A pior coisa do mundo é um sujeito regrado. Quer dizer, acostumado a seguir mandamentos. E esse tipo de sujeito está em toda parte. Tem pessoas que quando seguem um pensamento seguem ao mesmo tempo as regras dele de forma inflexível. Mas a realidade é que as conjunturas mudam e não existem regras que podem dar conta de tudo.
Bem, eu não acredito que o neoliberalismo é um sistema de governo que pode trazer qualquer benefício a um país. O benefício é apenas para os que vivem ou as custas do Estado ou farão negociatas.
O que sei é que quando surgiram Lula e o PT, um acadêmico estava acabando o País, sufocando todos com salários miseráveis. Quem era Lula e PT a não ser um partido que não se esperava que chegasse ao poder tão rapidamente? Foi o horror do neoliberalismo que fez a todos elegerem Lula. Agora, querem que eles voltem para o arrocho dos que não são parentes nem correligionários, a sangria de todos os serviços sociais e, talvez, a sua eliminação. O que mais me constrange é ver velhos saudosos da ditadura militar irem votar no neoliberalismo.
Eu estou isento de viver satisfazendo regras. Estou fazendo campanha e vou votar em Dilma porque sempre mantive minha autonomia para criticar e não concordar com nenhum partido. Mas não posso ficar de braços cruzados. E atenção não pense que votar nulo ou em branco é a solução. A descrença existe, eu sei, mas é preciso nesse momento impedir que o que existe de mais equivocado possa voltar ao poder.