Filmes Comentários

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CHUVA NÃO É RUIM. RUIM É FALTA DE INFRAESTRUTURA.

JORNAL COMENTADO 169
8:11 - 29.11.2013 - Sexta-feira

SALVADOR É UMA “CIDADE CHUVÃO”, MAS AS
AUTORIDADES A VENDEM COMO “CIDADE VERÃO”

"Chuva de um mês cai em oito horas"
("A Tarde")
"Enchente"
("Correio")

tonY PaCheco*
                                Salvador é assim...
                                 ... e é vendida aos turistas como se fosse assim.
       Galerias pluviais de Tóquio. Podia chover o quíntuplo do que choveu em Salvador. Não ia ter uma enchentezinha sequer...
A mídia precisa, com urgência, mudar o foco quando chove um pouco mais em Salvador: o problema não é a chuva, é o fato de as autoridades baianas não dotarem Salvador de infraestrutura para receber as chuvas. E, pior, VENDEM a cidade como se aqui não chovesse nunca.
Salvador é uma das cidades em que MAIS CHOVE NO MUNDO. São quase 2.100mm de água por ano. Chove em quase 260 dias do ano. Isto é, a cada 3 dias, CHOVE EM 2 DIAS. No entanto, não há um sistema de captação de águas pluviais digno deste nome. Em Tóquio, por exemplo, pelo preço de apenas 6 bilhões de reais, construiu-se um sistema de captação de água de chuva que é hoje em dia, inclusive, cenário para todo tipo de filmes de tão fantástico. O maravilhoso sistema foi completado em 2006, tem 6,4 km de túneis de 50 metros de profundidade que interligam cinco silos gigantes, de 65 metros de altura e 32 metros de largura, a um tanque enorme. Não há mais chuva que inunde Tóquio.
Em Paris, as galerias de águas pluviais têm um “tour” oficial para os milhões que visitam a capital francesa. Passa um carro de bombeiros nos canais subterrâneos de Paris de tão imensos.
E aqui? Aqui, as nossas “bocas-de-lobo” (bueiros) JORRAM ÁGUA como se fossem chafarizes às primeiras chuvas mais fortes. Em vez de Arena Fonte Nova, Estádio de Pituaçu, Barradão, Ponte Salvador-Itaparica, nossos governantes deveriam lutar para dotar Salvador de um sistema de captação pluvial digno da quantidade de chuva que cai aqui por ano. Mais do que em Londres ou outra qualquer cidade chuvosa.
Pra se ter uma ideia de como chove na capital baiana, vamos lembrar que a cidade mais chuvosa do planeta encontra-se na Colômbia, Lloró. Lá chove em 280 dias do ano. Em Salvador chove em quase 260 dias. Bergen, segunda maior cidade da Noruega, é a cidade mais chuvosa da Europa com uma média de 250 dias de chuva por ano. Salvador chove em 260 dias. Mobile, no Alabama, é a cidade mais chuvosa dos EUA, com mais de 1.524mm de precipitação. Salvador tem quase 2.100mm por ano. Seattle, também nos EUA, é famosa por suas chuvas, tem 226 dias nublados ou chuvosos por ano. Salvador tem 260 dias chuvosos por ano. 
Chove de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, mas chove muito na capital baiana e, por isso, ela precisa ser dotada de uma fortíssima rede de captação de águas pluviais.
Autoridades, ACORDEM, em vez de ficar chorando e mandando a população ficar em casa em dia de chuva, TRABALHEM e parem de vender o que não têm para entregar: uma Cidade Verão. É o que não somos. Londres é a capital financeira do mundo atualmente, chove pra danar (embora menos que aqui...), mas não alaga e o maior sistema de metrô do mundo funciona lá e mantém a cidade a mil por hora, sem problemas. E não me falem sobre comparações absurdas: a Inglaterra disputa com o Brasil o posto de sexta maior economia do mundo. Portanto...

LIÇÃO DE METEOROLOGIA

Salvador: entre 219 e 265 dias chuvosos por ano. Média de 2.098mm anuais.
Em Lisboa, de onde vieram nossos colonizadores (daí Salvador nunca ter sido dotada de uma rede de captação de águas pluviais decente) são apenas 751mm anuais.

Janeiro: 14 dias chuvosos em Salvador , quantidade média de precipitação de 110,9 mm.
Fevereiro: 17 dias chuvosos em Salvador, quantidade média de precipitação de 121,2 mm.
Março: 19 dias chuvosos em Salvador, quantidade média de precipitação de 144,6 mm.
Abril: 21 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação, 321,6 mm.
Maio: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação, 324,8 mm.
Junho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação, 251,4 mm.
Julho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação, 203,6 mm.
Agosto: 20 dias chuvosos, média de precipitação, 135,9 mm.
Setembro: 17 dias chuvosos, média de precipitação, 112,2 mm.
Outubro: 14 dias chuvosos, média de precipitação, 122,2 mm.
Novembro: 14 dias chuvosos, média de precipitação, 118,5 mm.
Dezembro: 14 dias chuvosos, média de precipitação, 132 mm.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional, drt 966-ba.

2 comentários:

  1. "Salvador: entre 219 e 265 dias chuvosos por ano. Média de 2.098mm anuais.
    Em Lisboa, de onde vieram nossos colonizadores (daí Salvador nunca ter sido dotada de uma rede de captação de águas pluviais decente) são apenas 751mm anuais.
    " Gostei disso, valeu

    ResponderExcluir
  2. Choveu demais? A culpa é do PT...

    ResponderExcluir