Tony PachecO*
5:57 – 21.12.2012
E o Estado Brasileiro controla o álcool ao volante,
Texto permite ampliação de provas de embriaguez ao volante,
além do aumento da multa para R$ 1.915,40
(O Estado
de S. Paulo)
Lei Seca
mais dura vale a partir de hoje
(Tribuna da
Bahia)
O Estado
Brasileiro tem uma estranha compulsão para tratar os problemas que afligem o país:
combate a culpa alheia e esconde a sua debaixo do tapete. No caso dos
assassinatos, mesmo com um referendo no
qual mais de 60% da população ter dito que era A FAVOR de armas e munições para
pessoas honestas, o ex-presidente Lula decretou um Estatuto do Desarmamento que
deixou as armas como PRIVILÉGIO PARA OS BANDIDOS e aumentou o controle das
armas nas mãos dos cidadãos comuns e dos policiais (qualquer policial pode lhe
dizer sobre o inferno que é portar uma arma fora do horário de serviço, quando,
justamente, eles são mortos pelos bandidos). E, assim, com os honestos sem
acesso às armas, o Sr. Lula conseguiu acabar com os assassinatos no Brasil, né
mesmo? Pois é...
Com o
trânsito é a mesma coisa. A embriaguez ao volante é um problema sério? Claro
que é. Tem que haver legislação e fiscalização? Claro que sim. Mas, E AS OUTRAS
CAUSAS DE ACIDENTES, das quais o Estado Brasileiro é RESPONSÁVEL por quase
todas? Serão atacadas também?
Vejamos:
1)
Segundo
a Confederação Nacional do Transporte (CNT), dos 95.707 km de rodovias
analisadas em 2012, 88% TÊM PISTA SIMPLES COM MÃO DUPLA, o que, no caso dos
caminhões e ônibus quando se encontram em sentidos opostos nestas vias simplórias, provocam aqueles acidentes cheios de mortos que vemos na TV. O Governo Federal
e o seu DNIT não têm nenhuma providência anunciada para acabar com estas
mortes.
2)
A
situação do asfalto e da sinalização das nossas rodovias é caótica desde o
governo Fernando Henrique (PSDB). Ficou muito ruim no governo Lula (PT) e não
tem nada no horizonte dizendo que melhorará no governo Dilma (PT). Segundo a
CNT, dos 95.707 km
analisados em 2011, 41,2% foram REPROVADOS. Já, agora, em 2012, este percentual
pulou para 62%. ESTÁ PIORANDO a condição das rodovias brasileiras. Isto é, mais
acidentes, mais feridos, mais mortos por causa da indiferença e da incompetência
do Estado Brasileiro.
3)
O
problema do Brasil é que a maioria de suas rodovias têm mais de meio século de
existência e foram planejadas quando não tínhamos frota que exigisse atenção
sobre o setor. Hoje, com 42 milhões de automóveis, 20 milhões de motocicletas, 5
milhões de caminhonetes, 2,3 milhões de caminhões, 825 mil ônibus e micro-ônibus,
as nossas vias urbanas e as rodovias mostram-se totalmente INSEGURAS, além de
desconfortáveis, para o trânsito. E o Governo “nem tchuns!”. É muito “bolodório”
e nada de prático. Que os brasileiros morram em ruas e rodovias apertadinhas,
esburacadas, desniveladas e com ERROS DE ENGENHARIA CRÔNICOS, é a ordem unida. Quem pega estrada
sabe do que estou falando: curvas perigosíssimas, exemplos da NÃO-ENGENHARIA
brasileira, como aquele conjunto de viadutos da Rótula do Abacaxi, planejado
por um engenheiro rodoviarista que se esqueceu que estava dentro de uma cidade.
Os desalinhamentos nas rodovias são absurdos, além de uma predileção pelas
curvas em detrimento das retas, pois na época (há mais de 50 anos), não havia
necessidade de investir em pontes, túneis e desbastamento de morros. Hoje esta
necessidade é imperiosa. Mas nada se faz.
4)
No
Brasil, matar alguém com automóvel ou moto, é crime CULPOSO, quer dizer, no máximo,
você pagará algumas cestas básicas. É a melhor arma para se fazer vinganças ou
se eliminar concorrentes amorosos ou empresariais ou políticos ou o que seja. Você
mata e nada lhe acontece. A morte por veículo deveria ser DOLOSA, como o é a
morte por revólver. Mas o Governo Federal e o Congresso Nacional não querem
mexer nisso. Por que será? Por que será? Por que será?
5)
As
rodovias brasileiras, na época da ditadura militar, tinham balanças e os caminhões
eram pesados e tinham que se livrar da carga extra se quisessem seguir viagem. Pra
quê isso? Para evitar danificar as rodovias, melhorando a segurança de todos,
caminhoneiros ou não. E hoje? Hoje, o lobby das empresas com frotas imensas
IMPEDE a construção ou funcionamento das balanças. Aí, os caminhões se tornam
verdadeiras bombas pelas estradas, pois o motorista não consegue controlar
aquela imensidão de carga com um veículo que não foi planejado para excesso de
peso e o asfalto das rodovias se acaba. É por isso que uma rodovia é recapeada
hoje, como acontece com a Rio-Bahia, e semanas depois você passa e está tudo
esburacado de novo. E o Governo Federal, “nem tchuns!”
6)
E tem mais: o que mata mais não é álcool ao volante, é MOTOCICLETA. Por motivo
puramente eleitoreiro, há 10 anos se faz uma campanha de DISTRIBUIÇÃO QUASE
GRATUITA de motos entre os jovens pobres do Brasil. As prestações são
encontradas de até 45 REAIS por mês, em caso de moto usada. Com isso, chegamos
aos 20 milhões de motos, quase a metade do total de automóveis, 42 milhões. Só
que, NÃO FORAM CONSTRUÍDAS VIAS EXCLUSIVAS PARA MOTOS, o que seria imperativo,
dada a quantidade delas e suas características especiais. É um veículo SEM SEGURANÇA
ALGUMA, pois o piloto EQUILIBRA-SE como num circo, sobre duas rodas, e não há
nada que o defenda: air bags, pára-choques de impulsão, barras laterais, teto,
enfim, é um veículo para SUICIDAS. E, no entanto, hoje é metade da frota
nacional de veículos, ATORMENTANDO O TRÂNSITO nas grandes cidades. Travando por
minuto a mobilidade, por causa de um acidente atrás do outro. Hoje, no Brasil,
embora seja a metade do veículos, as motos provocam mais acidentes que TODOS OS
OUTROS VEÍCULOS JUNTOS: automóveis, ônibus e caminhões. Embora as motos sejam
20 milhões, foram responsáveis por 60% (SESSENTA POR CENTO) das indenizações do
DPVAT (o Seguro Obrigatório que todos pagamos), enquanto os automóveis, sendo
42 milhões, só ficaram com 31% das indenizações.
E
motociclista faz teste do bafômetro? Ora, a cereja do bolo é para o final: de
que adianta fazer, se motociclistas não têm R$1.915 para pagar a multa? A maioria é
pobre e está morrendo aos milhares pelo Brasil afora justamente por serem
pobres: é o veículo que o Brasil Sem Pobreza RESERVOU PARA OS POBRES. Só em
2010, 10.825 morreram em motos no Brasil, sendo 89% homens, 62% entre 20 e 39
anos e 99% das camadas populares. Lei Seca para estas pessoas é INAPLICÁVEL,
ela é reservada para a classe média. Motociclista quando tem a moto apreendida deixa ela com o órgão de trânsito pra ser leiloada e compra outra, COM PRESTAÇÃO DE 45 REAIS.
7) E a obrigação que está no Código de Trânsito Brasileiro, de o Governo promover CAMPANHAS EDUCATIVAS PERMANENTES? Você já viu alguma realmente séria? Na Semana Nacional do Trânsito, em setembro, se fazem duas ou três palestras para um público que NÃO PRECISA, pois já está imbuído daquilo que é palestrado e depois, mais nada, pois o que interessa é o caixa, não é um trânsito mais humano. A questão, portanto, não é salvar vidas. O buraco é mais em baixo...
7) E a obrigação que está no Código de Trânsito Brasileiro, de o Governo promover CAMPANHAS EDUCATIVAS PERMANENTES? Você já viu alguma realmente séria? Na Semana Nacional do Trânsito, em setembro, se fazem duas ou três palestras para um público que NÃO PRECISA, pois já está imbuído daquilo que é palestrado e depois, mais nada, pois o que interessa é o caixa, não é um trânsito mais humano. A questão, portanto, não é salvar vidas. O buraco é mais em baixo...
*Formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise, nesta ordem.
O problema todo é a irrazoabilidade. Nenhum juiz deixaria passar uma punição que é o equivslente a quatro salarios minimos vigentes no país por uma infração deste tipo. É o Estado preocupado com seu caixa.
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