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terça-feira, 27 de agosto de 2013

QUEM É QUE TRAVA O DESENVOLVIMENTO DA BAHIA?

JORNAL COMENTADO 148
Terça-feira, 27.08.2013, 7:17

TONY pacheco*

 “Entrevista do ministro dos Transportes a Emmerson José e Alex Ferraz”
(rádio CBN-Salvador)

“ViaBahia terá que acelerar obras nas estradas”
(jornal “Correio”)

“MP quer suspensão do pedágio na BR-324”
(“A Tarde”)

Tá vendo a tubulação da Embasa no buraco? Eu tô.
O anel rodoviário de Feira de Santana: uma visão do inferno.

A entrevista do ministro César Borges, dos Transportes, a Emmerson José e Alex Ferraz na CBN; a matéria do “Correio” sobre a pressão que o ministro prometeu fazer na concessionária Via Bahia (BRs 116 e 324) para que melhore já as duas rodovias e o anúncio, em “A Tarde”, de que o Ministério Público deixará o berço esplêndido e exigirá o fim da cobrança do pedágio na BR-324 até que a empresa privada feche o buraco na altura do Porto Seco Pirajá, mostram que sempre que a mídia deixa a letargia, a sociedade ganha.
No caso da Bahia, urge que TVs, rádios, jornais, sites e blogs saiam da inação e denunciem quem está por trás do travamento do desenvolvimento da Bahia nos últimos 10 anos. Eu tenho minhas convicções e sei que este travamento só tem duas letrinhas. Mas deixo aos internautas a tarefa de entender o verdadeiro complô político que há por trás de, por exemplo, nossa infraestrutura de transportes ser uma das piores do Brasil.

Vejamos:

METRÔ - O baiano talvez não saiba, mas já existem metrôs (metropolitanos propriamente ditos ou VLTs ou sistemas de trens urbanos modernos) em 11 cidades brasileiras. Salvador não tem.
Em Belém, são 16,6 km de metrô. Em Belo Horizonte, o metrô tem 28,1 km. Em Brasília, são 42,38 km de metrô. No Cariri, no interior do Ceará, o VLT local tem 13,9 km com 9 estações. Em Fortaleza, o metrô tem 62,8 km e em Manaus, 20 km em forma de VLT. Em Porto Alegre, são 44,5 km de metrô e no Recife, 39,5 km. No Rio, há 40,9 km de metrô e 225 km de SuperVia (trens urbanos modernos). Em São Paulo, são 74,3 km de metrô e 261,7 km de trens urbanos modernos e, finalmente, a última, mas a não menos emblemática Teresina, no paupérrimo Piauí, onde já funciona um metrô de 12,5 km
E Salvador?
Uns dizem que a capital baiana não tem metrô porque os empresários do NEGÓCIO ÔNIBUS entravam a implantação como podem. E teriam até tentado transformar a ideia de metrô em Salvador num BRT com enormes e poluidores ônibus a óleo diesel. Não sei se é verdade. Prefiro não comentar...
Outros dizem que o PT, como é poder central em Brasília desde 2003 e a Bahia estava nas mãos do grupo do falecido senador ACM, então decidiu-se que Salvador não teria um tostão para o metrô. Será verdade?  Não sei. Minha assessora para assuntos aleatórios, BigLôra, descarta completamente o que ela chama de “bobagem” e diz: “Óli, seu Toni, acho isso uma maldade com o PT”.

RODOVIAS – Coincidência ou não, as duas maiores cidades da Bahia são governadas pelo DEM, o partido mais nitidamente oposicionista ao PT. Salvador, há quase três meses, pena com ENGARRAFAMENTOS BRUTAIS em decorrência de um buraco aberto na BR-324 na área urbana da capital. E o buraco foi aberto por quem? Pela Embasa, a empresa de água e saneamento do estado governado pelo PT. A Embasa “culpou” a Via Bahia, que é a empresa privada que administra a estrada. E neste jogo de empurra que já dura quase três meses, o baiano CONTINUA PAGANDO PEDÁGIO numa via com uma cratera lunar que provoca engarrafamentos em Salvador e o povo culpa o prefeito ACM Neto, que é do DEM. Sim, porque aqui em casa mesmo, fiz uma enquete rápida na hora do almoço, e um professor doutor pensava que o prefeito é que era o culpado, a secretária do lar também achou a mesma coisa e um amigo da casa assinou embaixo. Quer dizer, pode ser a tubulação da Embasa, pode ser mezzo inépcia-lentidão, mezzo maldade da Via Bahia, mas quem leva a má-fama é o prefeito, pois o POVO NÃO ENTENDE AS FIRULAS da administração pública. Pra ele, é na cidade, é do prefeito. É fora da cidade, é do governador. É fora do estado, é da presidente. Então, quem aposta em fazer buracos em Salvador, como “dona Embasa”, sabe muito bem que ao fazer isso está atingindo a imagem do prefeito. Por causa disso, inclusive, quando fui "soldado" de um coronel da PM, ao assessorá-lo na área de comunicação do órgão de trânsito de Salvador, o vi ser afastado do cargo porque, justamente em plena campanha eleitoral para a reeleição do então prefeito, “dona Embasa” achou de furar valeta e buraco em toda a capital, transformando a cidade num inferno. Mas, como para furar buraco a Embasa precisa de uma AUTORIZAÇÃO PRÉVIA do município, então o bravo e inteligente coronel resolveu, como homem que é, peitar o desmando e proibiu o espírito de tatu de “dona Embasa”. Infelizmente, o prefeito não entendeu a maldade que estavam fazendo com a imagem dele. Afastou seu competente administrador, se reelegeu, mas terminou o mandato com um índice de REJEIÇÃO BRUTAL, pois até hoje se vive as consequências do espírito de toupeira das concessionárias de serviços públicos.
Por outro lado, na Princesa do Sertão, a pujante Feira de Santana, maior entroncamento rodoviário deste País, há um anel rodoviário que PASSA O DIA TODO ENGARRAFADO, transformando a vida dos feirenses numa estação dantesca e, pior, como o anel é justamente a BR-116, a famosa Rio-Bahia, os caminhoneiros passam num trechinho minúsculo quase uma hora engarrafados, travando a economia da Bahia e do Brasil. A Via Bahia nem pensa em duplicar (deveria, pelo volume de tráfego, TRIPLICAR, na verdade) o anel. O bravo governador diz que nem é com ele, afinal, a gente fica pensando, em que estado ele pensa que fica o Anel Rodoviário de Feira de Santana? Rio? São Paulo? Tocantins? E mais, o anel é um inferno COM PLUS: A VIA TODA É ESBURACADÍSSIMA, CHEIA DE SINALEIRAS E QUEBRA-MOLAS. Uma visão do inferno, MESMO. E em quem põem  a culpa? No pobre do prefeito do DEM, que sequer tem poder pra meter uma borra de asfalto no anel, pois é via federal cedida com grande amor por Brasília para uma empresa privada.

Cansei e por aqui eu vou ficando. Inté manhã! 

* tonyPacheco é jornalista e radialista profissional registrado no Ministério do Trabalho e formado pela UFBA. Também estudou Economia na UFJF e Psicanálise na SPOB.

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