso caso e tampouco o Gol viaja milhares de quilômetros de navio para chegar até as nossas concessionárias? Só o Sr. Mantega pode responder a este momentoso tema...
E sabe quantos quilômetros um Gol brasileiro faz com a gasolina mexicana (pura, sem o nosso terrível álcool): 14 km nas cidades e 17 km nas estradas. No Brasil, o Gol não faz mais que 9 km na cidade e 12 km nas estradas por causa do horrível combustível que a Petrobras vende a nós, os otários. E olhe que a gasolina no México custa 1 real e 84 centavos, contra os 3 reais e 9 centavos no Brasil...
E mais, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, parece que passa os dias em Brasília vendo maneiras de prejudicar a classe média: ontem, ele anunciou que talvez adie a obrigação de os carros brasileiros saírem de fábrica, a partir de primeiro de janeiro de 2014, com airbags e freios ABS. Ou seja, dois itens de segurança que são OBRIGATÓRIOS nos países desenvolvidos há mais de 20 anos, aqui serão adiados de novo. Faça isso mesmo Sr. Mantega. A gente MANTÉM O ESTADO BRASILEIRO, mas temos mais É QUE MORRER MESMO nestas carroças sem segurança que chamamos de automóveis.

Mate a sua galinha-dos-ovos-de-ouro, Sr. Mantega. O Sr. é um gênio!

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA (registro DRT-BA 966), estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal da Bahia. Também estudou Psicanálise.

7 comentários:

  1. É isso aí Tony, o Estado Brasileiro quer atochar, aviltar cada vez mais a classe, arrancar dela o último centavo até matar o cidadão. Só que esquece que é este mesmo cidadão comum, como eu e você que mantêm e paga a conta deles, com seus exorbitantes impostos e nada em contrapartida. Enfim, os parcos recursos do brasileiro é para pagar contas, impostos, planos de saúde, e lazer, viagens, e outros planos como melhorar de vida, nem pensar ! (Marinaldo Mira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo, Marinaldo! E eu já tô igual Vc, de saco cheio. Trabalho pra pagar contas, não sobra nada pra o prazer de viver. Uma desgraceira.

      Excluir
    2. Não é à toa que boa parte da população ativa vive depressiva, sem falar nos aposentados e desempregados, sem qualquer atividade, que dependem da ajuda do pai, mães e irmãos para sobreviver. Enfim, nossos parcos recursos são para pagar contas e impostos (e não é.....) !!! (Mira)

      Excluir
  2. "Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família, diz Sinprofaz"

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/11/sonegacao-no-brasil-e-20-vezes-maior-que-gasto-com-bolsa-familia-diz-sinprofaz.htm

    A tributação no Brasil é essencialmente injusta, quem menos tem é quem mais paga. Contra isso não diz uma palavra. A outra coisa importante quem mais rouba o dinheiro público são os sonegadores, aqueles que operam com uma pessoa jurídica, os empresários. Só pode sonegar quem muito a pagar.

    Sabendo que a melhor defesa é o ataque eles mantêm a esquerda na defensiva dizendo que pagam muitos impostos, pura mentira. O inimigo número um dos garis, aquele que diz "isto é uma vergonha", o maior descarado da tv vive a falar do impostômetro e nunca falou do sonegômetro.

    Paga-se muitos impostos, mas é preciso dizer quem paga, ou então é safadeza, canalhice. É preciso dizer também que a justiça tributária só pode ser feita quando quem tem mais paga mais impostos.

    Seja conservador, vote nos candidatos dos ricos e depois não se queixe. Dos 513 deputados da Câmara dos Deputados o PT tem apenas 88, supondo que este é o partido menos ruim fica evidente que a culpa pela injustiça na tributação se deve a pessoas esclarecidas, paulistas de quatro costados, jornalistas, gente sabida, professores universitários, seguidores de Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, leitores de VEJA.

    O sujeito é conservador, inimigo do Estado, eleitor dos DEMOS depois se queixa quando a conta chega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não o que isso acima tem a ver com o post. O post é sobre A GASOLINA BRASILEIRA SER UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO. E meus ganhos não sobem 25% ao ano e, sim, 4, 4 e meio por cento ao ano, como o de todos os outros brasileiros. ESTAMOS FICANDO MAIS POBRES A CADA ANO. Só isso. Não interessa se foi o DEM ou o demônio, o PT ou o PQP...

      Excluir
    2. Quanta ignorância em 5 linhas. O comentário tem tudo a ver com post pois quando alguns deixam de pagar outros pagam, no caso quando os ricos e muitos ricos sonegam a conta recai para os mais pobres, vulneráveis sob todos os aspectos.

      Não entender que a tributação é resultado da política, isto é, será tributado quem tiver menos poder ou poder nenhum. É aí que entra a ignorância como um ato suicida, ignorar que a política tributária dos DEM(os) é uma e a da esquerda é outra.

      Sem querer usar a inteligência que o satanás lhe deu você não sabe que o sistema tributário que temos, ou seja, todos os tributos que pagamos têm previsão constitucional, ou está previsto na Constituição Federal ou não pode ser criado. Por conveniência não quer lembrar que foi o "Centrão" (PFL e cupinchas), que inseriu na Constituição de 1988 este sistema tributário que onera o consumo, tributa os mais pobres pois ricos e pobres pagam o mesmo tributo quando compram a mesma mercadoria.

      Tributar a propriedade é o certo, é a base da justiça tributária, quem tem maior patrimônio deve pagar mais impostos. O difícil é convencer pessoas como você que acreditam e defendem a "desoneração da produção", empresas não pagando tributos ou pagando menos do que pagam, que é menos do que o que sonegam.

      Difícil mesmo é convencer pessoas sabidas como você que a classe média em qualquer lugar do mundo é feita com fundos públicos, inclusive desoneração tributária, e tributação dos ricos e muito ricos.

      O professor doutor Ricardo Líper escreveu aqui que a direita não está satisfeita com as ruas entupidas de carros - trabalhadores comprando carros novos e usados -, está indiscutivelmente certo. E como não serão tributados os ricos para se construir transportes de massa e melhorar o trânsito nas grandes cidades o que vai ocorrer será o aumento da gasolina, do preço dos carros e de seus penduricalhos, estacionamento, multas (multar mais também), peças de reposição, IPVA, etc.

      Isto já está acontecendo aqui em Salvador, o prefeito mirim, o famoso Grampinho, turbinou a fábrica de multas, aumentou a cobrança de ISS dos estacionamentos particulares, que passaram a cobrar também por minutos e não por hora, aumentou o espaço de ZONA AZUL. Em cinco anos as ruas estarão mais vazias. É mais fácil aplicar este golpe contra a população (e afanar mais algum também) que construir a infra-estrutura das grandes cidades tornando-a habitável para a massa da população.No final tudo muito coerente com a filosofia política do PFL.

      Conheci um vendedor de carros usados que votou em Grampinho. Eu disse a ele: seu negócio é para pessoas de pouco poder aquisitivo, ao votar no prefeito mirim você deu um tiro no seu próprio pé.

      Adstrito ao critério uso da inteligência, você, "seu" Pacheco, é igual ao vendedor de carros usados.

      Excluir
    3. De novo, parabéns pela argumentação. Continuo não entendendo. Eu, como milhões de brasileiros, continuamos ficando mais pobres a cada ano. Seja por causa do DEM, do Demônio, ou do PT da Puta Que os Pariu... O resultado final é o mesmo.

      Excluir