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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUE A CAPITANIA DOS PORTOS PERMITE SISTEMA FERRY-VELHO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS?

Foto do "Jornal da Mídia", capturada de imagem da "Rede Record", mostra a tosqueira máxima: corda de um ferry-velho puxando o outro ferry-velho.


JORNAL COMENTADO 176
8:39 – 22.01.2014 - Quarta-feira

tonY PaCheco*

“Empresária cita tripulante e diz que ferryboat “Pinheiro” é uma bomba-relógio”
(jornaldamidia.com.br)

A matéria do “Jornal da Mídia” coloca o governador Wagner (PT-BA) e a concessionária “Internacional Marítima” nos seus devidos lugares, quais sejam, de responsáveis diretos pelo caos no sistema ferry-boat que liga Salvado r à Ilha de Itaparica e também aos destinos turísticos mais famosos da Bahia: Morro de São Paulo, Ilhéus e, seguindo pela BR-101, também Porto Seguro.
O governo atual, contudo, está longe de se interessar ou ENTENDER a importância estratégica do ferry-boat. Parece que o interesse é FAZER UMA PONTE. Esgarçar esta  corda do ferry até ela estourar e justificar uma ponte que, tal como a Arena Fonte Nova, dizem que poderá ser mais uma daquelas obras PRA EMPREITEIRO passar de milionário a BILIONÁRIO e pra político aposentar-se de vez. Mas isso pode não ser verdade, pode ser só calúnia da oposição...
E por falar em corda, vamos falar de um ator desta ópera bufa pouco lembrado: a CAPITANIA DOS PORTOS, órgão do Ministério da Defesa (Marinha).
Um ferry puxando o outro na Baía de Todos os Santos com uma corda. Sim, o ferry “Juracy Magalhães” puxando o ferry “Pinheiro” com uma corta. 
Pergunta-se à Capitania: isto é PADRÃO de rebocar equipamentos do porte do ferry-boat?
Do alto de nossa ignorância achávamos que a concessionária teria que contar com um REBOCADOR sempre À DISPOSIÇÃO pra estas emergências, que deixaram de ser emergências, pois ocorrem à toda hora. E por que a Marinha permite que as concessionárias (não só a atual da terra dos Sarneys, mas todas até hoje) operem sem um rebocador que tenha capacidade de intervir em caso de crises???
Precisa de um ferry-velho (sim, Alex Ferraz, estou imitando seus trocadilhos...) puxando o outro, jogando corda no meio da Baía de Todos os Santos?
QUÊ TOSQUEIRA É ESSA, DONA CAPITANIA DOS PORTOS?
Pensávamos que a Capitania era A AUTORIDADE MARÍTIMA na Baía de Todos os Santos, mas, pelo visto, não é.
Pessoas e automóveis num ferry-velho sendo puxado por outro ferry-velho, como se vidas e propriedades não tivessem a menor importância.

E, aí, fica mais uma dica aos coleguinhas: coloquem os almirantes na linha de fogo. Entrevistem, queiram saber o porquê de tanta indiferença se quem manda no mar é a Marinha. Claro que não se deve esquecer o governador Wagner, o vice Otto Alencar e os dirigentes da Internacional Marítima. Eles são os RESPONSÁVEIS DIRETOS, mas a Capitania dos Portos, PERMITINDO este descalabro que é navios que NÃO PODEM navegar NAVEGANDO, é, em última instância, o responsável maior, pois já deveria ter mandado APREENDER todos os ferries-velhos. Ou não? Ou baiano merece mesmo é ser ESCULACHADO até arrebentar a corda, literalmente?

* tonY Pacheco é jornalista-radialista formado pela UFBA, registro 966 no Ministério do Trabalho.



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