Filmes Comentários

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

TV de qualidade não precisa de proteção

tonY paCheCo


Lucélia Santos graças à dramaturgia global ficou conhecida em todo o planeta

Entre uma garfada de bacalhau à Brás e um gole de vinho artesanal, fui informado pelos amigos que nos recepcionaram em Lisboa, que o Parlamento de Portugal parava os debates na hora da novela brasileira "Dancin´ Days", um dos marcos da teledramaturgia global que invadiu o mundo, até mesmo a China, onde Lucélia Santos é personalidade até hoje por sua "Escrava Isaura".
O nariz-de-cera com reminiscências se deve ao sucesso extraordinário da novela "Avenida Brasil", que hoje chega ao fim e prova que quando há qualidade, não há necessidade nenhuma de proteção legal para a produção cultural. Falo isso porque corre célere nos bastidores desta República de Bananas um projeto que forçará a TV fechada a transmitir conteúdos nacionais obrigatoriamente. Ora, a TV aberta não tem nenhuma lei que lhe obrigue a passar conteúdo nacional e, no entanto, eu e milhões de brasileiros que pagamos quase 200 reais por mês por TV fechada, desligamos o que pagamos e ligamos na TV Globo para ver "Avenida Brasil". Quer dizer, as pessoas não estão interessadas se o filme ou a TV é nacional ou estrangeiro: quer se distrair com qualidade, com intensidade emocional; quer se informar sem se chatear.
Lembro-me que na minha adolescência os ditadores militares obrigavam os donos de cinemas a exibirem filmes nacionais intoleráveis que quase levaram à falência dos empresários. Ninguém ia ver porque os filmes brasileiros eram péssimos. Hoje em dia, com filmes como "Tropa de Elite", absolutamente fantásticos, o brasileiro corre para os cinemas e suplanta bilheterias "made in Hollywood".
Qualidade não precisa de lei que a proteja.
E, com essa, eu quero fazer uma singela homenagem à Rede Globo por continuar investindo na sua teledramaturgia , que produz muita porcaria, mas produz também grandes momentos como esta "Avenida Brasil", novela à qual fui apresentado por minha saudosa mãe, Dona Elza, quando estive em visita a ela no último mês de agosto em Minas Gerais. Todos os dias assistíamos juntos à novela e fui convencido por ela que havia qualidade real na história e por isso, hoje à noite, estou ligado, embora, por experiência, já saiba o final hehehehehehehheheehe. Lá do céu, Dona Elza, ligue sua TV também...
Vamos lá, noveleiros!

5 comentários:

  1. Quanta ignorância sobre os meios de comunicação enquanto negócio. Deveria saber jornalista "culto" que jornal, canal de tv e emissora de rádio não dão lucro e quando não estão no vermelho o lucro não é significativo.

    Se dessem lucro qualquer pessoa poderia em tese ser proprietária de qualquer desses meios.
    Como não são negócios rentáveis, ser proprietário de qualquer meio de comunicação é um negócio só para ricos.

    Como o mercado favorece somente aos mais fortes, os mais ricos, e estes querem agir como predadores explorando um contingente de milhões de pessoas sem que estas ofereçam resistência encarecendo o valor da força-trabalho, o controle e manipulação das informações que irá ser consumida pela grande massa da população precisa ser controlada pelos detentores da força no mercado.

    Esta é a razão pela qual os ricos fazem questão de serem proprietários dos meios de comunicação, um negócio pouco rentável: controlar estes meios significa controlar a massa explorada pela ração diária de mentiras e meias verdades que lhes é fornecida.

    Nesta tarefa de controlar a massa explorada pelo controle das informações, o linchamento midiático de adversários políticos e a pressão intimidatória sobre autoridades e instituições é a regra neste momento pelo qual passa o Brasil: querem acabar com esta "farra" de consumo e programas sociais de governos de esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, tem certos internautas que me surpreendem e merecem minha atenção: leiam este comentário e me expliquem exatamente o quê esta criatura quis dizer. Eu, do chão da minha ignorância, não consegui entender nada das diatribes assacadas. Ajudem-me, por favor!

      Excluir
    2. Vou lhe ajudar Tony Panheco, o gênio. O cara quis dizer que você é um jornalista que não entende do negócio de seus patrões; que você é um imbecil em matéria de receita e despesa. Em outras palavras o cara quis dizer que você não faz idéia da rentabilidade de uma emissora de rádio, de um jornal como o A TARDE - que você serviu docilmente e nunca entendeu a manipulação das notícias contra movimentos grevistas, movimento estudantil e pessoas de esquerda. Será que você nunca leu um editorial da merda em que labutou nos anos 80? Se leu não entendeu. Mas é assim mesmo muitos jornalistas não têm um bom vocabulário aí lêem e não entendem pois ler não é só juntar letras e palavras, é extrair o sentido do texto...

      Vou desenhar: você não entende porque todo dono de jornal é rico. Vou explicar: dono de jornal só pode ser um sujeito rico porque não precisa do jornal para ganhar mais dinheiro, precisa para continuar a controlar o poder.

      Vou desenhar, de novo, agora com um exemplo: no livro MEMÓRIA DAS TREVAS, de Joca, que você obviamente desconhece, está relatado que mesmo o JORNAL DA BAHIA vendendo muito e esgotando edições, só a venda de exemplares avulsos e a assinantes mais a verba de anunciantes não era suficiente para pagar a folha de empregados, João Falcão tinha que colocar dinheiro dele para manter o jornal, dinheiro ganho obviamente em outros negócios.

      Entendeu? Se não entendeu, fudeu, pois seu caso é sem jeito...

      Excluir
    3. Fico impressionado com a AGRESSIVIDADE deste elemento, que, com certeza, deve ser da TROPA DE CHOQUE das pessoas que estão no poder no Brasil atualmente. Eles não entendem que o jornalista PROFISSIONAL não pode ESCOLHER pra quem trabalhar. Seria como se um médico só salvasse pessoas de esquerda quando chegasse alguém doente num hospital. A argumentação é torpe e ridícula em sua própria origem.
      Quem vê o mundo desta maneira maniqueísta geralmente sofre de uma inveja crônica dos outros e quer arrastar todos para o seu esgoto.
      Contudo, tenho pena deste tipo de elemento pois ele sofre do pior de todos os defeitos de caráter: A COVARDIA. CO-VAR-DI-A!!!!! Pois nós que fazemos este blog, assinamos nossos nomes, somos conhecidos por todos. Somos figuras públicas e todos os que nos agridem, até hoje, como este elemento acima, TÊM MEDO DE NÓS, de nossa competência profissional, de nosso DESTEMOR e, aí, ficam no ANONIMATO COVARDE.
      Identifique-se, pois não haverá próxima vez. Já AVISAMOS várias vezes e esta é a última: para agredir a honra das pessoas tem que se identificar, pois nós ASSINAMOS nossos posts. COVARDIA, NÃO. É muito feio, não é coisa de homem.

      Excluir
  2. Toni, fique na sua. Seu tecxto é sobre televisão e esse sujeito ficou ofendido com o que pela amor de deus?????. csaralho, é doente. deixe ele com a maluquice dele.

    ResponderExcluir