Publicado por Tony Pacheco da fonte: http://www.textoecensura.ufba.br/
A equipe Textos Teatrais Censurados convida
pesquisadores, estudantes e interessados para o seminário “Vozes do Teatro em
Tempos de Ditadura Militar: equipe textos teatrais censurados”. O evento irá
comemorar os 10 anos da equipe Textos Teatrais Censurados, grupo de pesquisa
que, desde 2006, desenvolve estudos acerca dos textos teatrais censurados
produzidos e encenados na Bahia. Além da apresentação das pesquisas
desenvolvidas pelos integrantes do grupo, teremos duas mesas temáticas
dedicadas à memória e à história do teatro baiano, com a presença de atores,
diretores, produtores e dramaturgos que fizeram teatro na Bahia nos “anos de
chumbo”.
O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de
outubro de 2016, na Universidade Federal da Bahia, no Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber
Rocha (antigo PAF III).
Haverá emissão de certificados.
PROGRAMAÇÃO:
20 de outubro de 2016.
Exposição de documentos do arquivo textos teatrais censurados
– mural do pet e outros espaços.
Exposição de documentos do arquivo textos teatrais censurados
– mural do pet e outros espaços.
9h às 10h – abertura
Rosa Borges – a pesquisa com os textos teatrais censurados em 10 anos
Rosa Borges – a pesquisa com os textos teatrais censurados em 10 anos
10h às 12h – mesa-redonda: o teatro em tempos
de ditadura: experiências, vivências e memórias
Cleise Mendes – quando a censura é a tragicomédia
Luiz Marfuz – a tribuna no palco e a tesoura na cabeça: o teatro de militância na década de 70, na Bahia.
Raimundo Matos – ainda que censurado, o teatro não se manteve calado
Ricardo Líper – os trechos eliminados, pela censura, na minha peça “O Adorável Cogumelo da Bomba Atômica”.
Cleise Mendes – quando a censura é a tragicomédia
Luiz Marfuz – a tribuna no palco e a tesoura na cabeça: o teatro de militância na década de 70, na Bahia.
Raimundo Matos – ainda que censurado, o teatro não se manteve calado
Ricardo Líper – os trechos eliminados, pela censura, na minha peça “O Adorável Cogumelo da Bomba Atômica”.
14h às 16h – mesa-redonda: textos teatrais
censurados: percursos de pesquisas
Ludmila Antunes de Jesus – nas trilhas do teatro de cordel de joão augusto: caminhos de uma pesquisa
Luís César P. Souza – “… e todos foram heróis”: um texto não ficcional sobre os primeiros anos da pesquisa com teatro censurado na Bahia
Fabiana Prudente – das variantes linguísticas às variantes textuais: uma trajetória de pesquisa
Mabel Meira Mota –em cena Ariovaldo
Matos : leituras do arquivo e do texto teatral censurado
(2008-2016)
Débora de Souza – acervo Nivalda Costa: itinerário de uma pesquisa
relatos das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica
Ludmila Antunes de Jesus – nas trilhas do teatro de cordel de joão augusto: caminhos de uma pesquisa
Luís César P. Souza – “… e todos foram heróis”: um texto não ficcional sobre os primeiros anos da pesquisa com teatro censurado na Bahia
Fabiana Prudente – das variantes linguísticas às variantes textuais: uma trajetória de pesquisa
Mabel Meira Mota –
Débora de Souza – acervo Nivalda Costa: itinerário de uma pesquisa
relatos das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica
16h às 18h – mesa-redonda: textos teatrais
censurados: edições e possibilidades de circulação
Isabela Almeida – tessituras, tramas e textos: edição da dramaturgia de Jurema Penna
Ari Sacramento – a filologia como procedimento de leitura: estudos interseccionais de textos teatrais censurados
Hugo Correia – Bemvindo Sequeira: um personagem do seu tempo
Eduardo Silva Dantas de Matos – os manuscritos de Cândido ou o otimismo, uma adaptação de Cleise Mendes: propostas de edição genética e reflexão sobre a função-autor do editor
Rosinês de Jesus Duarte – as mulheres no teatro baiano dos anos 70
Isabela Almeida – tessituras, tramas e textos: edição da dramaturgia de Jurema Penna
Ari Sacramento – a filologia como procedimento de leitura: estudos interseccionais de textos teatrais censurados
Hugo Correia – Bemvindo Sequeira: um personagem do seu tempo
Eduardo Silva Dantas de Matos – os manuscritos de Cândido ou o otimismo, uma adaptação de Cleise Mendes: propostas de edição genética e reflexão sobre a função-autor do editor
Rosinês de Jesus Duarte – as mulheres no teatro baiano dos anos 70
21 de outubro de 2016.
9h às 10h – mesa-redonda: homenagem a Nivalda
Costa
Anderson Spavier e Carmedite Moreira – Nivalda Costa: entre encontros, poemas e performances
Débora de Souza – Nivalda Costa e o teatro negro na Bahia
Anderson Spavier e Carmedite Moreira – Nivalda Costa: entre encontros, poemas e performances
Débora de Souza – Nivalda Costa e o teatro negro na Bahia
10h às 12h – mesa-redonda: textos teatrais
censurados: pesquisas em desenvolvimento
Eliana Correia Brandão Gonçalves – textos
teatrais, vigilância e censura: breves relatos de uma pesquisa
Carla Ceci Rocha Fagundes – acervo Deolindo Checcucci: um olhar crítico-filológico sobre os textos teatrais infantis
Brígida Prazeres Santos – jornais baianos, reminiscências e notícias de censura aos textos teatrais
Elifrance de Oliveira Marins – estudo do vocabulário a partir de edições de textos teatrais censurados
André Luís de Alcântara Santos – leitura do vocabulário em edições de textos teatrais censurados de João Augusto
Eliana
Carla Ceci Rocha Fagundes – acervo Deolindo Checcucci: um olhar crítico-filológico sobre os textos teatrais infantis
Brígida Prazeres Santos – jornais baianos, reminiscências e notícias de censura aos textos teatrais
Elifrance de Oliveira Marins – estudo do vocabulário a partir de edições de textos teatrais censurados
André Luís de Alcântara Santos – leitura do vocabulário em edições de textos teatrais censurados de João Augusto
pausa almoço
14h às 16h 30min – sessão de depoimentos:
cenas do teatro baiano: vozes da memória
Francisco Ribeiro Neto – central de protestos
Reinaldo Nunes – susto e serenidade
Manoel Lopes Pontes – o teatro na Bahia
Maria Celeste Almeida Viana – conhecendo minha identidade crítica através da arte de representar
Waldemar Nobre – a censura ou o sufoco da arte
Francisco Ribeiro Neto – central de protestos
Reinaldo Nunes – susto e serenidade
Manoel Lopes Pontes – o teatro na Bahia
Maria Celeste Almeida Viana – conhecendo minha identidade crítica através da arte de representar
Waldemar Nobre – a censura ou o sufoco da arte
16h 30min às 18h – apresentação de vídeos:
memória e presença
Bemvindo Sequeira
Deolindo Checcucci
Mário Gadelha
18h – encerramento
Bemvindo Sequeira
Deolindo Checcucci
Mário Gadelha
18h – encerramento
fonte: http://www.textoecensura.ufba.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário