JORNAL
COMENTADO 105
15.05.2013 –
6:11 – Quarta-feira
TOny PAcheco*
“Santa Fe
2013 – Últimas unidades”
(“Correio”)
“C4 Pallas 0 Km a 49.990,”
(em toda a
mídia)
C4 de 49 mil e o novo C4 que está chegando. É até maldade...
Mais maldade. Santa Fe que querem te empurrar e o novo, já lançado na Coreia.
Quando você vir um anúncio de carro que antes custava 65 mil por “apenas” 49.990, ponha um
pé atrás. E quando você vir o anúncio de um carro sem preço dizendo que são
as “últimas unidades”, tenha medo.
É o que está
acontecendo com o C4 Pallas, da Citroën, que está tentando empurrar seus carros
que restam nos pátios brasileiros, pois ele já mudou (E MUUUUIIIITTTTOOOO!)
na Argentina, de onde vem.
E também
com o Santa Fe, da Hyundai, que também já mudou na Coreia e no resto do mundo. Só
falta mudar no Brasil. O modelo anterior, você deverá pagar entre 106 e 122 mil
reais, a depender do vendedor. Mas, saiba, na real, ele não vale 90 mil, mesmo 0 km , pois o mercado vê com péssimos
olhos um carro SUV que tem uma maçaneta de geladeira velha no porta-malas. Por causa deste e de outros detalhes, nunca foi um sucesso. Ao contrário
do novo (confira na foto), que tem design arrebatador.
Se não se
importa em andar com carro feio, EXIJA um DESCONTAÇO.
Já o Pallas
é outro insucesso flagrante, principalmente por causa do nome Pallas, que
alguns coleguinhas chamaram de “deusa da morte”, quando, na verdade, quem
conhece a religião dos antigos deuses gregos sabe que não é bem assim... Mas, não
vou citar o nome do principal colega que disse a bobagem, mas a bobagem ficou e
o novo carro deverá ser chamado de C4 Lounge, para evitar o Pallas, que é um
nome muito bonito, mas foi queimado por um jornalista.
E por que
estamos falando destes carros? POR CAUSA DO SEU BOLSO. Sim, carro ou design que
sairá de linha (“descontinuado”), tem uma desvalorização brutal no mercado e a
não ser que você seja apaixonado pelo modelo e ficará com ele de 5 a 10 anos, o PREJUÍZO SERÁ
GRANDE, portanto, deve exigir do vendedor um desconto grande para COMPENSAR.
Compra de
carro é NEGÓCIO, além de ser prazer.
FIQUE
ATENTO PARA ALGUNS MODELOS
Segundo a
mídia especializada, para 2013/2014, devem “ir para o espaço” (sair de linha), o design ou os
modelos seguintes: Fiat Mille; Volkswagen Gol G IV (o desenho anterior aos
atuais G V e G VI), Kombi e Polo; Renault Sandero e Duster; Chevrolet Classic e
Celta; Palio Weekend e Strada; Ford Courier.
Você, antes
de comprar modelos de design muito antigo ou considerados “feios demais”, deve
atentar para as tabelas de desvalorização disponíveis de graça na Internet. Coloque
assim, no Google, por exemplo: “desvalorização do Renault Symbol”. Aí vem uma
lista que lhe dará um idéia exata do que você está comprando. Talvez você mude
logo de idéia...
CARROS
FEIOS DEMAIS
Mahindra Scorpio. Vai?
Chery QQ. Quem bolou isso?
Nissan Versa. Nem o vovô vai.
Fiat Dobló. Se você gosta de ônibus, pegue um de verdade...
Alguns
modelos de carros, não precisam ser analisados com conceitos estéticos acadêmicos.
Eles provocam uma repulsa natural (com apenas a exceção de um grupinho mínimo,
mínimo, mínimo de pessoas que gosta deles). Tais modelos devem ser evitados
como o Diabo foge da Cruz, pois se todo carro desvaloriza, estes desvalorizam
muito mais. É o caso do Fiat Dobló (o básico, pois o Adventure é arrojado,
embora não seja lindo...) e Bravo (totalmente mais ou menos de frente, bonito de
lado e medonho por trás); do Chery QQ (ou o dono da fábrica ou o designer
estava bêbado quando bolaram este carro com cara de boneco); Mahindra Scorpio
(um carro indiano que se vende ali perto do Iguatemi que provoca logo a reação:
“quem é que teve a coragem de desenhar isso?”); Nissan Versa (até bom de motor e equipamentos,
mas um erro total de frente, de lado e por trás – em nenhum ângulo provoca um
suspiro, a não ser de desalento); Renault Clio (mexeram, mexeram, mas deixaram
as janelas ENOOORMES que matam o carro); Ford Courier (um erro de desenho que
insistem em perpetuar); Citroën Picasso (a primeira versão era grotesca,
parecia um Kinder Ovo, e a atual é, assim..., o que é aquilo? Excetuando a versão
Cross, que é arrojada); Kia Mohave (este SUV pode chegar a R$ 190 mil, 0 Km , mas ninguém compra – se lhe
derem de graça, aceite, e anuncie por 90 mil que alguém é capaz de pagar pra
carregar banana na feira e com estes 90 mil você compra o lindíssimo Kia
Sportage ou o também lindo Kia Cerato e ainda fica com o troco, no caso deste último);
Hyundai Sonata e Azera (a grade, exagerada e irregular, destoa do design do
carro, provocando estranheza e até aversão – não se sabe porque o desenhista
fez esta maldade com os dois modelos, até bem resolvidos de lado e de trás,
mas, vistos de frente, aterrorizam).
Sim,
aceitamos sua observação: “Gosto não se discute”. Pode ser. Mas mau-gosto é óbvio
demais e estes carros descritos acima, mesmo que você goste deles, o prejuízo
na hora da revenda é INEVITÁVEL.
A ARMADILHA
DO IMPORTADO
O principal
problema do carro importado é que ao contrário do que dizem as concessionárias, não têm as peças de reposição em estoque. SE VOCÊ É RICO E PODE TER UM
IMPORTADO E UM NACIONAL, PULE ESTE PARÁGRAFO E PASSE PARA O SEGUINTE. Mas se
você é, como eu, classe média pagador de impostos e carnê da Casas Bahia, então
continue...
Se você
duvida que carro importado é esparro, coloque no Google: “desvalorização de
carros importados no Brasil”. Você vai tomar um susto. Se um carro brasileiro,
em média, depois de um ano, desvaloriza de 15 a 20%, e no segundo ano em diante, cerca de
10%, o importado perde entre 20 e 30% no primeiro ano, e entre 15 e 20% no
segundo. É um prejuizão.
E na hora
em que precisar de qualquer peça de reposição, aguarde 15, 20, 30, 60 dias até
a peça chegar do Canadá, da Eslováquia, da Coreia, do Japão, da India e por aí
vai. E se duvida do que eu digo, escolha o modelo que pretende comprar e
coloque no Google: “queixas dos compradores do (coloque o nome do modelo)” e
você vai começar a chorar.
Agora, se
você é político, empreiteiro, jogador de futebol, dirigente da FIFA ou da CBF,
traficante de cocaína entre outras pessoas que se deram bem na vida, NÃO SE
PREOCUPE. Quando o carro der problema, você compra outro mais caro, afinal, o
dinheiro é NOSSO, não é seu, né mesmo?
PRAZOS QUE
SÃO UM ASSALTO
As fábricas,
numa concorrência louca para ver quem vai oferecer o último veículo que vai
conseguir andar nas RUAS ENTUPIDAS, ANTIGAS, ESTREITAS E ESBURACADAS do Brasil,
voltaram a vender carros com entrada pequeníssima e 60 meses para pagar.
Vamos ver um exemplo. O Punto básico. Custa, mais ou menos, 39 mil reais à vista. Está sendo oferecido
por 3.899 de entrada e 60 vezes de 904. TOTAL? Nada mais nada menos que 58.139.
Ou seja, ao final de CINCO ANOS, você terá pago 18 mil reais A MAIS do que o
preço à vista e, segundo os sites especializados, seu carro terá DESVALORIZADO
37 mil reais. Prejuízo de 55 MIL REAIS.
Quer dizer,
é UM MAU NEGÓCIO sob qualquer ângulo.
Portanto,
vamos ser duros e raçudos: não entre em financiamento de mais de 12 meses. Você
perde com os juros altíssimos e perde na hora de mudar de carro. SE INCLUA FORA
DISSO!
E se não gostou do que dissemos acima, use a caixa de COMENTÁRIOS (mesmo que anoninamente). Aqui não tem censura.
* TonY PachecO é jornalista profissional e tem formação acadêmica em Economia, Psicanálise e Radialismo.
Comprei um Sandero em 2011e agora não consigo revender pela metade do preço pra trocar. As coisas são piores do que voces estão dizendo.
ResponderExcluirPorque o Toni esqueceu dos 2 carros + feios do mundo: Etios da Toiota e Spin da Chevrrolet? Porque? porque?
ResponderExcluire o c4 pallas por 49.990 vale a pena?
ResponderExcluirEstimado "variandoconstantemente".
ResponderExcluirO preço do C4 Pallas está altamente instigante, pois um carro desta categoria é vendido no Brasil, sempre acima de 65 mil reais.
Aí há duas questões: 1) se você compra carro por "status", para impressionar vizinhos, namorado(a)s, esposo(a)s, não leve este Pallas, pois as mudanças que o novo modelo sofreu são imensas em termos de estilo; 2) se você é do tipo sóbrio, centrado e não se orienta pelo consumismo babaca que a maioria se orienta, então o C4 Pallas é a sua compra, pois você terá o maior custo-benefício do mercado dos últimos anos: beleza, muitos equipamentos, motor justo e tudo com um desconto de 15 mil reais em relação aos concorrentes.