JORNAL
COMENTADO 138
7:06
– 18.07.2013 – Quinta-feira
TONy
pAcheco*
“Dilma
quer abrir planilhas de transportes dos municípios”
(“Gazeta
do Povo”, Curitiba)
“Presidente
promete abrir planilhas de transportes”
(“Tribuna
da Bahia”)
“Haddad
promete rever lucros das empresas de ônibus”
(“Folha
de S. Paulo”)
Invocamos Maat, deusa da Verdade, para ajudar com as planilhas dos ônibus...
Plebiscito,
já foi. Referendo, já foi. Médicos cubanos, já foram. Reforma política, já foi.
É grande a lista de respostas erradas do Planalto à chamada “voz das ruas”, mas
o assunto que deu origem às manifestações (o custo de transporte por ônibus no
Brasil e sua INFINITA MÁ QUALIDADE), nem tinha sido ainda abordado. Até ontem.
Na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou uma grande reunião com
prefeitos, governadores, donos de ônibus e lideranças populares para ABRIR A
PLANILHA DE CUSTOS DO TRANSPORTE POR ÔNIBUS NO BRASIL.
Analistas
acham que esta demora de mais de um mês para colocar o assunto em pauta (mesmo
tendo sido o assunto principal dos protestos de junho...), é para DAR TEMPO aos
empresários e aos seus políticos leais escudeiros de maquiar as planilhas para
quando elas vierem a público, estarem devidamente fora da realidade.
"Nós lembraremos aos senhores que a maioria dos municípios usa hoje, em 2013, a metodologia (...) de 1993, portanto, de vinte anos atrás."
(palavras de Dilma Rousseff, Presidente do Brasil)
A
presidente falou numa reunião geral, mas, ao contrário dos outros assuntos
abordados nos últimos 30 dias, este ela NÃO MARCOU DATA ESPECÍFICA. Significa
que políticos e empresários ligados ao setor ônibus vão ter TODO O TEMPO DO
MUNDO para trabalhar suas planilhas à vontade. Somente o prefeito Haddad, do PT
de São Paulo, teve, pelo menos, a coragem de verbalizar o que todo mundo pensa.
Ele disse textualmente que pretende “rever lucros das empresas de ônibus”. Aqui
em Salvador, a administração do prefeito ACM Neto, do DEM, falou em “ônibus com
ar condicionado”, falou em “ônibus 24 horas” etc. e tal. Contudo, foram só
palavras ao vento. Não se anunciou assim: até tal dia, de tal mês, de tal ano,
todos os ônibus terão ar condicionado em Salvador. Tampouco disse claramente quando é que os
ônibus de Salvador passarão a, efetivamente, rodar 24 horas, já que, hoje em
dia, pobre do miserável cidadão soteropolitano que precisar de ônibus a partir
das 22, 23 horas, até 4, 5 da matina: ônibus neste intervalo é tão raro quanto
ônibus aos domingos. Sabe-se que existem, mas a tarefa de achá-los é pior do
que o joguinho “Onde esta Wally?”
Já
a ameaça implícita do prefeito do PT paulistano é ainda mais suspeita, pois o
secretário de Transportes da Prefeitura de S. Paulo é um quadro do PT com
intimidade com os donos de empresas. Trata-se de Jilmar Tatto, também
ex-secretário da mesma pasta no governo de Marta Suplicy, irmão do líder do
governo Haddad na Câmara dos Vereadores, Arselino Tatto. Nos jornais saíram acusações sobre um dos Tatto de “ligações” também com o crime organizado PCC, que, não por
coincidência, controla o mercado de transporte por vans (em Sampa, chamados “perueiros”).
Está tudo nas mãos da Justiça, o que, sabemos, no Brasil, como diria minha
amiga BigLôra, uma traveca que sabe aonde estão escondidas as melhores
echarpes, “é GARANTIA DE RAPIDEZ E IMPARCIALIDADE, não é verdade?”
Depois
das revoltas de junho, a tal Frente Nacional dos Prefeitos tomou a frente (sic)
do assunto planilha, isto, depois de os senhores prefeitos passarem 50 anos
IGNORANDO o tema e só metendo aumento nos preços das passagens, como se donos
de ônibus fossem. Eles ainda (?) estão discutindo se divulgam uma planilha
unificada, ou se é cidade por cidade... Enfim, só pelo teor da discussão, o
internauta já vê que tipo de planilhas sairão da Frente. Sai da frente deusa
Maat, a deusa da Verdade, pois lá vem a planilha da Frente...
Pois,
então, estão jogadas as cartas: políticas, econômicas, espirituais e religiosas.
Vamos ver se, neste assunto, PELO MENOS, a presidente Dilma tem cacife pra
levar até o fim.
Invocamos o espírito de Gutenberg para abrir os olhos da imprensa sobre os ônibus
Também temos que ir a um centro espírita pedir a intervenção
do inventor da imprensa, Johannes Gutenberg, pra ver se OS DONOS DA MÍDIA dão
alguma atenção ao tema, pois, com exceção da “Folha de S. Paulo” e da revista “Veja”,
os jornalistas e seus patrões só tocam (quando tocam...) “en passant” no assunto
ÔNIBUS.
“Grupo
especializado em apoiar protestos oferece até megafone”
(“Folha
de S. Paulo”)
Não
é à toa que a “Folha de S. Paulo” é o maior e melhor jornal do Brasil. Olhem
que pauta eles cavaram: amigos paulistanos resolveram criar o GAPP (Grupo de
Apoio ao Protesto Popular). E o que é isso? Os caras, vendo os manifestantes
meio que desorganizados e sem noção (por exemplo, caminhando 10 km se
manifestando e sem tomar um gole d´água, podendo cair desidratados a qualquer
momento...), resolveram reunir 20 amigos para dar suporte àqueles que protestam
nas ruas. Eles não têm partido político nem são contra nem a favor de Dilma,
muito pelo contrário, são só a favor do povo brasileiro. Dão suporte jurídico,
socorro em saúde e até distribuem água mineral e barrinhas de cereais para os
manifestantes. Só gente do Bem, pelo visto.
Isso
é CIDADANIA PURA. Muito legal e só um jornal como a “Folha” pra dar espaço
nobre sobre este assunto. E aí, mídia baiana? Só vai falar de “vândalos” ou
dará sua contribuição à luta POR UM BRASIL MELHOR nas próximas manifestações?
* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional diplomado pela UFBA.
Tá td mundo viajando no onibus errado.
ResponderExcluirTá td mundo bem-dengado.
Tds os partiso comem nesta aê.
Querfo ver quem vai bulir nisso.
Quando cavalo nasdcer pena os jornais darão espaço pra assunto referente a onibus. esperem sentados, inimigos.
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