Filmes Comentários

domingo, 29 de setembro de 2013

Engarrafados, sem água, muitas vezes sem luz: Salvador.


                                                                       O Caos

Ricardo Líper

Uma das coisas que mais gosto entre as que Lula disse e que acho justíssimo foi em Itaboraí (RJ) e veiculada hoje pela Folha de S. Paulo. “Eu quero que o pobre tenha carro também”. 
Pode alguém ser contra a isso? Que o pobre possa ter seu carrinho para ter mais mobilidade, levar sua família para passear no final de semana. Carregar sua maleta, as compras do supermerado. Vai carregar suas compras, seu cretino, no ônibus? Ou ficar pagando um fortuna ao táxi se mora um pouco mais distante. E pode se privar uma pessoa de  ter o prazer de ter seu carro? Pode parecer à primeira vista que ninguém seria contra. Engano seu. Mas tem uma característica da direita que já falei noutro momento. Ela quer conforto e dinheiro só para ela, não para todos. Lula, como homem que foi pobre um dia, falou, inocentemente, com o coração. Desejou que todos tivessem carros pensando no que disse acima. Jamais ele pensou que iria revelar uma das mais violentas explorações do espaço urbano no Brasil. Esse cândido desejo de um homem simples para homens simples revelou o que não se tinha percebido antes. Não se previa isso e carro era coisa de rico. Daí a bomba explodiu e a galinha está pulando nas mãos daqueles que achavam carro e casa própria coisa só para poucos e ricos. Não se investiu em transporte coletivo decente. Porque só quem tomava transporte coletivo eram os pobres e o sofrimento é lá com eles. Mas as coisas mudaram e aí o problema surgiu de forma violenta. E por que não se investiu e previu isto? Pergunte ao vento...

“Eu quero que os pobres também tenham carros. Então, 

nós, prefeitos e governadores temos que construir mais 

ruas (...) temos que parar com essa ilusão de que fazendo metrô vai tirar o apetite de um pobre ter um carro. Aqueles que pensam isso têm o seu próprio carro. Eles querem que os pobres deixem a rua livre para eles. Nós queremos ter o direito,  nem se for para quando chegar no sábado, de colocar o carro na porta de casa e ficar a família inteira lavando a calota e passando a mão no carro". Lula falando a operários no Rio em 2010. Certíssimo!

Já disse várias vezes que sofro da síndrome de S. Tomé. Só acredito no que vejo. Não em fogos de artificio feitos por espertalhões, mas em fatos concretos. Fui a um bairro popular aqui em Salvador. Dito de forma correta: de trabalhadores e desempregados. Algumas vezes vou até lá porque tenho amigos que moram lá. Há alguns anos ninguém tinha carro. Podia se estacionar facilmente. Hoje as coisas mudaram. Reparem como quase todo mundo tem carro ou moto. Pode não ter dinheiro para botar muita gasolina, mas que tem carro, tem. Os motivos que levaram a isso. Tive um sonho com S. Tomé ontem à noite. Não existe transportes viáveis nas cidades brasileiras. Algumas têm metrô outras não. As que não têm metrô só tem ônibus e táxi e os pés. Bem,  quando o Zezinho só andava a pé ou de ônibus tudo correu bem. Mas agora o Zezinho comprou, para pagar em vários meses, um carro e passou a andar de carro. Ou num carro usado, fudido, mas que dá para ele se livrar dos transportes públicos infernais que existem, pelo menos aqui. Quem mora, por exemplo, nas Cajazeiras ou outros bairros mais distantes é viver no inferno. Tem que ter carro ou moto. Bem, mas vamos às análises sociológicas ou até, quem sabe, filosóficas. Me disse S. Tomé, em sonho, que os trabalhadores, muitos deles, que não podiam nunca ter um carro, comprou um foi depois do PT ter tomado o poder. Pode ter tido outras causas e o santo ter tomado muito vinho de missa. Mas o fato ocorreu no governo do PT. Antes Zezinho só andava de ônibus na Salvador, terra de muita dor. Essa é uma das grandes dores de Salvador: sair de casa para ir trabalhar. Tenho alunos que para chegar nas aulas que começam as 7 da manhã têm de acordar 5 horas ou antes, ainda escuro, senão não chegam.  Bem, só que ninguém esperava que o Zezinho e o seu Nhô Nhô também comprassem um carro e aí explodiu na cara de todo mundo anos e anos de opressão e corrupção. As ruas não cabem tantos carros. Ou você não está vendo isso? Engarrafa e não tem jeito. É nesse sentido que o dedo de Deus atuou. E agora, José, que a festa acabou.... Não tem jeito. Engarrafa. A culpa é do Zezinho? Não. A culpa foram de governos que nunca podiam imaginar que um fudido como o Zezinho iria comprar um carro. Mas ocorreu e agora tem famílias, as de classe média, que têm três carros.
Mas olhe o que vou dizer, hem, fui o primeiro: a direita vai reprimir quem tem carro porque não tem solução a dar.
E solução de direita é reprimir ou pela lei ou pela multa ou na porrada mesmo, prisão e assassinato. Hitler sempre viveu sobre outros nomes. Você vai ter seu carro, mas não vai poder sair nele para não  engarrafar o trânsito. Vai andar de ônibus, bebê. E aí a direita tende a  perder voto porque você vai ficar puto da vida. Você sabe o que o diabo disse ao espertalhão? Você se acha tão  esperto mas aguarde que você vai se enforcar na sua própria corda. Um amigo meu comprou uma moto usada, que está pagando aos poucos, e deixa o carro, adquirido num consórcio, na garagem ou vai vendê-lo porque não consegue chegar em lugar algum, faculdade etc., de carro. Mas ele é jovem e sabe pilotar a moto. E o resto do povo? D. Maria de mais de 70 anos? O resto se fode e ninguém está ligando desde que ganhe dinheiro. Quem está mamando vai chupar até os ossos. Como fizeram com o Haiti e alguns países que estão em guerra civil se auto destruindo. Ah, como eu gostaria de ir para Dinamarca antes disso.  Muitas vezes fico pensando que Deus existe e, como diz o povo, escreve nossa história por linhas tortas. 

 A ideologia é culpar o carro. Claro. Quem mandou Zezinho comprar carro?
Tá vendo que Hitler existe com vários nomes.
E, claro, a repressão já começou devagar: Veja: O dia mundial sem carro.  É assim que a ideologia vai conquistando os abestalhados primeiro, depois os outros confusos e meio burros e, finalmente, uma boa parte  e os rebeldes? Ou prendem, multam ou matam. Os que se convencionou chamar de vândalos. Se prepare.  Você vai andar ou a pé ou, minha nossa senhora dos desvalidos, de ônibus. Agora eles sim andarão de carro e sem engarrafamento ou voarão de helicóptero. Bem, a vida é assim, a gente age e espera o que vai acontecer. Fumou desde 11 anos, aguarde. Pode não ocorrer nada, mas pode  morrer prematuramente. Quem foi empurrado a fazer coisas como essa de reprimir o Zezinho de usar seu carro democraticamente toda hora que quiser, vamos ver o que ocorrerá. Jeito não tem e pronto. Fudeu. Inchou. Cabe a gente ficar olhando e dando risada. O PT deveria deixar eles com a galinha pulando nas mãos e promover mais a venda de carros e deixar de ser Mamãe Dolores. É carro para todos sim! Quem governa que se vire. E sem aumentar os impostos. A solução só não pode ser impedir as pessoas de ter carros ou não os poder usar. Isso seria fascismo e não democracia. Deixar engarrafar será pior. Enfim, já pensaram que qualquer medida tomada contra os carros vai fazer perder votos?

Enfim: quem pariu Mateus que o embale. 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Barão da Mídia esconde efeitos do Aquecimento Global

* Kraus Berg, pela transcrição.


Em 24 horas, os maiores cientistas do mundo vão divulgar o mais importante estudo das últimas décadas: ele prova, de uma vez por todas, que as mudanças climáticas são uma enorme ameaça, mas que uma ação dos nossos governos ainda pode impedir a catástrofe. É um alerta para salvar o nosso planeta, porém as grandes petroleiras e empresas de energia têm um aliado que está impedindo a verdade de vir à tona.

Rupert Murdoch, o barão da mídia, é dono de centenas de veículos de comunicação, incluindo a rede ultra-conservadora de notícias Fox News e o Wall Street Journal. Ele está usando sua influência sobre os meios de comunicação para ajudar seus parceiros na indústria petroleira a impedir que governos diminuam os lucros destas empresas. Somente nos EUA, cerca de 80% – um índice absurdo – das notícias sobre mudanças climáticas em jornais de Murdoch induzem os leitores ao erro no que diz respeito ao aquecimento global! Agora ele quer fazer o mesmo com esse estudo inovador – e seu conglomerado de mídia vai dominar o debate, a menos que pessoas de todo o mundo se juntem para acabar com seus planos.

Batalhas como estas são vencidas ou perdidas no tribunal da opinião pública. Uma petição global de proporções gigantescas em apoio à verdade no debate das mudanças climáticas, além de cartas, tuítes e mensagens enviadas aos editores dos jornais por meio das redes sociais, pode ser a ação de que precisamos para vencer esta luta. Vamos apelar a Murdoch agora e persuadi-lo a recuar em seu ataque contra a ciência e publicar apenas a verdade. Vamos nos unir agora e espalhar esta campanha para todos: quando nossa petição alcançar 1 milhão de assinaturas, enviaremos um grupo dos maiores cientistas do mundo para o escritório de Murdoch e mostraremos a ele os fatos:


http://www.avaaz.org/po/murdoch_tell_climate_truth/?bqXFObb&v=29614 

O estudo do IPCC, escrito por 2 mil cientistas, vai ser a maior prova do aquecimento global dos últimos anos. Ele afirma que o aquecimento global é, de forma inequívoca, provocado pela humanidade e que é preciso que os governos ajam imediatamente para evitar o impacto que essas mudanças podem causar na Terra por meio de secas, tempestades, aumento do nível do mar e derretimento do gelo e das calotas polares. As mudanças climáticas vão afetar tudo, começando pelos recifes de corais e passando por nossas safras de alimentos, os mares, as cidades costeiras, tudo!

Mas é necessária muita coragem para reverter os danos causados ao nosso planeta, e políticos têm usado o falso "debate” em torno das mudanças climáticas, incentivado por conservadores céticos quanto ao aquecimento global, como desculpa para não agir. É por isso que grandes empresas de petróleo e energia investem tanto em uma ciência fajuta que questiona a existência das mudanças climáticas e os planos para reverter seus efeitos devastadores. Murdoch é um aliado poderoso dos poluidores, porque dá destaque na imprensa a essa ciência fajuta. Outros meios de comunicação seguem este exemplo e arrastam junto os setores mais equilibrados da imprensa, fazendo com que os editores se sintam obrigados a mencionar essa falsa discussão em nome da "imparcialidade".

Representantes de governos estão se reunindo neste momento com cientistas para tentar determinar o que este estudo significa e o que precisa ser feito. Este pode ser o catalisador para uma ação global fundamental para salvar o planeta, mas se outros meios de comunicação seguirem o exemplo de Murdoch, nós iremos perder este importante momento, no qual políticas públicas visionárias podem ser criadas para deter a maior crise mundial de nossa época.

Vamos fazer com que a imprensa global publique a verdade, acabe com o falso debate em torno das mudanças climáticas e comece a batalha para por um fim ao aquecimento global. Vamos assinar a petição e desmascarar Murdoch:
 

http://www.avaaz.org/po/murdoch_tell_climate_truth/?bqXFObb&v=29614 

Segundo cientistas, se não agirmos agora estaremos condenados. Nós simplesmente passaremos do ponto em que ainda é possível deter o impacto do aquecimento global. Nossos líderes políticos estão começando a reconhecer que precisam fazer algo a respeito. Os poluidores e uma imprensa mafiosa farão de tudo para proteger os próprios lucros, mas o momento político e a verdade estão do nosso lado. Se nos unirmos, conseguiremos calar os absurdos que estão sendo divulgados e salvar o futuro dos nossos filhos e netos, mas precisamos vencer a batalha agora mesmo.
Com esperança,

Alice, Jamie, Iain, Luis, Emma, Bissan, Laura, Ricken, Jooyea e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:
Cientistas finalizam relatório que reafirma culpa humana no aquecimento global (Público)
http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/cientistas-finalizam-relatorio-que-reafirma-culpa-humana-no-aquecimento-global-1606759

Relatório reforçará elo entre mudança do clima e ser humano, diz agência (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/relatorio-reforca-elo-entre-aquecimento-e-atividade-humana-diz-agencia.html

“Novo relatório do IPCC terá grande impacto”, diz Carlos Nobre (Planeta Sustentável)
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2013/08/29/novo-relatorio-do-ipcc-tera-grande-impacto-diz-carlos-nobre/

'O clima está aquecendo e a vida está ameaçada' (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,o-clima-esta-aquecendo-e-a-vida-esta-ameacada,1077989,0.htm

IPCC: Dez pontos para você entender as discussões sobre clima (Terra)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/ipcc-dez-pontos-para-voce-entender-as-discussoes-sobre-clima,4ebb347385751410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Clima pode ter relatórios mais atuais e exclusivos (O Globo)
http://oglobo.globo.com/ciencia/clima-pode-ter-relatorios-mais-atuais-exclusivos-10132444


Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas:

Em 24 horas, os maiores cientistas do mundo vão divulgar o mais importante estudo das últimas décadas: ele prova, de uma vez por todas, que as mudanças climáticas são uma enorme ameaça, mas que uma ação dos nossos governos ainda pode impedir a catástrofe. É um alerta para salvar o nosso planeta, porém as grandes petroleiras e empresas de energia têm um aliado que está impedindo a verdade de vir à tona.

Rupert Murdoch, o barão da mídia, é dono de centenas de veículos de comunicação, incluindo a rede ultra-conservadora de notícias Fox News e o Wall Street Journal. Ele está usando sua influência sobre os meios de comunicação para ajudar seus parceiros na indústria petroleira a impedir que governos diminuam os lucros destas empresas. Somente nos EUA, cerca de 80% – um índice absurdo – das notícias sobre mudanças climáticas em jornais de Murdoch induzem os leitores ao erro no que diz respeito ao aquecimento global! Agora ele quer fazer o mesmo com esse estudo inovador – e seu conglomerado de mídia vai dominar o debate, a menos que pessoas de todo o mundo se juntem para acabar com seus planos.

Batalhas como estas são vencidas ou perdidas no tribunal da opinião pública. Uma petição global de proporções gigantescas em apoio à verdade no debate das mudanças climáticas, além de cartas, tuítes e mensagens enviadas aos editores dos jornais por meio das redes sociais, pode ser a ação de que precisamos para vencer esta luta. Vamos apelar a Murdoch agora e persuadi-lo a recuar em seu ataque contra a ciência e publicar apenas a verdade. Vamos nos unir agora e espalhar esta campanha para todos: quando nossa petição alcançar 1 milhão de assinaturas, enviaremos um grupo dos maiores cientistas do mundo para o escritório de Murdoch e mostraremos a ele os fatos:


http://www.avaaz.org/po/murdoch_tell_climate_truth/?bqXFObb&v=29614 

O estudo do IPCC, escrito por 2 mil cientistas, vai ser a maior prova do aquecimento global dos últimos anos. Ele afirma que o aquecimento global é, de forma inequívoca, provocado pela humanidade e que é preciso que os governos ajam imediatamente para evitar o impacto que essas mudanças podem causar na Terra por meio de secas, tempestades, aumento do nível do mar e derretimento do gelo e das calotas polares. As mudanças climáticas vão afetar tudo, começando pelos recifes de corais e passando por nossas safras de alimentos, os mares, as cidades costeiras, tudo!

Mas é necessária muita coragem para reverter os danos causados ao nosso planeta, e políticos têm usado o falso "debate” em torno das mudanças climáticas, incentivado por conservadores céticos quanto ao aquecimento global, como desculpa para não agir. É por isso que grandes empresas de petróleo e energia investem tanto em uma ciência fajuta que questiona a existência das mudanças climáticas e os planos para reverter seus efeitos devastadores. Murdoch é um aliado poderoso dos poluidores, porque dá destaque na imprensa a essa ciência fajuta. Outros meios de comunicação seguem este exemplo e arrastam junto os setores mais equilibrados da imprensa, fazendo com que os editores se sintam obrigados a mencionar essa falsa discussão em nome da "imparcialidade".

Representantes de governos estão se reunindo neste momento com cientistas para tentar determinar o que este estudo significa e o que precisa ser feito. Este pode ser o catalisador para uma ação global fundamental para salvar o planeta, mas se outros meios de comunicação seguirem o exemplo de Murdoch, nós iremos perder este importante momento, no qual políticas públicas visionárias podem ser criadas para deter a maior crise mundial de nossa época.

Vamos fazer com que a imprensa global publique a verdade, acabe com o falso debate em torno das mudanças climáticas e comece a batalha para por um fim ao aquecimento global. Vamos assinar a petição e desmascarar Murdoch:
 

http://www.avaaz.org/po/murdoch_tell_climate_truth/?bqXFObb&v=29614 

Segundo cientistas, se não agirmos agora estaremos condenados. Nós simplesmente passaremos do ponto em que ainda é possível deter o impacto do aquecimento global. Nossos líderes políticos estão começando a reconhecer que precisam fazer algo a respeito. Os poluidores e uma imprensa mafiosa farão de tudo para proteger os próprios lucros, mas o momento político e a verdade estão do nosso lado. Se nos unirmos, conseguiremos calar os absurdos que estão sendo divulgados e salvar o futuro dos nossos filhos e netos, mas precisamos vencer a batalha agora mesmo.
Com esperança,

Alice, Jamie, Iain, Luis, Emma, Bissan, Laura, Ricken, Jooyea e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:
Cientistas finalizam relatório que reafirma culpa humana no aquecimento global (Público)
http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/cientistas-finalizam-relatorio-que-reafirma-culpa-humana-no-aquecimento-global-1606759

Relatório reforçará elo entre mudança do clima e ser humano, diz agência (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/relatorio-reforca-elo-entre-aquecimento-e-atividade-humana-diz-agencia.html

“Novo relatório do IPCC terá grande impacto”, diz Carlos Nobre (Planeta Sustentável)
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2013/08/29/novo-relatorio-do-ipcc-tera-grande-impacto-diz-carlos-nobre/

'O clima está aquecendo e a vida está ameaçada' (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,o-clima-esta-aquecendo-e-a-vida-esta-ameacada,1077989,0.htm

IPCC: Dez pontos para você entender as discussões sobre clima (Terra)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/ipcc-dez-pontos-para-voce-entender-as-discussoes-sobre-clima,4ebb347385751410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Clima pode ter relatórios mais atuais e exclusivos (O Globo)
http://oglobo.globo.com/ciencia/clima-pode-ter-relatorios-mais-atuais-exclusivos-10132444


Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas: este é Murdoch, grave bem esta carinha.
* pra falar comigo diretamente: leandrokrausbergleal@gmail.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

QUEIXAS BRASILEIRAS NA ONU NÃO SERÃO OUVIDAS.

 JORNAL COMENTADO 161
7:17 - 26.09.2013 - Quinta-feira

TONy PACheco*
                          Não adianta cara feia pra menino grandão. Melhor se aliar a ele.

“Líderes latino-americanos inundam ONU de queixas”
(jornal “Zero Hora”, Porto Alegre, on line)

“EUA contribuem com 22 de cada 100 dólares da ONU. Brasil contribui 10 vezes menos e Índia com quase nada”
(manchete que ninguém deu)

As queixas da presidente Dilma a respeito da espionagem do governo americano a ela e à Petrobras e a todos os brasileiros, pois EUA e Reino Unido estão espionando é o mundo inteiro, são justíssimas e devem, mesmo, ser levadas a todos os foros internacionais. Contudo, tendem a cair no vazio, porque a ONU, onde as queixas foram levadas, é um órgão multilateral que não tem eficácia alguma na prática, visto que os Estados Unidos têm o direito de veto de qualquer reação internacional aos seus atos. Só pra lembrar um fato recente: os Estados Unidos invadiram o Iraque contra a expressa desaprovação da ONU. E por que invadiu sem a ONU apoiar? Porque além de manterem a ONU (22% do orçamento da entidade são pagos pelo governo americano), os EUA são responsáveis por 39% dos gastos militares do mundo e com quase 16 trilhões de dólares de Produto Interno Bruto, tem 19% de toda a riqueza do planeta Terra. Não é impossível lutar contra um país com este poder. Claro que não é. Agora, sendo o Brasil um país capitalista como os EUA, do mesmo hemisfério dos EUA e, o mais importante, fazendo parte do mesmo tipo de civilização (o chamado “Ocidente judaico-cristão” herdeiro do mundo greco-romano), e não tendo nem poder militar nem econômico para enfrentar um gigante de tal porte, É MAIS INTELIGENTE SER ALIADO DO QUE INIMIGO DOS EUA. 
O Japão e a Alemanha agiram assim em meados do séc. XX: primeiro tentaram destruir os EUA, como viram que era bobagem, após milhões de perdas humanas, tornaram-se sócios do capitalismo americano e, hoje, seus povos moram em dois países dos melhores para se viver em termos de educação, saúde, segurança, mobilidade, lazer, moradia, enfim, aquilo pelo que todo ser humano almeja. Conseguiram sendo aliados dos americanos e não mais inimigos deles.

UM CONSELHO, ESQUEÇAM O CONSELHO...

A principal reivindicação do governo brasileiro na ONU, por exemplo, que não encontra nenhuma simpatia das grandes potências mundiais, é que o Brasil tenha assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. E o que é este Conselho? São os países que têm arsenal atômico suficiente para colocar em risco a espécie humana na Terra: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido (Inglaterra) e França. Estes cinco países têm O PODER DE VETAR QUALQUER RESOLUÇÃO DA ONU SOBRE QUALQUER ASSUNTO. Ou seja, a ONU deveria cuidar apenas de assuntos humanitários diante deste tipo de organização, já que a Assembléia Geral na qual a presidente Dilma falou NÃO TEM PODER EFETIVO ALGUM. Vejam, agora, por exemplo, o caso da Síria: os EUA querem invadir a Síria e derrubar o ditador Assad. Mas China e Rússia, que têm interesses na Síria, já disseram que VETAM qualquer ação militar ali. Pronto. Se os EUA decidirem, simplesmente pegam uma “renca” de países miseráveis da ONU e invadem a Síria se assim o quiserem sem ouvir a ONU, como fizeram no Iraque. E por que? Porque podem. Só isso. E uma cacetada de países vai oferecer um ou dois soldados só para que os EUA digam que é uma “aliança internacional”. Países como Nauru, Tuvalu e Ilhas Marshall, por exemplo, têm PIB menor do que a contribuição dos EUA à UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura). Já países como Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé & Príncipe, Mônaco, Libéria e outros, têm um PIB menor do que a contribuição dos EUA para sustentar a ONU. É meio imoral, diante de um quadro desses, exigir que o Brasil tenha O MESMO PODER DE VETO que os Estados Unidos têm na ONU. É quase infame.
O caso mais recente em que os EUA foram fragorosamente derrotados na ONU foi a assembleia da UNESCO que decidiu a favor da Palestina como Estado. Como os americanos davam 144 milhões de dólares por ano à UNESCO, em 2012 o órgão simplesmente entrou na pior crise financeira de sua história, prejudicando todo o seu trabalho educacional e cultural em todos os países do mundo, principalmente os mais pobres, já que nem Brasil, nem Índia ou África do Sul, que querem ser membros permanentes do Conselho de Segurança, têm dinheiro para bancar a parte americana que foi retirada em represália à decisão de reconhecer a Palestina. Os EUA deixaram de mandar seus dólares e simplesmente a UNESCO está no fundo do poço. Deviam mandar os estados-membros irem em comissão à tal Palestina pedir os 144 milhões de dólares para que a entidade volte a assistir os países mais pobres do mundo...

PARA LUTAR É PRECISO SE ARMAR

Uma coisa Sigmund Freud nos ensinou a não perdermos de vista: A REALIDADE NUNCA É DO JEITO QUE NÓS QUEREMOS. Isto não significa que tenhamos que desistir de revolucionar a realidade. Mas significa que PRECISAMOS TER MUNIÇÃO APROPRIADA para transformar a realidade.  
Uma coisa é certa, se um dia Brasil, Índia e África do Sul, que contribuem com migalhas para a existência da ONU, tiverem O MESMO PODER que os EUA têm naquela organização, podemos saber de uma coisa: os EUA vão cair fora da entidade e ela simplesmente vai acabar. Como acabou, aliás, a Liga das Nações, a predecessora da ONU, que existiu de 1919 a 1946,  e que tinha o Brasil como membro fundador. Em 1926, tal como hoje faz o governo brasileiro, o ex-presidente Artur Bernardes fez uma manobra para que o Brasil fizesse parte do Conselho de Segurança de então (Conselho Executivo era o nome naquela época). Como a Liga das Nações não aceitou nossa pressão, em 1926 caímos fora assim meio que humilhados. Já os EUA nunca participaram da antecessora da ONU e a Alemanha de Hitler caiu fora quando viu que este tipo de organismo é totalmente impróprio pra quem tem poder demais: Hitler queria conquistar o mundo e, claro, uma liga de nações pacíficas era tudo que ele não precisava.

RESUMO DA ÓPERA

O Conselho de Segurança da ONU, que tem o poder de iniciar ou acabar com guerras em qualquer parte do mundo e no qual o Brasil quer ter um assento permanente e ter o mesmo poder de EUA, China, Rússia, Inglaterra e França, é uma entidade que tem poder atômico para destruir o planeta Terra várias vezes com seus atuais membros. O Brasil não tem poder atômico algum e mesmo as suas forças militares convencionais não conseguem sequer patrulhar nossas fronteiras terrestres, por onde entra boa parte da produção mundial de cocaína, por exemplo. Portanto, mesmo que tivéssemos tal assento, não teríamos PODER DE FATO para impor nossas decisões, como é o caso dos cinco países permanentes atuais.
É melhor a gente ir buscar outro playground pra brincar, porque neste só tem meninos grandões.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA, estudou Economia e Psicanálise (UFJF/UFBA e SPOB) e editou Política Internacional no jornal "Tribuna da Bahia")




A Novela


                                              Olhe o sorrizinho matreiro. A maioria é assim.
Mais de 90% das pessoas que conheço são piores do que esse personagem vivido por um excelente ator


Ricardo Líper

Eu não tenho preconceitos. Quero dizer: se eu gostar tá gostado e pouco me importa a opinião dos outros. Tem novelas boas. O que me chateia é que são muito longas, enchem linguiça e cansam. Ideologicamente, a grande maioria, defende uma moral natalista, casamentista e essas coisas que a burguesia sempre finge dar muito valor. O que a macacada gosta mesmo é de dinheiro e fachada para enganar os outros. Muito bem. Quem não sabe ainda isso tá dormindo de touca. Mas fiquei surpreendido pela novela Amor à Vida. O que eu gosto nela é que ninguém vale nada. Todo mundo é, na realidade, o que a grande maioria é: canalha. Aí você me diz: e você? Eu tenho ética sim. Não roubo. Não traio. Sigo a ética espartana. Acho que ser homem é ter caráter e não querer que ser homem é ficar dizendo que come mulheres. Já disse isso várias vezes. O conceito de homem no decorrer da história nunca foi comer mulher, mas sim ter palavra, NÃO ROUBAR, não usar de todos os expedientes para disfarçar a falta de ética, de respeito ao próximo e implantar o vale-tudo. Quem rouba, quem não tem palavra, quem fica com os dentes abertos puxando o saco dos outros, não é homem e tá acabada a questão. Porque não vou trocar toda uma tradição de masculinidade dos templários, dos samurais, dos espartanos, dos índios de vários povos por o que diz um idiota de um brasileiro que nunca pesquisou nada sobre nada, muito menos a masculinidade e fica achando na sua total idiotia que ser homem é comer mulher. Quase todos os personagens da novela Amor à Vida são reais. O que os move é o dinheiro, o resto é fachada. Quando eu vejo um sujeito de paletó e gravata eu corro. É a farda dos piores bandidos do país. Tem dois tipos de bandidos: o que rouba por fome e falta total de oportunidade de poder comer sendo honesto e o que rouba por ganância. Por ser de direita. Como já expliquei em outra postagem. Esse sim liquida com tudo em volta. Pode liquidar uma cidade, um país inteiro como ocorreu com o Haiti, entre outros.  Por isso essa novela é perfeita. Não tem exagero não. Eu conheço gente pior até e tá aí de boa, recebendo até homenagens. Por isso estou chamando de Leilinhas, a que armou para ficar com a fortuna de uma garota doente, os canalhas que conheço. E dou o sobrenome de Felix a muitos que se comportam e sempre se comportaram como Felix. E eu e amigos caímos na risada. Não dizem os médicos que rir faz bem a saúde? Uma das coisas que eu mais rio no mundo é sobre as armações desse tipo de ladrão. Choro de rir das suas mutretas. Essa novela não perco um capítulo e quando os perco, peço para me contarem. O que eu sigo são as máximas gregas e o Bushido dos samurais, o Hagakure também e graças aos deuses, aos meus pais, o meu maior patrimônio é não ser ladrão nem armar nada para roubar.
Leia as máximas délficas no site abaixo. Se você é ........Felix ou .......... César não adianta ler porque não vai se identificar e suas armações já fizeram de você o esgoto que é e sua memória será essa. Você não vai mudar. Esgoto é esgoto. Bote seu nome na linha pontilhada e pronto. O site é:

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TERRORISMO ISLÂMICO NÃO VAI DIMINUIR ENQUANTO A MISÉRIA NÃO DIMINUIR

JORNAL COMENTADO 160
8:17 – 23.09.2013 – Segunda-feira

tony PachecO*

“Grupo de atentado no Quênia jurou lealdade à Al Qaeda”
(“Folha de S. Paulo”, on line)

“Ataque suicida do Taleban mata 75 no Paquistão”
(“A Tarde”, on line)


O fim de semana “animado” do terrorismo islamita (ou islamista), principalmente no Quênia e no Paquistão, leva a uma reflexão: por que os adeptos de Maomé insistem em matar as pessoas ligadas ao Ocidente cristão como forma de chamar a atenção sobre suas causas políticas?
Há quem fale em “guerra santa” entre Islamismo e Cristianismo, uma guerra santa que começou, na verdade, quando Maomé institucionalizou sua nova religião por volta de meados dos anos 600 depois de Cristo, época na qual ele compreendeu que só poderia crescer EM CIMA do Judaísmo e do Cristianismo se quisesse espaço para o seu credo no Oriente Médio e no Norte da África. É por isso que muitas páginas do Corão, a Bíblia dos muçulmanos, são dedicadas à “Jihad”, a guerra santa dos maometanos contra os “infiéis”. Infiéis, no caso, para Maomé, era QUALQUER PESSOA QUE NÃO VIVESSE SOB OS MANDAMENTOS DE ALLAH, o deus que “revelou” a Maomé os fundamentos da nova religião. Na verdade, este rapaz casado com uma viúva rica, era comerciante e tinha muito tempo para se debruçar sobre os ensinamentos judaicos e cristãos, pois tinha contatos com caravanas de mercadores vindos do Império Romano do Oriente (depois que o do Ocidente terminou nas mãos dos bárbaros). Estes mercadores deram a Maomé o conhecimento do Antigo Testamento (judaico) e do Novo Testamento (cristão) para que Maomé fizesse o seu Corão, que não passa de um “requentado” da Bíblia, assim como o Catolicismo, anteriormente, não passa de um “requentado” do Mitraísmo, que era a religião predominante entre os poderosos militares do Império Romano. Religiões que disputam as mesmas mentes e o mesmo espaço têm que, NECESSARIAMENTE, dar “chupadas” nas crenças e ritos da religião que querem derrotar e substituir, senão não conseguem adeptos. Só que Maomé resolveu apimentar o Islamismo com noções de guerra permanente com todos os que não adorassem Allah e ainda colocou um lugar privilegiado no céu islâmico para aqueles devotos que destruíssem vidas e símbolos de outras religiões. Os muçulmanos pacíficos detestam que a gente lembre deste ponto nevrálgico do Islam, mas, infelizmente, é a realidade. Um livro sagrado que diz claramente que quem morrer destruindo vidas de infiéis já tem um lugar certo no paraíso realmente não pode ser chamado de apenas um livro sagrado. Está mais para “A Arte da Guerra” de Sun Tzu do que para catecismo...
Esta é a parte religiosa que pode explicar os 69 mortos (até hoje, segunda-feira, de manhã) no ataque islâmico a um shopping center no Quênia e os 75 mortos cristãos no ataque a uma igreja no Paquistão. Mas, não vamos nos ater só a estes não. No Egito, entre o meu aniversário (14 de agosto passado, me lembro porque estava adoentado e acompanhei o massacre, neste dia, que os militares egípcios perpetraram contra a Irmandade Muçulmana, principalmente no Cairo) e o dia de hoje, já foram mais de 40 ataques de muçulmanos a igrejas e casas de cristãos no Egito. Os islâmicos acusam os cristãos coptas – 10% dos 85 milhões de habitantes do país – de serem a favor da ditadura militar e contra a Irmandade Muçulmana, que foi derrubada do poder. E também na Nigéria e em vários outros países do mundo islâmico, os cristãos sofrem perseguições brutais neste momento, como no Sudão, na Síria, no Líbano, enfim, onde haja um islamita e um cristão, pode saber que se o islamita tiver uma arma, está mirando a cabeça do cristão.
Mas a religião não explica tanta intolerância e terrorismo.

OBAMA SABE O QUE DIZ

Um discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (que é descendente de islamitas do Quênia), proferido em 2011, nos dá a VERDADEIRA RAZÃO desta guerra dos muçulmanos contra o Ocidente. Em verdade, desde que o Império Otomano (islâmico) foi destruído pelas forças ocidentais ao fim da Primeira Guerra Mundial (lembremos que os otomanos foram aliados da Alemanha imperial), que os muçulmanos foram estilhaçados em vários estados mambembes. Onde antes havia um único país, que dominava o Norte da África, o Oriente Médio e o Sul da Europa, o chamado Império Otomano, as potências cristãs vencedoras criaram ficções com nomes como Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Yêmen, Jordânia, Palestina, Síria, Iraque, Turquia, Bósnia entre outros menos cotados. Dividir para dominar. O velho adágio do guerreiro chinês foi novamente colocado em prática. Isto DESTRUIU A ECONOMIA dos povos islâmicos e lançou milhões de muçulmanos na miséria na qual vivem até hoje. No poder nestes países fictícios, os ocidentais colocaram reis e presidentes manipuláveis e totalmente tirânicos, voltados para os interesses ocidentais. E é neste sentido (Obama, claro, não fez esta preleção histórica que fiz, porque ele é presidente dos EUA e não pode falar toda a verdade...) que o presidente Obama lembrou que      o TOTAL DE EXPORTAÇÕES DA SUÍÇA É MAIOR QUE AS EXPORTAÇÕES DE TODOS OS PAÍSES ÁRABES REUNIDOS, se excluirmos o petróleo, única riqueza econômica daquela região.
Agora, imaginem: a Suíça tem a área da Ilha de Marajó, são pouco mais de 40 mil quilômetros quadrados e os países árabes somam 14 milhões de quilômetros quadrados. Uma vez e meia o tamanho do Brasil.
A Suíça tem menos de 8 milhões de habitantes, quase a mesma população do Ceará, e os países árabes somam quase 340 milhões de pessoas...
No entanto, os 8 milhões de suíços (se tirarmos o petróleo, um produto primário cujo resultado econômico NUNCA CHEGOU aos árabes muçulmanos, fica só nas mãos dos reis, xeques e sultões) são MAIS RICOS do que todos os 340 milhões de árabes.
É sobre isso que o anarquista Pierre-Joseph Proudhon falava e, depois dele, Karl Marx sistematizou com sua interpretação materialista da História. Barack Obama, como líder máximo do capitalismo mundial, é claro que não iria citar Proudhon nem Marx, mas é disso que está falando: O TERRORISMO ISLÂMICO É RESULTADO DA MISÉRIA EM QUE VIVEM OS ISLÂMICOS. Só isso.

Agora, a péssima notícia é que não adianta entender o que se passa no Mundo Islâmico. A principal questão é: como reverter uma situação tão dramática, mas tão dramática, que as pessoas preferem vestir um colete cheio de bombas e se atirar sobre um grupo cristão do que continuar vivendo na miséria em que vivem há tanto tempo? 
Sinceramente? Não vejo saída. Teremos muito sangue de cristãos inocentes jorrando nos próximos dias, anos e séculos. E a miséria dos muçulmanos vai aumentar muito, mas muito mesmo.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista formado pela UFBA e registrado sob o número 966 no Ministério do Trabalho. Estudou ainda Economia na UFJF e na UFBA e fez curso de Psicanálise com uma sociedade freudiana.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UM BAIANO EM HOLLYWOOD E O DIA DA ESQUIZOFRENIA SEM CARRO

JORNAL COMENTADO 159
9:12 – 20.09.2013 – Sexta-feira
tony Pacheco*

1. Já vi “Elysium” na Internet. É muito bom. Vá ver no cinema.
Wagner Moura contracena com Matt Damon: tão bom quanto. 

Ao contrário do que você deve ter lido em alguns jornais, “Elysium” não é um planeta. É uma estação orbital. Uma gigantesca estação orbital onde as classes dominantes do planeta Terra se refugiaram. Fizeram no espaço o que não conseguiram fazer na Terra: a natureza é respeitada, há vegetação por todo lado, não há aglomeração humana (a natalidade é controladíssima), as doenças foram todas resolvidas com altíssima tecnologia. Mas, como dizem os americanos, “não existe refeição grátis”. O preço de viver num paraíso deste na órbita da Terra é que aqui na superfície ficamos nós, os pobres. Neste aspecto, o filme é uma alegoria social do que já vivemos, inclusive no Brasil, com os ricos tendo uma “segunda vida” nos EUA (principalmente Miami e Nova York) ou na Europa (Paris, Londres, Berlim ou Roma), deixando nós aqui, FEITO ESCRAVOS, trabalhando para a manutenção de suas vidas de potentados árabes do petróleo.
A mensagem do filme, em resumo, é esta: em “Elysium” ficam as pessoas bem nascidas numa vida de paraíso, aqui na Terra ficam os pobres trabalhando em regime escravo, sem saúde, sem educação, sem segurança e sem felicidade. “Elysium” não parece, assim, Angra dos Reis e suas ilhas fluminenses? Trancoso ou as ilhas baianas entre Morro de São Paulo e Camamú? Pois é!
E para arrematar, um baiano está no elenco. O maior de todos os baianos das artes cênicas na atualidade: Wagner Moura, o eterno “Capitão Nascimento” de “Tropa de Elite”. Só que ele agora é um bandido, mas um bandido do Bem, pois ele facilita a entrada em “Elysium” por parte dos miseráveis que vivem na face da Terra e precisam de tratamento pra não morrer de câncer, por exemplo. Wagner Moura está simplesmente perfeito em seu papel. Diferentemente de uma Carmen Miranda ou de uma Sônia Braga, ele se insere na trama com sua personagem sem parecer caricatura de latino-americano clássico. É um ator convincente, SEM NENHUM FAVOR. Do alto de minha inexperiência, digo que sem dúvida nasce uma carreira internacional para um ator brasileiro que não nos envergonhará.
Vi “Elysium” na Internet, há uns 15 dias, por estas magias russas e chinesas da atualidade. Mas minha cópia estava compreensivelmente ruim, por isso, vou assistir de novo no cinema do Shopping Bela Vista, que é assim um “Elysium” do mundo dos shoppings baianos, pois as multidões enfurecidas de Iguatemi e Salvador Shopping realmente se tornaram insuportáveis...
P.S.: pra quem não sabe, Wagner Moura é formado em Jornalismo, para orgulho de todos nós, jornalistas.

2.       O patético Dia Sem Carro
Isso, deixe seu carro em casa e use este magnífico ônibus de nossa frota

Vamos repetir aqui o Dia Sem Carro, no próximo domingo, imitando a Dinamarca, a Suécia, a Alemanha, países onde o sistema de transporte público é variado e CONFORTÁVEL DEMAIS (metrô, trem, ônibus com calefação e ar-condicionado, bondes, lancha, ferry). Quer dizer, como os argentinos gostam de nos chamar, somos “macaquitos”: imitamos sem saber exatamente o que estamos imitando.
O Brasil NÃO PODE ter um Dia Sem Carro pois NÃO TEMOS metrô, nem trem urbano, nem ônibus confortáveis, nem ferries de qualidade, nem lanchas, NADA, não temos nada. Só temos ônibus velho sem vias preferenciais que os permitam nos levar confortável e rapidamente aonde precisamos ir. E, ainda tem mais: O AUTOMÓVEL É A MOLA MESTRA DE NOSSA ECONOMIA, quem ignora isso não merece governar o Brasil. Vejam um apanhado rápido que publiquei aqui no blog em maio do ano passado quando a presidente Dilma, sabiamente, estava ajudando a indústria automobilística a manter viva a economia brasileira ameaçada pela crise internacional:
“... o setor automobilístico mobiliza tantos interesses na sociedade brasileira, que não se pode mexer com ele sem colocar em risco a macro-economia.
Vejam os números: 22,5% do Produto Industrial Bruto do Brasil é formado pela indústria de veículos e autopeças. Em termos de Produto Interno Bruto total, 5,2% é o percentual representado pelo setor. Em 2010, foram US$27 bilhões de impostos recolhidos entre IPI, ICMS, PIS e Cofins. De per si, é a mercadoria que mais gera impostos para o Estado Brasileiro. Do fabricante em São Paulo até o borracheiro que tapa o furo do buraco do nosso pneu ali na esquina, são 200 mil empresas envolvidas com automóveis e veículos em geral. Isto gerava 9 mil empregos quando a indústria automobilística foi implantada por Juscelino Kubitschek em 1956 e gerou 137 mil empregos diretos em 2010 e 1 milhão e meio de empregos, se contarmos os diretos e os indiretos.
Em 2010, eram 26 milhões de automóveis; 4,2 milhões de pick-ups e outros comerciais; 1,7 milhão de caminhões e 498 mil ônibus. É um mundo pra oficina e governo nenhum botar defeito, mantendo a economia girando.”


Entendeu ou quer que eu desenhe? 

Pois é, combatam o automóvel e PARALISEM A ECONOMIA BRASILEIRA, promovendo desemprego, inflação e o caos econômico. E nunca me canso de dizer, “chapéu de burro é marreta”...

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional e estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal da Bahia.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Direita, Esquerda e Mensalão



 Ricardo Líper

O que é direita e esquerda

Direita e esquerda sempre existiram. Vamos aqui definir de maneira objetiva o que é uma posição política, filosófica, psicológica e moral. Sem se prender a definições de sociólogos, filósofos ou seja lá quem for. Vamos descrever de forma clara a partir do que se vê sem muitas ideologias e salamaleques acadêmicos.

O sujeito de direita é aquele que quer tudo para si o diabo para os outros. Pode incluir, raramente, a família e alguns amigos e só. Logo está excluindo aí qualquer possibilidade de ética. Tudo ele fará para ganhar dinheiro e poder. Outra característica: dinheiro em primeiro lugar e poder para poder gritar com os outros, torturá-los, matar até se for preciso. E aí você me pergunta? Mas não seria normal querer tudo que se pode ter? É normalíssimo e eu seria hipócrita se dissesse que não. Claro que queremos ter muito dinheiro em uma sociedade como a nossa, porque o dinheiro é o abre-te sésamo de Ali Babá. Mas o sujeito de direita não só quer dinheiro, quer consegui-lo com o prejuízo do próximo. Com a exploração do próximo e com um ódio imenso pelo semelhante. Quer  dinheiro e boa vida só para ele. É invejoso inclusive. E, comumente, não tem nenhuma ética nem respeito próprio para conseguir dinheiro. O sujeito de direita odeia a priori o próximo.  Esse ódio ele preenche com pretextos. Esses pretextos são justificativas, quando não é para roubar ou explorar, o que dá no mesmo, para oprimir o outro. Com duas cajadadas ele mata dois coelhos: ganha dinheiro e dá vazão a seu ódio pelo seu semelhante. Daí todo sujeito de direita é racista, homofóbico, odeia as classes trabalhadoras que explora. São os pretextos que ele introjeta que canalizam o ódio.  Ele só é falso, aparentando que gosta da pessoa, com aqueles que podem lhe ajudar a roubar e ter poder.  O que tem mais dinheiro e poder ele bajula de forma asquerosa e, em geral, com os que nada podem de lhe dar ou são pobres ele é cruel e discrimina, humilha e muitas vezes, os mais radicais, espanca e mata. Claro, porque ele não sabe nem o que significa moral e ética. Ele só quer dinheiro e poder. O resto, religião, discursos morais são tudo reflexo de sua falsidade essencial. O que ele quer, repito é só dinheiro e poder para poder torturar os outros. Psicopata? Bote psicopata nisso. Sociopata? Bote sociopata nisso. Daí ele ser sempre homofóbico, racista, querer submeter tudo e todos ao seu poder mesmo na família e quem cair em suas garras. Daí também submete as mulheres. O ideal para eles é botar o negrinho ou o indiozinho para trabalhar e dar uma cuia de farinha e, fumando seu charuto ainda dizer dando risada:  negrinho descarado nunca comeu farinha na vida e cai na risada. Esse é o paraíso para o sujeito de direita. Bater ou humilhar a mulher e os filhos e roubar o que pode na vida fazendo negociatas e pintar o diabo para conseguir dinheiro. E todo mundo sabe disso. Basta olhar em volta. Fico pasmo como ainda discutem isso. Os exemplos melhores foram Hitler, Mussolini e outros semelhantes. Mas o hitlerzinho mora ao lado. Os de direita só querem, repito, tudo para si. Por isso puxam o saco dos que têm mais ou podem ser parceiros de patifarias. Não há direita democrática. Todo individuo de direita gosta de ditadura e fascismo. Todos são, alguns sem saber, fascistas. Todos de direita são autoritários e fascistas. 

Vamos agora à nossa prática. Os de  esquerda querem que todos, inclusive ele, claro,  possam ter meios de sobreviver e serem felizes. Em um País como o nosso, a esquerda é mais ou menos esquerda. Porque é difícil ser de esquerda. Definido aqui como querer que todos tenham direito, sejam quem forem, a sobreviver e serem felizes à sua maneira. Mulheres sozinhas ou não, Negros, índios, qualquer cor de pele, qualquer nacionalidade, qualquer religião, qualquer gosto sexual entre adultos. Essa maneira de ser,  pensar e agir é ser de esquerda. Sob o pretexto de ser de esquerda pode-se estabelecer uma ditadura, o que mostrou ser um caminho errado porque é ineficiente. Não é pela ditadura que se vai fazer o outro ter uma chance de sobreviver e ser feliz como quiser ser. Daí a queda da URSS e outros países. Mas a história ensina.

O PT

Mas agora quero ponderar algumas coisas que a direita costuma dizer: não sei se acredita mesmo ou é burrice apenas ou faz como estratégia política ou tudo isso junto.
O PT agrupa várias tendências e alguns são, mais ou menos, de esquerda. Querem o que foi descrito acima. Pronto, bastou não concordar em dar um resto de feijão para o negrinho pintar um casarão o ódio da direita chega à loucura. A mulher dele não fique mais tomando porrada  quando ele quiser espancá-la e manter suas amantes apanhando também quando desejar, incluo as filhas e filhos, ele fica louco porque está perdendo o poder até dentro de casa. Alguns da nossa direita sonham com a ditadura e falam que gostariam do fascismo mesmo. A ditadura é a direita levada a extremos. Só cai porque é ineficiente. É melhor eles manipularem o poder em uma relativa democracia. Outra estratégia da direita é a falsidade. Alguns se dizem até socialistas.
Portanto, depois de séculos os políticos de direita fazendo todo tipo de corrupção e, quando no poder, escândalos de todos os tipos, em todos os países, de repente, os daqui, imagine, os daqui, foram tomados de uma moral tão grande que me deixaram espantado porque não durmo de touca e sei que quem é de direita sempre cagou para qualquer tipo de ética. A finalidade de acesso febril de um súbito moralismo politico da direita me parece ser  poder prender quem lutou contra a ditadura militar. Sei que erraram na estratégia política, chamada pela direita, de Mensalão. Mas será que o jogo político não foi sempre assim? Eu tenho medo de ser ingênuo, abestalhado e acreditar que não foi. Você acredita que foi o PT que inventou o Mensalão? Que ele nunca existiu? Não sei se já existiu mas desconfio, vide a Reeleição não bem explicada de Fernando Henrique... Não afirmo, mas será que não foi, repito, sempre assim ou de forma semelhante? O fato do ladrão não ser surpreendido não significa que ele não é ladrão.

O desprezo e raiva da direita quando um miserável ganha um pão para comer

Vocês querem outro exemplo: se ouve sempre dos fascistas nacionais, vamos chamar pelo nome real, que a Bolsa Família faz o sujeito não trabalhar mais. Uma pessoa que diz isso ou é doente mental, o que eles não são, ou está agindo de má-fé. O que ele gostaria é do neguinho ou da neguinha, do indiozinho no Norte do País, na miséria, para botar para lavar, fazer comida e passar e dar uma ninharia,  fora de qualquer lei e ainda esculhambar com eles chamando de negra ignorante, índio sujo e por aí vai. O direitista tem tudo e a neguinha e o índio nada. O que o governo fez foi dar um pão aos famintos. Um pão pequeno, mas livrar alguns brasileiros da miséria absoluta, da fome. Não é nenhuma novidade nem foi invenção do PT. Todo país civilizado quando o sujeito está desempregado ele é mantido, inclusive, dando muito mais do que a Bolsa Família, como acontece na Europa. Outra característica da direita: a falta de inteligência. Só usa a mente para roubar e ficar rico.  E humilhar e agredir os outros porque odeia o semelhante. Raros enriquecem com trabalho de fato. O sujeito de direita não percebe que o cidadão na miséria e no desespero rouba para viver. E pode vir a roubar o próprio direitista. Daí o livro exemplar: Os Miseráveis. Ninguém nasce traficante. Ninguém quer ser bandido. São maneiras de viver extremamente arriscadas.  Só a fome gera isso. Só o desespero gera uma maneira de viver no crime sabendo que jamais chegará sequer aos 30 ou 40 anos. Ou melhor, muitos não possuem a inteligência do sujeito de direita que rouba mas tem influência social e política para não ir parar na cadeia. Sabe roubar. É outra característica dele que o diferencia do bandido comum que ele encarcera.
Sendo feitas essas necessárias considerações, acho extremo querer prender políticos que foram heróis, queiramos ou não, arriscando a vida pela democratização do nosso país que tivemos a bênção de conseguir pacificamente. Eles estavam enfrentado a ditadura enquanto a direita estava aliada a ela, torturando adolescentes, freiras, matando e tudo aquilo que ocorreu e nem sequer foram presos por isso. Mas hoje temos um Exército respeitado por todos porque é, de fato, um Exército respeitador das instituições democráticas. O que a direita queria ver é que esses que enfrentaram a ditadura fossem para a cadeia. Claro, meu caro Watson! Não estou aprovando o que fizeram, a estratégia, no meu entender, já disse, foi errada, entretanto, a pena e o julgamento como criminosos e ladrões comuns são exagerados demais. É preciso, nessas horas, bom senso.



Post scriptum: não sou filiado ao PT, o PT nunca me deu nada.  O PT vive esculhambando o blog quando mostramos alguma realidade no Brasil que os aborrece. Muitos do partido, o que é uma pena,  não sabem interpretar o que lêem e tomam tudo como uma agressão e nunca como um conselho. Inclusive o PT nos persegue o quanto pode. Mas meu compromisso é com a minha consciência. Eu não sou injusto. E nunca disse ser contra partido nenhum. Sou contra as ações e discursos de direita que humilhem e prejudiquem os seres humanos. Já disse muitas vezes: o que me interessa não são as palavras, mas as coisas. Dito de outra maneira, o homem se revela pelas ações. O discurso, a ideologia, no sentido dado à palavra ideologia por Marx, não passa de mentiras para garantir privilégios. Logo, irrite a quem irritar, esse negócio de Mensalão deveria ser resolvido de uma maneira pacífica, respeitosa e, se dependesse de mim, com a melhor forma para todos. Nós fazemos acordos e não é que foram perdoados até torturadores e pessoas que na época da ditadura mataram? Eu confio no Supremo Tribunal Federal para ser sobriamente justo sem nenhuma influência do que a direita, sempre aliada de ditaduras, deseja para tentar agora, com isso, ter ganhos nas urnas e aumentar a miséria do nosso País.   

terça-feira, 17 de setembro de 2013

OS MINISTROS DO STF NÃO SÃO DEUSES, SÃO SERVIDORES PÚBLICOS.

TonY PaCheco*

Esqueça os "meritíssimos" e as "excelências". Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são servidores públicos, vale dizer, os salários que recebem são pagos com os impostos que você e eu pagamos. Não há outra fonte de renda para quem é servidor público. Portanto, você TEM DIREITO de falar com os ministros. Se precisa falar com eles, siga o roteiro abaixo.


GABINETE DA PRESIDÊNCIA
MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
 
Chefe de Gabinete da Presidência
Sílvio José Albuquerque e Silva
 
Solicitação de audiência: audienciaspresidencia@stf.jus.br
Telefone: 61 - 3217-4017
 
SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA
 
Secretária-Geral da Presidência
Flávia Beatriz Eckhardt da Silva
Telefone: 61 - 3217.4025
 
Gabinete do Secretário-Geral da Presidência
Marcelo Ornellas Marchiori
Telefone: 61 - 3217.4322
 
ASSESSORIA DO PLENÁRIO
 
Assessor-Chefe
Luiz Shiyoji Tomimatsu
Telefone: 61 - 3217.3721
 
ASSESSORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS
 
Assessor-Chefe
Luis Cláudio Queiroz Coni
Telefone: 61 - 3217-4046
 
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA
 
Assessora-Chefe
Patrícia Maria Landi da Silva Bastos
Telefone: 61 - 3217.4168
Fax: 61 - 3217.4499
 
ASSESSORIA DE CERIMONIAL
 
Assessora-Chefe
Célia Regina de Oliveira Gonçalves
Telefones: 61 - 3217.4035 ou 61 - 3217.4060
 
ASSESSORIA DE ARTICULAÇÃO PARLAMENTAR
 
Assessora-Chefe
Lúcia Helena Amorim de Oliveira
Telefone: 61 - 3217.4042
Fax: 61 - 3217.4045
 
ASSESSORIA PROCESSUAL
 
Assessora-Chefe
Carla Adriana Stocco
Telefone: 61 - 3217.4137
 
CENTRAL DO CIDADÃO
 
Assessora-Chefe
Marisa de Souza Alonso
Telefone: 61 - 3217.4167
 
Formulário de Atendimento ao Cidadão:
 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
Secretário de Comunicação Social
Wellington Geraldo Silva
 
Telefone: 61 - 3217.3826 / 61 - 3217.3829
Fax: 61 - 3322.1431
 
Chefe de Gabinete
Isaac de Moraes Silva
Telefone: 61 - 3217.3925 / 61 - 3217.3834
Fax: 61 - 3322.1431
 
Coordenadoria de TV e Rádio
Juliana Nunes Batista
Telefone: 61 - 3217.4469/61 / 61 - 3217.3963
Fax: 61 - 3217.4489
 
Coordenadoria de Imprensa
Layrce de Lima
Telefone: 61 - 3217.4480/61 /61 - 3217.3824
Fax: 61 - 3217.3827
 
Coordenadoria Administrativa
Carlos Ramon da Silva Santos
Telefone: 61 - 3217.4531/61 - 3217.4641
Fax: 61 - 3322.1431
 
SECRETARIA JUDICIÁRIA
 
Secretária Judiciária
Patrícia Pereira de Moura Martins
 
Telefone: 61 - 3217.3613
Fax: 61 - 3217.3614
 
Coordenadoria de Processamento Inicial
Adauto Cidreira Neto
Telefone: 61 - 3217.3636
 
Seção de Atendimento Presencial
Magda Ellen de Oliveira
Telefone: 61 - 3217.3629
Fax: 61 - 3321.6194 / 61 - 3321.6707 / 61 - 3217.4519
 
Coordenadoria de Processos Criminais
Fabiano de Azevedo Moreira
Telefone: 61 - 3217.3664
Fax: 61 - 3217.3614
 
Coordenadoria de Processos Originários
Juliana Peres Facas Soares
Telefone: 61 - 3217.4054
 
Coordenadoria de Recursos
Giovanna Trigueiro Mendes de Andrade
Telefone: 61 - 3217.3683
 
Coordenadoria de Acórdãos
Guaraci de Sousa Vieira
Telefone: 61 - 3217.3778
 
Coordenadoria de Apoio Técnico
Iron Messias de Oliveira
Telefone: 61 - 3217.3647
 
Seção de Atendimento Não Presencial
Inaldo de Siqueira e Silva
Telefone: 61 - 3217.3705
Fax: 61 - 3321.6194 – 61 - 3321.6707 – 61 - 3217.4519
 
SECRETARIA DE DOCUMENTAÇÃO
 
Secretária de Documentação
Janeth Aparecida Dias de Melo
 
Telefone: 61 - 3217.3499
Fax: 61 - 3217.3502
 
Coordenadoria de Biblioteca
Lucylene Valério Rocha
Telefone: 61 - 3217.3508
Fax: 61 - 3217.3512
 
Coordenadoria de Análise de Jurisprudência
Ana Paula Alencar Oliveira
Telefone: 61 - 3217.3536
Fax: 61 - 3217.3537
 
Coordenadoria de Divulgação de Jurisprudência
Andréia Fernandes de Siqueira
Telefone: 61 - 3217.4766
Fax: 61 - 3217.3570
 
Coordenadoria de Gestão Documental e Memória Institucional
Kathya Scarlet O'Hara Campelo Bezerra
Telefone: 61 - 3217.3588
Fax: 61 - 3217.3590
 
Coordenadoria de Jurisprudência Comparada e Divulgação de Julgados
Janaína Vitória de Santana
Telefone: 61 - 3217-4030
Fax: 61 - 3217-4033
 
SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
 
Secretária de Controle Interno
Edna Isabel Brito Gonçalves Prandini
 
Telefone: 61 - 3217.3818
Fax: 61 - 3322.1072
 
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão
Heloísa de Almeida Nunes
Telefone: 61 - 3217.3810
Fax: 61 - 3322.1072
 
Coordenadoria de Auditoria e Fiscalização
Nilo Lima Gomes
Telefone: 61 - 3217.3801
Fax: 61 - 3322.1072
 
GABINETE DE MINISTRO
 
GABINETE DA VICE-PRESIDÊNCIA
MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI
 
Chefe de Gabinete
Ana Maria Alvarenga Mamede Neves 
 
Assessor da Vice-Presidência
Manoel Carlos de Almeida Neto
 
Assessores
Adriana Leineker Costa
Daniel Soeiro Freitas
Dennys Albuquerque Rodrigues
Luiz Eduardo Seixas Martins
Vilmar Nery Lourenço
 
Oficial de Gabinete
Maria das Graças Pereira
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4259
Fax: 61 - 3217.4279
 
GABINETE MINISTRO CELSO DE MELLO
 
Chefe de Gabinete
Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi
 
Assessores
Áurea Block Piancastelli Moreira
Giuliano Koth Ribas
Ana Paula Almeida Pinheiro dos Anjos
André Milhomem Araújo de Godói
Cléber Silva Mota
Oficial de Gabinete
Robson Nascimento de Sousa
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4077
 
GABINETE MINISTRO MARCO AURÉLIO
 
Chefe de Gabinete
Adriane da Rocha Callado Henriques
 
Assessores
Vinícius de Andrade Prado
Diogo Lopes de Barbosa Leite
Aldo de Campos Costa
Carlos Alexandre de Azevedo Campos
Maria Adrianna Lobo Leao de Mattos
Oficial de Gabinete
Edinezer Gonçalves dos Santos Junior
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4281
Fax: 61 - 32174309
 
GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES
 
Chefe de Gabinete
Luciano Felício Fuck
 
Assessores
Celso de Barros Correia Neto
Beatriz Bastide Horbach
Emmanuelle Mariana Almeida Nascimento
Marco Túlio Reis Magalhães
Sérgio Antônio Ferreira Victor
 
Juiz Instrutor
Danilo Pereira Junior
 
Juiz Auxiliar
Jurandi Borges Pinheiro
 
Oficial de Gabinete
Suely de Oliveira Camargo
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4175
Fax: 61 - 3217.4189
Solicitação de audiência: audienciasgilmarmendes@stf.jus.br
(pedidos e respostas somente por e-mail)
 
GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA
 
Oficial de Gabinete
Helta Gomes de Lima
 
Telefone: 61 - 3217.4348
Fax: 61 - 3217.4355 / 61 - 3217.4369
Solicitação de audiência: audienciacarmen@stf.jus.br
Telefone para contato: 61 - 3217.4360
 
GABINETE MINISTRO DIAS TOFFOLI
 
Chefe de Gabinete
Daiane Nogueira de Lira
 
Assessores
André Luiz Nogueira dos Santos
Alessandra Vanessa Alves
Carlos Alberto Gonçalves
Carolina Franco Penna Caputti
Lucilene Rodrigues Santos
 
Oficial de Gabinete
Ederlúcia Mendes de Oliveira Prado
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4102
Fax: 61 - 3217.4129
 
GABINETE MINISTRO LUIZ FUX
 
Chefe de Gabinete
José Antônio Nicolao Salvador
 
Assessores
Bruno Vinicius de Rós Bodart da Costa
Francisco de Assis de Lima
Carlos Eduardo Frasão do Amaral
Cíntia Turazzi Mendes Lyra
Rodrigo de Ribeiro Naumann
 
Oficial de Gabinete
Maria Aurélia da Silva Lourenço
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4388
Solicitação de audiência e convites: gabineteluizfux@stf.jus.br
 
GABINETE MINISTRA ROSA WEBER
 
Chefe de Gabinete
Estêvão André Cardoso Waterloo
 
Solicitação de audiência: audiencias-minrosaweber@stf.jus.br
Solicitação para convites: convites-minrosaweber@stf.jus.br
Telefone para contato: 61 - 3217.4236
 
GABINETE MINISTRO TEORI ZAVASCKI
 
Chefe de Gabinete
Ludmila de Oliveira Lacerda
 
Assessores
Bruno Alexandre Rabelo de Moraes Correa
Daniel Augusto Diniz Vila-Nova
Daniel Coussirat de Azevedo
Daniel Pincowscy Cardoso Martins de Andrade Alvim
Jean Francisco Corrêa Minuzzi
 
Oficial de Gabinete
Nicole Weitmann
 
Telefone para contato: 61 - 3217.4191
Fax: 61 - 3217.4219
 
GABINETE MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO
 
Chefe de Gabinete
Renata Saraiva de Oliveira Verano
 
Assessores
Eduardo Bastos Furtado de Mendonça
Thiago Magalhães Pires
Carolina Luíza de Lacerda Abreu
Anthair Edgard de Azevedo Valente e Gonçalves
André Luiz Silva Araújo
Bernadette Maria Guanabara Leal Vitorino
Marluce Fleury Flores
 
Solicitação de audiência: audienciamlrb@stf.jus.br
Telefone para contato: 61 - 3217-4323
 
PRIMEIRA TURMA
Carmen Lilian Oliveira de Souza
Telefone: 61 - 3217.3744
 
SEGUNDA TURMA
Fabiane Pereira de Oliveira Duarte
Telefone: 61 - 3217.4267
 
SECRETARIA DO TRIBUNAL
 
Diretor-Geral
Miguel Augusto Fonseca de Campos
 
Telefone: 61 - 3217.4404 / 4407
Gabinete do Diretor-Geral
Telefone: 61 - 3217.4407
 
Assessoria Jurídica
Flavio Grucci Silva  
Telefone: 61 - 3217.4424
Fax: 61 - 3217.4428
 
Assessoria de Administração
Roberto Bezerra 
Telefone: 61 - 3217.4401
Fax: 61 - 3217.4412
 
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
 
Secretário de Administração e Finanças
Armando Akio Santos Dói
 
Telefone: 61 - 3217.3200
Fax: 61 - 3217.4536
 
Comissão Permanente de Licitação
Marcello dos Santos Lopes 
Telefone: 61 - 3217.3181
 
Coordenadoria de Orçamento e Finanças
José Francisco Campelo da Silva 
Telefone: 61 - 3217.3165
Fax: 61 - 3217.3153
 
Coordenadoria de Material e Patrimônio
Edmilson Palma Lima 
Telefone: 61 - 3217.3133
Fax: 61 - 3217.3129
 
Coordenadoria de Manutenção e Serviços Gerais
Agostinho Braga Júnior 
Telefone: 61 - 3217.3048
Fax: 61 - 3322.3735
 
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS
 
Secretário de Gestão de Pessoas
Amarildo Vieira de Oliveira
 
Telefone: 61 - 3217.3303
Fax: 61 - 3217.3358
 
Central de Atendimento ao Servidor
Josani Straub Vasconcelos 
Telefone: 61 - 3217.3300
Fax: 61 - 3217.3315
 
Seção de Responsabilidade Social
Daniel Teles da Silva 
Telefone: 61 - 3217.4498
 
Coordenadoria de Informações Funcionais
Cícera Fernanda de Araújo Magalhães 
Telefone: 61 - 3217.3299
 
Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas
Renata Lucena Freire de Souza 
Telefone: 61 - 3217.4411
 
Coordenadoria de Pagamento  
Josemária de Barros 
Telefone: 61 - 3217.3324
 
SECRETARIA DE SERVIÇOS INTEGRADOS DE SAÚDE
 
Secretária de Serviços Integrados de Saúde
Déa Márcia da Silva Martins Pereira
 
Telefone: 61 - 3217.3370
Fax: 61 - 3217.3371
 
Coordenadoria de Assistência Médica e Odontológica
Denise Gomes Cidade 
Telefone: 61 - 3217.3372
Fax: 61 - 3217.3371
 
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
 
Secretário de Tecnologia da Informação
Edmundo Veras dos Santos Filho
 
Telefone: 61 - 3217.3410
Fax: 61 - 3217.3457
 
Coordenadoria de Soluções de Software
Rodrigo Barreiros da Silva 
Telefone: 61 - 3217.3415
Fax: 61 - 3217.3457
 
Coordenadoria de Tecnologia
James Marcell Nery de Almeida 
Telefone: 61 - 3217.3919
Fax: 61 - 3217.3457
 
Coordenadoria de Relacionamento e Central de Serviços
Regis Proença Picanço 
Telefone: 61 - 3217.3451
Fax: 61 - 3217.3457
 
SECRETARIA DE SEGURANÇA
 
Secretário de Segurança
Jefferson Gomes de Souza
 
Telefone: 61 - 3217.3222/3223
Fax: 61 - 3323.2380
 
Coordenadoria de Segurança Eletrônica e de Dignitários
Hilário Santana da Silva 
Telefone: 61 - 3217.3563
 
Coordenadoria de Segurança de Instalações e Transporte
Braz Lincoln Martinello 
Telefone: 61 - 3217.4840
 
SECRETARIA DE GESTÃO DO STF-MED
 
Secretária de Gestão do STF-MED
Mônica Maria Gomide Madruga Ribeiro
 
Telefone: 61 - 3217.3366/3368
Fax: 61 - 3317.3969
 
Responsabilidade pelas informações:
Central de Atendimento ao Servidor (61 - 3217.3300 ou servidor@stf.jus.br).